15 de setembro de 2019 - 23:46

Polícia

26/08/2019 18:27

Fogo devasta área na saída para Chapada e ameaça condomínio

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h45 desta segunda-feira (26), para combater um incêndio de grandes proporções próximo à MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. O fogo atinge um terreno urbano localizado nos fundos de um condomínio de apartamentos. Moradores tentam ajudar no trabalho dos bombeiros por receio de que o fogo se aproximo de centro de distribuição de gás do condomínio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes receberam diversos chamados informando sobre o incêndio. Um carro pipa da Defesa Civil Municipal foi designado para ajudar no combate as chamas.

De acordo com a apuração da equipe de reportagem do Olhar Direto, moradores do condomínio Chapada da Costa estão jogando baldes de água para tentar conter o fogo que se aproxima do centro de distribuição de gás do condomínio.
  
Marcos Antônio trabalha como segurança no condomínio e teme que as chamas atinjam os botijões de gás. “Não sei quem foi que colocou fogo nesse mato e do lado do mato tem os botijões de gás do condomínio. Se o fogo chegar no gás pode acontecer uma tragédia”, diz.

A ocorrência está em andamento.
Medida emergencial
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que deve começar a aplicar embargos a propriedades onde for verificada a prática de desmatamento ilegal. A medida é resultado do desenvolvimento de um sistema de monitoramento via satélite. Ele ainda afirmou que irá se reunir na terça-feira (27) com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para buscar mais soluções para a defesa ambiental.
Casos
 
Um novo incêndio volta a ameaçar o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá). As chamas começaram na tarde de quinta-feira (22), na margem direita da Rodovia Emanuel Pinheiro, MT-251, também conhecida como Estrada de Chapada.
 
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, MT. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.
 
O Corpo de Bombeiros também combate incêndio florestal no Parque Estadual Águas do Cuiabá, em Rosário Oeste e Nobres (104 e 122 km de Cuiabá), que começou na noite de sexta-feira (23).
 
Desde o início do ano, o Estado registrou mais de 14 mil focos de incêndio, maior índice dos últimos 7 anos.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.