19 de abril de 2024 - 13:42

Eventos

Festival de Incentivo a Cultura e a Arte - Gilda Portella

Que a música Aqui Agora de Gilberto Gil nos inspire

O melhor lugar do mundo é aqui

E agora 

Aqui onde indefinido

Agora que é quase quando

Quando ser leve ou pesado

Deixa de fazer sentido

Aqui de onde o olho mira

Agora que ouvido escuta

O tempo que a voz não fala

Mas que o coração tributa....

 

Domingão de quarentena tem  musica, literatura, cinema, artes plasticas, teatro, dança, opera.... 

Com o avanço do novo coronavírus, as atividades culturais estão suspensas, porém, diversos artistas, tem arrumados saídas para manter contato com o público.As aglomerações estão proibidas para shows, exposições, cinemas e teatros, e muitas pessoas estão passando o tempo em casa, enquanto aguardam por uma melhora nas condições de saúde pública.

Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias cinematográficas foram para o streaming, canais de TV abriram o sinal, museus promovem visitas virtuais e espetáculos de dança e teatro foram filmados e disponibilizados na internet. Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa neste domingo (29).

1 Música

Nos Estados Unidos, o grande destaque do dia será o show beneficente iHeart Living Room Concert for America, em que Elton John, Billie Eilish, Mariah Carey e outros nomes de peso se apresentam na Fox para auxiliar no combate à pandemia de coronavírus. Infelizmente, a rede televisiva não exibirá o concerto em seus canais brasileiros. Mas, para quem gosta de música, outros grandes artistas também embalam a programação do dia em outras plataformas.

Tidal

No site do serviço de streaming Tidal (tidal.com/AtHome): o dia será de R&B, com transmissões de shows pré-gravados exclusivos de Beyoncé, Rihanna, Ari Lennox, Trey Songz, Jorja Smith e H.E.R, a partir das 13h.

Festival Música em Casa

Este domingo também marca o último dia do Festival Música em Casa, promovido pela Universal Music desde o dia 20 de março. São cinco shows diários, a partir das 19h. O line-up é revelado no próprio dia no Instagram do evento, que direciona o público para os perfis de quem fará apresentações.

Festival Solitude (@festivalsolitude):

20h - Josi Lopes

20h30 - Gustavo Drummond

21h - Teach me Tiger

21h30 - Nath Rodrigues

22h - Coto e Calvin Delamarque (Lamparina e A Primavera)

 Festival Ziriguidum Em Casa (ziriguidum.com)

Artistas nacionais também são as estrelas no festival ziriguidum que encerra neste domingo com nomes como

16h30 - Marysa Alfaia

17h - Ninah Jo

17h30 - John Mueller

18h - Rê Adegas

18h30 - Bia Sion

19h – Dani

19h30 - Daniel Gonzaga

20h - Eduarda Fadini e Roberto Bahal

20h30 - Isabella Taviani 

Confira as playlists do Itaú Cultural no Spotify

Quer ocupar ou distrair os ouvidos mas não sabe o que escutar? Se quiser uma dica – ou algumas dicas –, acesse o perfil do Itaú Cultural no Spotify, que reúne listas de músicas dos mais variados estilos, lugares e culturas.

A plataforma conta, por exemplo, com coletâneas de obras tocadas ou cantadas por artistas homenageados pelo programa Ocupação Itaú Cultural, como Alceu Valença, Cartola e Inezita Barroso.

Apresentada em 2019 no Itaú Cultural, a exposição fotográfica Ainda Há Noite trouxe imagens que pensam a América Latina com base nas noites da região. Essas noites também estão representadas na playlist da mostra, com canções escolhidas pelos próprios fotógrafos participantes, naturais de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

Clique aqui para conhecer todas as listas.

 

2 Literatura

A Casa Natural Musical promove, durante a quarentena, a série de performances ao vivo Sala da Casa. Neste domingo, no entanto, a programação será voltada para as crianças, com narração do livro "Carlos Viaja", do músico pernambucano China. Ele começa a ler a obra às 15h, no Instagram da casa de shows.

3 Cinema

O MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo criou uma websérie a partir da exposição "Musicais no Cinema", que esteve em cartaz na instituição até o Carnaval. Neste domingo ocorre a estréia do segundo episódio, dedicado a Carmen Miranda, no canal do MIS no YouTube. Nele, Claudia Raia, Silvio de Abreu, Diogo Vilela e Miguel Faria Jr. falam sobre a relevância da atriz luso-brasileira.

O Itaú Cultural suspendeu atividades presenciais e reforça a produção de conteúdo on-line. Assim, de 26 de março a 5 de abril ficam disponíveis para streaming no nosso site 4 filmes premiados no festival É Tudo Verdade, antes previstos para exibição no IC.

Veja abaixo a programação:

É Tudo Verdade – mostra on-line Retrospectiva.

De 26 de março a 5 de abril

A Negação do Brasil  (Joel Zito Araújo, 2000, 91 minutos)

História das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela brasileira. O diretor, baseado em suas memórias e em pesquisas, analisa as influências desse gênero de produção audiovisual nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e nas narrativas oficiais sobre a composição racial brasileira.Assista aqui. 

A Pessoa É para o que Nasce (Roberto Berliner, 1999, 6 minutos)

A vida de três irmãs cegas que levam a vida cantando e tocando ganzá – instrumento de percussão usado no samba, entre outros gêneros – na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Segundo a sinopse dos produtores, é “um filme sobre o compromisso com a sobrevivência” e sobre “a experiência da vida através da falta”.Assista aqui. 

Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (Marcelo Masagão, 1999, 73 minutos)

Uma antologia audiovisual do século XX, intercalando e sobrepondo imagens de filmes antigos, fotos e reportagens de televisão. O título é uma frase encontrada pelo diretor em um cemitério de Paraibuna, interior de São Paulo; nela se entrelaçam morte e vida, motivos centrais do filme.Assista aqui. 

Rocha que Voa (Erik Rocha, 2002, 94 minutos)

A partir da passagem do cineasta Glauber Rocha por Cuba, o filme ambiciona recuperar a ligação entre os principais movimentos cinematográficos latinos dos anos 1960 e 1970: o cinema novo, no Brasil, e o cine revolucionário cubano. Por meio de depoimentos de cineastas e do povo de Havana, revivemos o impacto de Glauber e seus filmes.Assista aqui.

 Fonte https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/assista-a-uma-mostra-on-line-com-quatro-filmes-premiados-do-e-tudo-verdade

 Mostra on-line apresenta seleção de documentários em torno do universo do cinema

Cinco documentários que abordam aspectos do universo cinematográfico, uma programação em sinergia com o festival .E Tudo Verdade Confira abaixo todas as obras: 

Cine Mambembe – o Cinema Descobre o Brasil (Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, 1999, 56 minutos)

De janeiro a agosto de 1997, o casal de cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi viajou pelo interior do Brasil exibindo curtas-metragens brasileiros em praças públicas. Desde São Paulo, passaram por vários estados: Bahia, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. Eles documentaram a viagem e entrevistaram pessoas que viam o cinema pela primeira vez ou o reviam após décadas sem acesso.[classificação indicativa: 10 anos] Assista aqui. 

Cine São Paulo (Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli, 2017, 78 minutos)

O documentário acompanha o esforço de Seu Chico, proprietário de uma sala de cinema em Dois Córregos, no interior paulista, para reabri-la: o espaço, construído em 1910 e comprado pelo pai de Chico em 1940, no momento do filme está fechado pela Justiça por não cumprir as condições de segurança. Com 72 anos e buscando apoio na família, Chico tenta angariar recursos para reformá-lo.[livre para todos os públicos] Assista aqui. 

O Homem da Cabine (Cristiano Burlan, 2008, 79 minutos)

Um registro da rotina dos projetistas e do microcosmo das salas de projeção. O filme dá a conhecer a prática desses técnicos que, apesar de essenciais para as exibições, passam despercebidos e só são notados quando há falha. Além disso, ele mostra como a transição para o cinema digital põe em risco a permanência da profissão.[livre para todos os públicos] Assista aqui.

 Quando as Luzes das Marquises se Apagam (Renato Brandão, 2018, 87 minutos)

Por meio de material iconográfico e depoimento de especialistas e antigos espectadores, o documentário fala das salas de cinemas das avenidas São João e Ipiranga, no centro de São Paulo. Conhecida como Cinelândia Paulistana, essa área viveu seu auge nas décadas de 1950 e 1960, até adentrar os anos seguintes em um lento declínio que levou a seu desaparecimento.

 Fonte: https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/mostra-on-line-apresenta-selecao-de-documentarios-em-torno-do-universo-do-cinema

 4 Artes plásticas

Museus de todo o mundo paralisaram suas atividades para auxiliar no combate ao coronavírus. Para quem sente falta de visitar esses locais, o Google oferece um amplo acervo de arte digital, o Arts and Culture, no qual estão disponíveis passeios em 360º por grandes instituições culturais, com fotos em alta resolução de várias obras.Entre os destaques estão o British Museum, em Londres, o D'Orsay, em Paris, e o Masp, em São Paulo.  

Tour por  16 Museus Brasileiros sem sair de Casa

Passeio virtual no MASP, na Pinacoteca do Estado de SP,  Museu Nacional de Belas Artes (RJ), MAM SP, MAM RJ, Museu Imperial RJ, MON - Museu Oscar Niemeyer, Museu Afro,  Museu do Amanhã e muito mais

https://catracalivre.com.br/agenda/tour-virtual-museus-exposicoes-brasil-google-arts-culture/

Do Vaticano ao Louvre, confira os 10 Museus com tour virtual e coleções online 

https://mundonegro.inf.br/do-vaticano-ao-louvre-confira-os-10-museus-com-tour-virtual-e-colecoes-on-line/

5 Teatro

Ivam Cabral, ator e diretor da companhia Os Satyros, encerra às 21h, em suas redes sociais, a temporada virtual de seu monólogo "Todos os Sonhos do Mundo", em que trata da depressão a partir de sua própria trajetória.

 Os Melhores do Mundo  

Companhia de comédia irá disponibilizar vídeos inéditos em seu canal no Youtube.   

A Cia. irá apresentar todas às terças, quintas e sábados, sempre às 20h, vídeos de seu repertório de 25 anos. Esquetes inéditas e também já conhecidas, gravadas em 2019 e 2020, estão sendo editadas e legendadas para abastecer o canal e divertir os fãs que estão de quarentena. Além disso, vídeos antigos vão compor o baú dos Melhores do Mundo, playlist que disponibilizará cenas gravadas nos últimos 25 anos.

Sobre Os Melhores do Mundo

Serviço: Quarentena Dos Melhores do Mundo

Esquetes inéditas no canal: youtube.com/comediamm

Sempre às terças, quintas e sábados Horário: 20h  

5 Danças

Balé Bolshoi 

O famoso balé Bolshoi, em Moscou, capital da Rússia, irá transmitir online alguns de seus espetáculos mais famosos após ter de fechar as portas ao público por conta das restrições impostas pelo governo para conter o novo coronavírus.

Algumas das apresentações são "Lago dos Cisnes", "Bela Adormecida" e "O Quebra-Nozes". Os vídeos serão disponibilizados gratuitamente no canal da companhia no YouTube por 24h após a transmissão.

Confira a programação:

27/3 - Lago dos Cisnes

28/3 - Bela Adormecida

1º/4 - A Noiva do Czar

4/4 - Marco Spada

7/4 - Boris Godunov

10/4 - O Quebra-Nozes

O Bolshoi, que está fechado desde 17 de março até 10 de abril, se junta a um conjunto de outras óperas, teatros e museus russos que se voltaram à internet para satisfazer a necessidade cultural dos russos durante o isolamento social.

 Cirque du Soleil

O Cirque du Soleil liberou espetáculos e ações de entretenimento como opção para tempos de quarentena. No Cirque Connect, os espectadores aprenderão técnicas de maquiagem, e cenas para divertir os pequenos e adultos. Para ter acesso: clique aqui!

Os espetáculos disponíveis são:

Especial de 60 minutos: Cirque Du Soleil abre o seu cofre de gravações dos espetáculos ao vivo e convida os fãs a assistirem alguns dos momentos mais icônicos de KURIOS – Cabinet of Curiosities, “O” e LUZIA;

Experiência de realidade virtual: download do aplicativo Cirque Du Soleil VR para subir ao palco e entrar no "coração" do Cirque Du Soleil;

Conteúdo de Séries e Tutoriais: com títulos como Cirque it Out e Color Me Cirque, o público poderá fazer os exercícios físicos como um artista do Cirque Du Soleil e aprender técnicas de maquiagem dos profissionais.

Música: Sente e aproveite, cante com a gente ou dance com uma variedade de videoclipes e playlists dos espetáculos do Cirque Du Soleil.

Favoritos para toda a família: Luna Petunia, da Netflix e Big Top Academy

Fonte: https://www.agendaculturalbrasilia.art.br/espetaculos-online-gratuitos-do-cirque-du-soleil/

 Grupo Corpo

O Grupo Corpo, uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do Brasil e que completa 45 anos em 2020, divulgou que vai compartilhar vídeos de espetáculos de seu repertório a cada semana, como campanha pela quarentena, por causa do novo coronavírus.

Nesta semana de estréia, estão disponíveis na página do grupo a íntegra dos espetáculos “Lecuona” e “21”. Para assistir gratuitamente, basta acessar o link vimeo.com/grupocorpo e entrar como se fosse alugar. 

Em seguida, digite o código promocional: grupocorpo45anos. Os vídeos de “Lecuona” e “21” ficam abertos até o domingo (29), quando novos materiais serão liberados.

  Ópera

A Metropolitan Opera, de Nova York, pode estar fechada por causa da pandemia, mas nem por isso deixou de pensar nos apreciadores de ópera. A instituição disponibiliza, neste domingo, performance de "Tannhäuser", de Wagner, com Eva-Maria Westbroek, Michelle DeYoung, Johan Botha, Peter Mattei e Gunther Groissböck, sob regência de James Levine.

 


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.