30 de maio de 2020 - 05:05

Eventos

MuseumWeek é um megafestival mundial online

MuseumWeek é um megafestival mundial de instituições culturais em todo o mundo  apresenta sete temas de forma 100% digital

Desde 2014, o MuseumWeek cresceu para incluir mais de 60.000 participantes de mais de 100 países. Tornou-se o primeiro evento cultural mundial e virtual no Facebook, Instagram, Twitter, Weibo, WeChat e VKontakte.

Até o dia 17 de maio, importantes museus, galerias, bibliotecas e arquivos ao redor do mundo participam da MuseumWeek, evento digital que este ano celebra a importância da união. 

Com cada dia dedicado a um tema, a ideia  é que as instituições norteiem suas publicações nas redes sociais com base em determinadas hashtags.

Neste momento em que cerca de metade da população global está confinada, a iniciativa também homenageia os profissionais que estão na linha de frente na luta contra Covid-19, por meio da campanha #HeroesMW.

Além disso, o público é convidado a recriar obras de arte com objetos que tenham em casa utilizando a hashtag #CultureInQuarantineMW.

Na programação semanal também está incluída a hashtag #MuseumMomentsMW, para as organizações relembraram importantes exposições e atividades. Há também espaço para a reflexão sobre as mudanças climáticas (#climateMW) e o papel da tecnologia na hora de criar laços (#technologyMW).

E as ações não param por aí! Utilizando a hashtag #togetherMW, as instituições fazem um tributo à coletividade e aos esforços conjuntos. Por fim, os participantes são convidados a compartilhar seus projetos e planos para construir um futuro melhor (#dreamsMW).

https://www.facebook.com/MuseumWeekOfficial/

Programação dos dias 15 a 17 de Maio 

 

Ações do Museu do Ipiranga

Até domingo, 17 de maio, o Museu do Ipiranga e muitas outras instituições ao redor do mundo participam da MuseumWeek, campanha digital internacional criada em 2014 para unir a comunidade cultural internacional e engajar o público a conhecer mais dos acervos das instituições participantes através das mídias sociais. O tema geral deste ano é "União" (no original, "Togetherness"), e o Museu do Ipiranga elegeu uma temática para cada dia da semana.

Em suas postagens, o público vai conhecer, por exemplo, as tecnologias utilizadas para fazer o restauro e a manutenção do acervo.

E, um dia após o encerramento do evento, o museu realiza uma live sobre suas ações digitais em parceria com o Wiki Movimento Brasil. Será no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, às 15h, pelos canais do Facebook e Instagram.

  Acompanhe   #MuseumWeek2020 #HeroesMW #CultureinQuarantineMW #TogetherMW #MuseumMomentsMW #climateMW #TechnologyMW #DreamsMW

 Release MuseumWeek

MUSEUMWEEK 2020 -11 a 17 de maio 

Apoio: UNESCO – EUROPA NOSTRA. Parceiros TALKWALKER – BUFFER 

De 11 a 17 de maio acontece a sétima edição da MuseumWeek 2020, o primeiro festival internacional dedicado às instituições nas mídias sociais. 

No atual cenário é fundamental que possamos estar juntos, mesmo se fisicamente distantes. Conectada, a comunidade cultural internacional pode trazer felicidade e união no momento em que isso é mais necessário. Muitos nos perguntaram se a MuseumWeek 2020 iria m esmo acontecer, quando uma crise de saúde sem precedentes se abateu sobre a humanidade. Após muita deliberação, decidimos manter a data do evento, ajustando o foco das hashtags para que elas incorporassem a realidade da atual conjuntura. Isso porque agora, mais do que nunca, é importante que nos sintamos plenamente conectados. 

Neste momento, cerca de meta de da população global está confinada. Nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas p ela doença e com seus entes queridos. Estão também com aqueles e aquelas na linha de frente, que trabalham incessantemente tratando os doentes, e ainda com as pessoas que garantem o funcionamento dos serviços essenciais. Sabemos que, unidas, nossas sociedades podem se recuperar e por isso nossa gratidão e estímulo se estende m a todos os indivíduos que estão lá fora, lutando contra o covid-19. 

No início do ano, adotamos “união” [no original “togetherness”] como tema geral da MuseumWeek 2020. Agora, ele se tornou ainda mais relevante. A humanidade só poderá enfrentar os desafios do século XXI se estiver unida. 

A prosperidade do planeta, dos indivíduos e das sociedades está ameaçada. A crise na saúde, em função do coronavirus, fortalece u nosso desejo de divulgar amplamente esta mensagem e de trabalhar a MuseumWeek para que ela possa prestar apoio às populações em confinamento e a todos os que estão lutando contra a pandemia.

 https://www.facebook.com/MuseumWeekOfficial/


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.