11 de agosto de 2020 - 06:29

Eventos

IMUNE agita o MÍs da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso agita o Mês da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha com programação virtual

De 01 a 29 de julho acontecem rodas de conversa com convidados nacionais e lançamento de iniciativas culturais

O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE MT) promove durante o mês de julho, em que se comemora o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e o Dia de Tereza de Benguela (25/7), uma série de Rodas de Conversa Virtuais e o lançamento do Centro Cultural Casa das Pretas, colocando em evidência o protagonismo das mulheres negras, ativistas do movimento social e da cultura no Estado. 

Em tempos de pandemia, isolamento social e lockdown nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, a alternativa encontrada pelo IMUNE para dar continuidade aos trabalhos de formação e incidência política foi adaptar os encontros presenciais para o ambiente virtual. As famosas “Rodas de Conversa do IMUNE”, que circularam por diversos bairros da capital e cidades do estado, serão realizadas nas plataformas/mídias de reuniões durante a crise do coronavírus. 

Todas as quartas-feiras do mês de Julho, as rodas de conversa virtuais terão convidadas/os nacionais,que vão abordar temas relevantes para a sociedade e especialmente, para população negra. Nesta quarta 08 de julho, as convidadas são Dandara Rudsan (Transfeminista, Antirracistas e Antiproibicionista, Coordenadora do Coletivo Amazônico LesBiTrans, Relatora de Direitos Humanos) junto com Dani Veiga (Trans, estudante de Direito e Diretora LGBT da UJS-BR) com mediação de Ernesta Araújo (pedagoga, especialista em educação e direitos humanos) para falar sobre os  “Direitos Humanos das LGBTsAmazônidas”. As inscrições para essa Roda podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/ps859Hq5f1mWtna4A

Dia 10, sexta-feira, haverá debate sobre a “Situação da COVID-19 em Mato Grosso”, com a participação do Prof. Luciano Pereira (UNEMAT) e Dr. Alexandre de Matos Guedes (Promotor de Justiça do Estado de MT), mediada pela professora Cândida Soares, Doutora em Educação e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE/UFMT). 

A programação do Julho das Pretas do IMUNE teve início dia 01 de julho, com o tema “Mulheres Negras Imigrantes”, com as convidadas Lidia Dju e Silvina Gomes, ambas de Guiné Bissau, professoras intérpretes que trabalham com alunos haitianos. Elas falaram sobre as diferenças entre seu país de origem, o Brasil e a cidade de Cuiabá, onde vivem há 10 anos. A profissão de educadoras, as dificuldades com as políticas públicas para imigrantes e o racismo também foram pautas na conversa. 

Na segunda-feira, 06 de julho  também ocorreu o lançamento virtual do Centro Cultural Casa das Pretas em uma gestão colaborativa de Paty Wolff e Gilda PortellaNatalia Nogueira, Isabela Ferreira, Antonieta Costa, Jackeline Silva e Juliana Segóvia. A Casa das Pretas é um espaço coletivo de cultura, acolhimento, intercâmbio, formação e difusão das artes e artistas negras/os de MT, além de debater as questões de raça e gênero no campo artístico. Até o dia 12 de julho de 2020, artistas de todo país poderão se inscrever para participar da Exposição Virtual “Corpus Pretus”, com trabalhos nas categorias texto, imagem ou audiovisual. Mais informações pelo e-mail [email protected]

Na região centro-oeste, o IMUNE MT é uma das organizações pioneiras do movimento de mulheres negras. Prestes a completar 18 anos de existência (em outubro de 2020), segue resistindo e atuando na luta contra o racismo, na defesa dos direitos da população negra, por políticas públicas de equidade, raça e gênero, fortalecendo a autoestima de mulheres e jovens negras para o empoderamento individual e coletivo. 

SERVIÇO

AGENDA DO IMUNE MT JULHO DAS PRETAS 

Para celebrar o mês da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e o Dia de Tereza de Benguela, o IMUNE MT promove uma série de “Rodas de Conversa”, toda quarta-feira, às 20:00 (horário de MT). 

08/07 “Direitos Humanos das LGBTsAmazônidas”

Convidadas: Dandara Rudsan (PA) e Daniela Veiga (MT) 

10/07 “Situação da COVID-19 em Mato Grosso”

Convidados: Prof. Luciano Pereira (UNEMAT) e Dr. Alexandre de Matos Guedes (Promotor de Justiça do Estado de MT) e Prof.ªCandida Soares, Doutora em Educação e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE/UFMT). 

15/07 “Encarceramento da População Negra”

Convidada: Deise Benedito - Mestra em Direito e Criminologia (UNB), Graduada em Direito, Ex-perita do Movimento Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. 

22/07 “Autocuidado e Saúde Mental da Mulher Negra”

Convidada: Maria Conceição dos Santos – Psicóloga Clínica e Organizacional, Membra da Roda Terapêutica das Pretas-SP. 

29/07 “Olhares Negros sobre o Bem Viver”

Convidados: Natalia Maria - Antropóloga, Ativista por Acessibilidade e Direitos na Diferença. Profissional de Saúde Integrativa (clínica e pesquisa) | Waldemir Rosa – Doutor em Antropologia, Coordenador da Especialização em Direitos Humanos na América Latina (UNILA). 

As rodas virtuais acontecerão pela plataforma Google Meet. Acompanhe as nossas redes sociais para fazer sua inscrição e obter informações: 

Facebook e Instagram: @imunemt

 

Por Jackeline Silva


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.