30 de maio de 2020 - 05:17

Eventos

Concerto da Orquestra Sesi MT e Happening de Rafaell Jonnier

Concerto da Orquestra Sesi MT e Happening de Rafaell Jonnier abrem Semana da Indústria

Sonoridades da música orquestral e muitas cores em uma obra que levará à reflexão sobre o momento atual da humanidade, a importância do trabalhador e da capacidade criativa. Isso é o que promete a apresentação única da Orquestra Sesi MT, em fusão à performance do artista plástico Rafaell Jonnier, que será transmitida ao vivo neste domingo (24.05), às 17h, pelo canal do YouTube do Sesi Mato Grosso (link).

No concerto especial, que abre a programação da Semana da Indústria, promovida pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (SFiemt), a orquestra irá explorar todo o seu potencial artístico nas suas três facetas: música instrumental regional com contorno contemporâneo, música vocal internacional, na exímia interpretação da cantora  AkaneIizuka, e música vocal nacional, na voz de Samara Poline – ambas com acompanhamento da Orquestra.

“Também teremos a presença da viola de cocho, pelas mãos habilidosas de Sidney Duarte, no sincretismo único entre violinos e violoncelos e a tradicional cultura regional”, informa o maestro Fernando Pereira.

Para além da música, o happening, termo surgido nas artes plásticas no fim dos anos de 1950, do artista Rafaell Jonnier, irá brindando a síntese de tons musicais com as palhetas de cores, em homenagem à indústria e sua capacidade produtiva, criativa e também cultural e artística.

A performance de Jonnier contempla a concepção de uma tela de 1,5m x 2m, que estará posicionada estrategicamente atrás da orquestra. “A inspiração para a obra virá da indústria, da força do trabalhador, em uma mensagem positiva e agregadora”, destaca o artista, ressaltando que para expressar sua criatividade utilizará técnicas e materiais diversos com spray, tinta acrílica e pincel.

A obra, que levará o público a interpretações e pensamentos otimistas, bem como a apreciação da arte, será concebida em 1 hora.

O artista

Rafael Jonnier, artista, empreendedor e graduado em Design de interiores. Nascido em Cáceres (MT), fez seu nome produzindo personagens icônicos, tais como o Pescador de Sonhos e a Princesinha do Rio. Suas obras são repletas de ludicidade com algumas representações figurativas que trazem informações de familiaridade, peculiaridade, pertencimento e identidade com a região onde nasceu.

Em 2018, Jonnier consagrou carreira internacional com sua exposição solo “Origins” tendo como inspiração Amsterdam, cidade que o recebeu como morador. Atualmente, exibe seu mais recente projeto: “Reinno em Evolução”.  Suas obras expressam a maturidade de um artista experiente, contemporâneo e que valoriza suas raízes.

A Orquestra Sesi MT

Composta por 20 músicos e instrumentistas, foi criada em 2019 e é a primeira orquestra de Câmara profissional do Estado. A formação conta com profissionais que atuam na educação musical e integram o quadro de professores do Sesi Escola. Violinos, violoncelos, viola de arco, percussão, canto e viola de cocho integram a formação.

Este espetáculo iniciará com mais um vídeo da série “Sons da Indústria” - uma composição única entre sons e imagens, produzida pela Orquestra, cuja fotografia indústria revela toda poética do trabalho nas empresas e seus sons - que para além de meros ruídos - é uma verdadeira ecologia sonora da vida.

Semana da Indústria

O evento com transmissão online, que ocorre de 24 a 28 de maio, reunirá especialistas e pesquisadores, como o escritor e professor Augusto Cury, a presidente da Falconi Brasil, Viviane Martins, e o pesquisador e presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

“Falaremos do novo comportamento do consumidor, novas tendências, e exemplos práticos de ajustes já feitos em diversas companhias pelo mundo. Será uma semana rica pra todos que quiserem entender como deve ser nosso futuro”, enfatiza o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.