30 de maio de 2020 - 05:57

Artigos

11/04/2020 16:49

Solidariedade em Tempos de Coronavírus - por Gilda Portella

Diversas ações de solidariedade nos oferecem a oportunidade de adquirirmos novos hábitos quer sejam doando ou recebendo apoio administrativo, contábil, psicológico, advocatício , orientação medica;  há diversas ações sociais e de  caridade com arrecadação de alimentos e materiais de higiene pessoal aos moradores de rua, aos catadores de materiais recicláveis do Lixão de Várzea Grande e Poconé  e aos haitianos. Algumas dessas ações têm sido divulgadas nas redes sociais seguem: NPPP, Lab.au, Mapa do Acolhimento, Rede de Apoio Psicológico, Cruz Vermelha e muito mais. 

O momento pede solidariedade e amor ao próximo. 
Estamos vivendo tempos difíceis e precisamos nos unir, mesmo mantendo a distância.

 

 

Núcleo de Processos, Projetos e Planejamentos – NPPP

 

A UFMT disponibiliza gratuitamente parte de seus professores consultores para apoiar a construção de Planos para Gestão de Crise em Empresas do Estado de Mato Grosso. Mais informações clique no link: https://trello.com/…/3d76ab211121…/framework-de-planejamento

Outras informações:
Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa nº2367 Campus da UFMT – Boa Esperança.
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – FACC - N3P
Email: [email protected]
[email protected]
https://www.facebook.com/n3pufmt/

 Laboratório da UFMT faz impressão 3D de máscaras para profissionais na ‘linha de frente’ contra o coronavírus

O Laboratório de Arquitetura e Urbanismo (lab.au/fablab) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Sob a coordenação do professor de Arquitetura e Urbanismo, Maurício Oliveira, três pesquisadores Luciana Mascaro, Alexandre Palma e Marcelo Marchior,  três alunos do curso de arquitetura  e mais de 50 voluntários passaram a produzir máscaras para ajudar os profissionais da saúde no combate ao coronavírus. As ‘Face Shields’, como são chamadas, são entregues ao conselho regional de Medicina e distribuídas de acordo com a demanda pelo próprio CRM em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Em 02 de abril foram entregue 720 mascaras comemorou Mauricio Oliveira nas redes sociais; os voluntários que trabalharam no projeto das face- Shields agora pretendem fabricar ventiladores pulmonares

https://www.facebook.com/labau2014/

Em decorrência da pandemia da doença Corona Virus Disease - 2019 (COVID-19), em Cuiabá/MT o laboratório de arquitetura e urbanismo - lab.au/fablab - UFMT está promovendo, em caráter de urgência, a produção de protótipos de ventiladores pulmonares  que serão distribuídos  GRATUITAMENTE a fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros e médicos da rede pública. 

 

Torixorino cria Respirador Pulmonar

José Rodrigues Sales em 31 de Março de 2020 finalizou e entregou gratuitamente à Secretaria de Saúde de Torixoréu - MT o primeiro ventilador pulmonar.

Para realizar esse grande feito utilizou um Ambu; um motor de vidro elétrico de automóvel, uma fonte antiga de computador; parafusos, braçadeiras e a tinta.

http://www.megapop.com.br/saude/id-590845/primeiro_respirador_pulmonar_em_mt__por_gilda_portella

 

  Mapa do Acolhimento

O Mapa do Acolhimento busca psicólogas, advogadas e psiquiatras no Mato Grosso que estejam dispostas a se voluntariar para acolher mulheres que sofreram violência! Para fazer parte dessa rede nacional de acolhimento, basta clicar em http://bit.ly/queroacolher e se cadastrar.

https://www.mapadoacolhimento.org/?fbclid=IwAR0GTUEVFGx4aZ-iozgKshsCbhxGOSpM9L8Vx5lgX42ZHGK0hI_raEXwWmU

 Rede de Apoio Psicológico

Somos uma plataforma que conecta profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao COVID-19 a psicólogas e psicólogos voluntários dispostos a atendê-los. Se temos uma certeza é de que a solidariedade é nossa maior força neste momento! Junte-se: Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem: são eles e todos os demais profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao COVID-19. Eles não só são os mais expostos à doença, como também são os grandes responsáveis por salvar milhares de vidas neste momento. Essa é uma crise de proporções gigantescas, e enfrentá-la cara a cara provavelmente será o maior desafio da vida destes profissionais. E se eles estão cuidando de milhares de pessoas, alguém precisa cuidar deles também!

Por isso criamos a Rede de Apoio Psicológico: para conectar profissionais da saúde a psicólogos e psicólogas por todo o Brasil que querem voluntariar seu tempo para ajudá-los. Os atendimentos devem ser online, gratuitos e pontuais.

PROJETO RENASCER - IFMT


SE VOCÊ TEM ÓLEO USADO EM CASA, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI forms.gle/EYXvH2iSKq1a5jYg7
O projeto tem como objetivo, produzir sabão ecológico para ser distribuído na comunidade Renascer, para combater a Covid-19.

COVID-19: Projeto de extensão do IFMT Cáceres produzirá álcool em gel para famílias de baixa renda do município


Como medida de prevenção à Covid-19, pesquisadores e extensionistas do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo produzirão álcool em gel 70% para distribuição gratuita à famílias em situação de baixa renda do município de Cáceres. O projeto coordenado pelo professor Admilson Costa da Cunha, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, foi aprovado esta semana por meio do edital de apoio à ações de extensão, lançado pelo IFMT, para soluções de enfrentamento à emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.
Leia mais em: ifmt.edu.br

 SOLIDARIEDADE COM NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS HAITIANOS

A Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT) inicia uma Campanha de Arrecadação de Alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal para atender famílias haitianas neste período de isolamento social. O número de desempregados e dos que possuem renda familiar máxima de 1 a 2 salários é muito grande entre essa população, que hoje estima-se em mais de 2 mil pessoas, somente na capital mato-grossense. As arrecadações serão feitas na Av. Deputado Milton Figueiredo, no bairro Morada do Ouro, em frente ao Parque Massairo Okamura, na modalidade drive thru. Os doadores não precisam descer do carro. Para mais informações, entrar em contato pelo número (65) 98128 7126

 CRUZ VERMELHA

 

A Cruz Vermelha Brasileira filial Mato Grosso iniciou mais uma Ação Humanitária. Nos ajude nesta missão

Sabemos que o momento é de dificuldade para todos mas não se esqueça que sempre tem uma família em estado de vulnerabilidade social!

Faça a sua parte, seja solidário!

 FÓRUM POP RUA MT - Fórum de População de Rua de Cuiabá/MT

Nossa Campanha pelo povo da rua de Cuiabá se mantem e permanecerá enquanto necessário! Temos recebido muito apoio e uma rede linda de voluntários está se formando, pessoas animadas, comprometidas com amor no coração estamos fazendo a comida chegar até as pessoas em situação de rua de Cuiabá!!! Mudamos nossa forma de receber recursos financeiros e encerramos a vakinha on line e receberemos doações nas contas bancárias de uma de nossas coordenadoras, a querida Maria Aparecida! Compartilhe, divulgue, colabore!

CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO LIXÃO DE VÁRZEA GRANDE E POCONÉ 

Em função da Pandemia de COVID-19 que nos aflige, por incentivo do Ministério Público do Trabalho, os catadores de materiais recicláveis do Lixão de Várzea Grande, da @asscavag e da COOPONÉ estão em campanha para arrecadação de recursos para a compra de cestas básicas, garantindo o sustento das famílias dos catadores, atualmente sem renda em função do fechamento das fábricas de reciclagem. Junte-se a nós você também. Apoio: @ecolog @seessaruafosseminhaifvgd


O MT-Hemocentro precisa da sua doação.

Porém agora as doações são agendadas! 
Ligue 65 3623-0044 e agende sua doação.
Postos Interior : Todas Unidade de Coleta e Transfusão
Água Boa (066)3468-5510
 Alta Floresta  (066)98419-3613
 Barra do Bugres  (065) 3361-2702
 Barra do Garças (066) 3407-2756
 Cáceres  (065) 3706-2393
 Colíder (066)3541-4052 R 6807
 Juara (066) 3556-1122
 Juína (066) 3566-1131/99213-4893
 Primavera do Leste (066) 3498-1727/99645-8773
 Rondonópolis  (066)3426-9505/3426-9848
 Sinop  (066)3531-7325/99292-2634
 Sorriso (066)3907-7107
 Tangará da Serra (065)3326-2529

Saiba mais ➡️ https://bit.ly/2xZtxE

Que possamos chegar ao final dessa Quarentena do Coronavírus e  falar como o Capitão no Romance "O Amor nos Tempos do Cólera" de Gabriel Garcia Marques " ..Sim, naquele ano me primaram da primavera e de muitas coisas mais, mas eu, mesmo assim, floresci, levei a primavera dentro de mim, e ninguém nunca mais pode tirá-la de mim..."


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.