Notícias

10/06/2017 09:15

Junho Vermelho sensibiliza para a doação de sangue

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Mato Grosso registrou no ano passado 6.581 acidentes sem vítimas fatais envolvendo veículos em geral. Em 2017, de 1° de janeiro a 30 de abril, foram registrados 1.687 acidentes no trânsito sem vítimas fatais.

Essa violência no trânsito tem contribuído muito para o aumento de procura por bolsas de sangue no MT Hemocentro da Capital, unidade que coleta as doações e que faz a distribuição do sangue para hospitais do Estado e para os prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande. O reflexo dessa realidade é o baixo estoque de sangue.

Os meses de junho e julho são ainda mais preocupantes justamente porque é quando começam o período de férias escolares e as festas juninas e julinas. É nessa época que a polícia registra um aumento preocupante dos acidentes nas vias públicas urbanas e nas estradas e rodovias federais.

Para sensibilizar a população em geral sobre a importância de doar sangue, o MT Hemocentro realiza neste mês de junho a Campanha Junho Vermelho, organizada em parceria com o movimento “Eu dou sangue pelo Brasil”.

O mês foi escolhido também em função da chegada do inverno e do período de férias, quando há redução no número de doações de sangue; e em função do Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 14 de junho.

Essa campanha acontece simultaneamente em todo o país, com o objetivo de ampliar os estoques de sangue no período que antecede as férias de julho e, ao mesmo tempo, para incentivar a população a tornar a doação de sangue uma prática rotineira. As empresas que aderem à campanha iluminam seus prédios com luzes vermelhas, simbolizando a cor do sangue.

Nos meses de férias – junho, julho, dezembro e janeiro – o MT-Hemocentro, como todos os bancos de sangue do país, tem redução de 30% a 40% no número de doações e a isso se soma o esperado aumento da demanda, pois infelizmente acontecem mais acidentes de trânsito, acidentes domésticos e brigas em bares e festas, por conta do excesso de uso de bebida alcóolica.

A necessidade de manter o estoque de sangue no MT-Hemocentro, entretanto, é verificada ao longo de todo o ano. A unidade tem atendimento sanguíneo aos dois maiores hospitais do Estado, Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá e o de Várzea Grande, além do Hospital Universitário Júlio Muller e Hospital Municipal São Benedito. Na Sede do MT-Hemocentro, há ainda atendimento a pacientes portadores de doenças hematológicas, regulados gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), oriundos dos 141 municípios de Mato Grosso.

As empresas que tiverem o desejo de aderir à Campanha Junho Vermelho devem entrar em contato com a Assessoria da Campanha pelo contato: Jessica Almassi - (11) 3675-5444.

Para o mês de junho também estão previstas campanhas de doação de sangue com a Defensoria Pública Estadual, TRT, IFMT, Câmara dos Vereadores, Ganha Tempo, PSF do Parque Atalaia, Sangue Corinthiano, Igreja Adventista e Embaixada Mundial dos Ativistas Pela Paz.

O MT-Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, Nº 1.055, Bairro: Porto/Centro Sul. Contato: (65) 3623-0044. Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.

Já a Unidade de Coleta (UC) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e o endereço é Rua General Vale 182. Bairro: Bandeirantes. Telefone: (65) 3324-1062.

Ajude o Banco de Sangue Público a salvar vidas: Doe sangue! Doe vida.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo