24 de abril de 2024 - 12:24

Eventos

Somos mulheres, negras , quilombolas e empoderadas

Somos mulheres, negras , quilombolas e empoderadas!!!

Ela é o que Ela quiser... Ela é Resistência!

Vamos participar desse projeto criado por Mulheres Negras para Mulheres Negras?!

............

Tereza de Benguela, Mulher, Negra, Quilombola e líder do quilombo do Quariterê em Vila Bela da Santíssima Trindade, Vale do Guaporé, há aproximadamente 548 km da capital do Mato Grosso, Cuiabá. Sua liderança se destacou com a criação de uma espécie de Parlamento e de um sistema de defesa.

No dia 25 de julho, celebra-se uma conquista dos movimentos de mulheres negras brasileiras, comemorando o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído pela Lei 12.987/2014.

O dia da Mulher Negra, quilombola, Latino – Americana fica ao povo brasileiro como herança e reconhecimento de exemplos como o de Tereza de Benguela, e tantas outras mulheres negras, que lutaram e lutam ainda hoje contra o racismo e o machismo, e são essenciais no combate ao preconceito, à discriminação, à desigualdade e à violência, em prol da construção de uma sociedade mais justa.

Tereza de Benguela vive em todas nós, na nossa história, nas nossas memórias, nas nossas lutas, mas sobretudo, no combate à invisibilidade e as violências que as mulheres negras sofrem todos os dias.

Empoderando Terezas

O objetivo do Projeto Empoderando Terezas é buscar a valorização da sabedoria ancestral, o empoderamento das mulheres negras, a motivação para o desenvolvimento do empreendedorismo local e o intercâmbio das comunidades quilombolas do Estado de Mato 
Grosso e suas mulheres, bem como enaltecer o dia da Mulher Negra e o Dia Nacional de Tereza de Benguela.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.