14 de novembro de 2018 - 05:46

Cultura

Bombeiros celebram 20 anos de carreira e comemoram investimentos na instituição

Em 1988 um grupo de 198 jovens concluiu o Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares e realizou o sonho de fazer parte de uma das instituições mais respeitadas do país. Vinte anos depois, 174 formandos ainda estão em serviço, atuando em Cuiabá, Campo Verde, Barra do Garças, Rondonópolis, Tangará da Serra, Cáceres e Primavera do Leste. O grupo foi homenageado em um almoço comemorativo com o governador Pedro Taques, realizado na tarde desta quarta-feira (13.05) no Palácio Paiaguás.

Durante o encontro os colegas de turma relembraram histórias e comentaram sobre as transformações que viram acontecer na corporação durante esses 20 anos de trajetória. Um dos destaques apontados foi o substancial aumento de efetivo nos últimos três anos e os investimentos em qualificação e aperfeiçoamento do pessoal, iniciativas que impactam diretamente na qualidade do serviço prestado à população.

Atualmente, a Segurança Pública do Estado conta com 15 mil servidores, 3.500 foram empossados na atual gestão. Neste período o Corpo de Bombeiros recebeu um incremento de 450 militares em seu efetivo, além de novos equipamentos e viaturas, um grande avanço, considerando que de 2004 a 2014 somente 75 novos bombeiros foram incorporados.

A unidade de Campo Verde, por exemplo, teve seu efetivo ampliado de 13 para 35 bombeiros militares desde janeiro de 2015. “Éramos tão poucos que a gente brincava que era proibido adoecer, porque não tinha ninguém pra substituir em caso de falta. Com essas novas inclusões, nosso efetivo mais do que dobrou e agora a gente pode atender mais ocorrências, com maior qualidade e ainda fazer outras ações sociais, educacionais e instrutivas que antes não fazíamos por falta de pessoal”, contou o tenente José Marinho, que há 11 anos atua no município.

Os soldados também estão em clima de comemoração pela recente promoção de dois membros do grupo. Ao compartilhar esta alegria, a turma agradeceu ao governador pela manutenção e cumprimento da lei de carreira dos profissionais bombeiros militares, que regula as promoções. O secretário adjunto de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Arno Osny, que também foi um dos formandos da turma de 1988, lembrou ainda que o salário dos bombeiros mato-grossenses está entre os três maiores do país.

“A gente sabe que vários Estados tiveram retrocessos nessas leis de carreira, ou paralisando promoções ou aumentando o tempo de serviço pra promoção. Aqui, nessa gestão, aconteceu o contrário. Isso demonstra a valorização do profissional em Mato Grosso. Como resultado, temos profissionais motivados, contentes com o trabalho que vem sendo desenvolvido e quem ganha é a sociedade, com serviços de maior qualidade”, completou o secretário.

Além de toda a contribuição já prestada á sociedade cotidianamente, para marcar a data os amigos ainda se reuniram para realizar ações sociais. Uma campanha de doação de sangue, que já resultou em 415 bolsas doadas, e uma campanha de arrecadação de alimentos estão em andamento. No fim do mês os alimentos serão entregue a uma instituição filantrópica de apoio às crianças portadoras de necessidades especiais.

“É uma forma de devolver à sociedade um pouco do carinho que a corporação recebe e também um jeito de mostrar a nossa satisfação em sermos bombeiros do Estado de Mato Grosso”, afirmou o Tenente Amir de Souza, responsável pela organização das ações.

O Corpo de Bombeiros Militar possui atualmente 1.409 profissionais distribuídos em 18 unidades em todo o Estado. Até o final deste ano estão previstas as entregas de novos quartéis em Alto Araguaia, Confresa, Guarantã do Norte e Campo Novo do Parecis, ampliando ainda mais o alcance da instituição.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.