20 de julho de 2024 - 13:53

Cidades

20/11/2023 08:47 G1

Com ventos de até 80 km/h, cerca de cem árvores caíram na capital paulista neste fim de semana

Queda de árvores também afetou o fornecimento de energia de diversas regiões da região Metropolitana de São Paulo. A Enel informou que que restabeleceu a energia para 98% dos clientes que tiveram o fornecimento afetado na noite de sábado.

A chuva e ventania que atingiu o estado de São Paulo neste fim de semana derrubou cerca de 100 árvores só na capital. O número foi divulgado pela Defesa Civil, que ressaltou que não há informações de feridos nas ocorrências.

Na noite de sábado (18), foram registrados ventos com mais de 80 km/h no estado.

As quedas de árvores causaram a falta de energia elétrica em diversos pontos da cidade. Na Zona Oeste, uma árvore que estava dentro do terreno da Escola Estadual Dona Ana Rosa de Araújo, na Vila Sônia, caiu atingindo o muro da unidade e a fiação. A rua ficou bloqueada pela árvore e sem luz.

 
Queda de árvores na Zona Oeste de SP. — Foto: Reprodução/ TV Globo

Queda de árvores na Zona Oeste de SP. — Foto: Reprodução/ TV Globo

Na região central, uma árvore de grande ponte caiu sobre um carro na Alameda Casa Branca, nos Jardins, e assustou moradores. A região também ficou sem luz.

Na Zona Sul, moradores relatam que estão há mais de 24 horas sem energia no Jardim Bélgica, região de Santo Amaro. Cabos de energia ficaram partidos após a chuva de sábado e os moradores reclamam que a Enel não deu nenhum prazo para restabelecer o fornecimento de energia.

Moradores também reclamaram da falta de água durante todo o fim de semana na Região Metropolitana de São Paulo. A Sabesp informou que houve quedas de energia que interromperam o sistema de bombeamento, o que afetou o abastecimento de água em cinco cidades da Grande São Paulo.

 

A Enel informou que que restabeleceu a energia para 98% dos clientes que tiveram o fornecimento afetado na noite de sábado. Em nota, a concessionária informou que reforçou o plano de ação emergencial nos municípios atendidos com a mobilização antecipada das equipes em campo e nos canais de atendimento.

A reportagem questionou a Enel sobre a quantidade de clientes que ainda estão sem energia elétrica, mas não teve retorno.

 

Falta de água

Segundo a companhia, o abastecimento de água está em recuperação em Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, no ABC Paulista.

A Sabesp informou que está realizando manobras operacionais para reduzir o impacto e direcionando caminhões-tanque para os pontos mais afetados.

O fornecimento foi interrompido nos municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra.

Em nota, a Sabesp lamentou os transtornos e pediu a colaboração dos moradores no uso consciente e sem desperdícios da água armazenada nas caixas residenciais.

 

Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.