30 de outubro de 2020 - 17:21

Educação

13/10/2020 00:58

Jornada científica na UFMT discutirá Desigualdades Raciais na Educação Brasileira

Jornada científica na UFMT discutirá Desigualdades Raciais na Educação Brasileira

Desigualdades Raciais na Educação Brasileira. Esse será o tema edição da XIV Jornada acadêmico-científica, realizada de 26 a 28 de outubro de 2020, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE). O evento ocorrerá paralelo ao Seminário Educação (SemiEdu), organizado pelo Programa Pós Graduação em Educação da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

Na edição deste ano, que será em formato digital através da plataforma da UFMT, terá como principal debate os impactos da Pandemia da Covid-19 na vida das populações negras brasileiras e mato-grossenses, pautados nas discussões sobre relações raciais e educação, Educação Escolar Quilombola.

O evento reunirá intelectuais, pesquisadores, trabalhadores da educação, estudantes de pós-graduação e de graduação, militantes de movimentos sociais e dos movimentos sociais negros e a comunidade em geral, que compartilharão conhecimentos e experiências educativas relativas às determinações trazidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, particularmente nos artigos que se referem à desconstrução do racismo, do preconceito e da discriminação racial, bem como a eliminação das desigualdades raciais em benefício do fortalecimento dos princípios democráticos, antirracistas e de justiça social de toda a sociedade.

O tema do encontro, na avaliação do Coordenador do NEPRE, o Prof. Dr. Sérgio Pereira dos Santos “Pensar a educação das relações étnico-raciais e educação escolar quilombola no contexto da pandemia da COVID-19 se constitui num grande desafio na medida em que se permitirá ter uma amplitude das dimensões das intensificações das relações étnico-raciais no contexto africano e brasileiro para pensarmos proposições e ações nesse campo de atuação. Sendo assim, a participação de todas e de todos comprometidas e comprometidos com uma educação antirracista e como uma sociedade mais justa e democrática do ponto de vista dos marcadores raciais brasileiros, torna-se extremamente significativa na construção de um mundo melhor”.

A programação da XIV Jornada será composta por mesas-redondas, roda de conversa com relatos de experiências, mostras e intervenções artísticas.Além de convidados nacionais e internacionais, como o Prof. Dr. Gustavo Henrique Araújo Forde, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Prof. Dr. Antônio Cipriano Parafino Gonçalves da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Maputo (Moçambique), o evento contará também com convidados regionais. Conforme programação abaixo.

 

O interessados deverão se inscrever gratuitamente, através da página do Semiedu, pelo link http://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/semiedu/SemiEdu2019/announcement/view/175. O evento terá certificação de 20 horas. E serão disponibilizadas lista de presença online através de links conforme os dias do evento.

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE), realizador da Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira, foi fundado no ano 2001 com o objetivo de realizar ações pedagógicas de extensão, estudos e pesquisas sobre a dimensão racial do fenômeno educativo, paralelamente à disseminação dos conhecimentos sobre as relações raciais e educação.

PROGRAMAÇÃO XIV JORNADA DESIGUALDADES RACIAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA – 26 a 28/10/2020

Data

Turno/Horário

Atividades

26/10/20

Matutino

08:45 - 09:00

Intervenção Cultural “IV Cultura Preta – Ações Afirmativas de Cultura na UFMT”.

09:00- 09:15

Solenidade de Abertura.

09:15 – 11:00.

Abertura

Mesa-redonda: Realidades africanas e afro-brasileiras: Educação no contexto da pandemia COVID-19

 

Composição da mesa:

Prof. Dr. Antônio Cipriano Parafino Gonçalves (Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Maputo (Moçambique).

Prof. Dr. Gustavo Henrique Araújo Forde (UFES). Vitória (ES).

 

Mediador: Prof. Dr. Sérgio Pereira dos Santos (NEPRE/PPGE-UFMT)

Vespertino

13:30 - 17:50

SemiEdu GT 15: Relações Raciais e Educação.

27/10/20

Matutino

08:45 – 09:00

Intervenção Cultural “IV Cultura Preta – Ações Afirmativas de Cultura na UFMT”.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.