06 de julho de 2022 - 22:38

Educação

01/03/2022 07:46

Escola Plena Antônio Epaminondas realiza “Feirão das Eletivas”

As disciplinas eletivas são matérias temáticas que fazem parte da base diversificada da escola plena, articuladas com duas ou mais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Cerca de 250 estudantes estiveram atentos às apresentações das eletivas propostas pelos professores.

A Escola Estadual Antônio Epaminondas, em Cuiabá, realizou o tão aguardado “Feirão das Eletivas” no dia 25 de fevereiro de 2022, que é o momento de escolha das disciplinas temáticas propostas pelos professores. As disciplinam eletivas têm o objetivo de diversificar, aprofundar e enriquecer os conteúdos trabalhados na Base Nacional Comum do currículo escolar.

“O objetivo é trabalhar temas que envolvam os alunos de uma maneira lúdica e prazerosa, sem perder o foco do desenvolvimento pedagógico. Após a apresentação feita pelos professores, os alunos escolhem qual eletiva querem cursar”, explica o coordenador da escola, José Donizetti Ribeiro.

As aulas das Eletivas devem ser inovadoras, com atividades diferentes das realizadas durante as aulas das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular. A criatividade é um ponto fundamental. É preciso utilizar estratégias variadas para que os estudantes produzam conhecimentos.

Estas escolhas têm como objetivo desenvolver a autonomia e a responsabilidade dos educandos.

Estudantes aguardando ansiosos para fazer a inscrição da Eletiva da sua preferência

 

Neste ano, os estudantes tiveram à disposição um catálogo com nove opções:

Durante o feirão realizado pela escola, todos os professores fizeram uma apresentação-show com criatividade, dinamismo, organização, integração e interdisciplinaridade, com o objetivo de convencer os alunos a escolherem as seguintes disciplinas eletivas:

 

Ensino Fundamental

·         Firework

·         Esporte e Meio Ambiente: Cartografando aventuras no EPA

·         O ensino da Língua Portuguesa através da arte

·         Contexto histórico/social na tela

·         A ciência de fazer as artes das coisas

 

Ensino Médio

·         Epa News

·         Consumo Consciente

·         Repensando hábitos e mudando atitudes

·         Vamos aprender jogando

 

Os estudantes assistiram com bastante atenção e interesse a apresentação das nove eletivas e depois fizeram as inscrições nas disciplinas de interesse. Ao final do semestre, haverá um evento para apresentação de resultados, ressaltou o Orientador da Área de Linguagens Prof. Jackson Regis.

A aluna Gabriella Augusta da Cruz e Silva de Arruda do 1º Ano do Ensino Médio, aluna da escola desde o 7º ano escolheu a eletiva "Repensando hábitos e mudando atitudes", pois ela abordará questões psicológicas do nosso corpo.  Coisas como bulimia, anorexia, distorção de imagem. Também nos ensinará a nos alimentar melhor conforme o que nosso corpo precisa. Acredito que seja de extrema importância aprender sobre essas coisas para mudar nossos hábitos, nos alimentarmos melhor e termos uma saúde mais saudável.

 

A aluna Gabriella Augusta do 1º ano do Ensino Médio escolheu a Eletiva  "Repensando hábitos e mudando atitudes" proposta pela Profª Josiane Camargo de Educação Física

 

Já para o aluno Mateus Alexandre Dias da Silva do 7º ano, primeiro ano na Escola Plena achou bastante interessante as propostas das Eletivas e acabou escolhendo a Eletiva “Firework” onde a professora Ananda explicou que nela iremos trabalhar a auto estima nossa, enfrentar os nossos medos, os nossos conflitos. Ela vai trabalhar as Competências Socioemocionais e escolhi também pelo título que me chamou a atenção. “ Me fez lembrar o título da música da Katy Perry”, destacou o aluno Mateus Alexandre.

O aluno Mateus Alexandre Dias da Silva do 7º ano, primeiro ano na Escola Plena escolheu a eletiva “Firework” proposta pela Profª Ananda Cristina de Protagonismo Estudantil

 

Disciplinas eletivas

Desenvolver habilidades além daquelas oferecidas pelas disciplinas tradicionais é o principal objetivo das disciplinas eletivas. Muito comuns em cursos de graduação, elas agora começam a fazer parte da grade curricular de escolas que oferecem Ensino Fundamental e Ensino Médio. Representando uma forma de complementar os estudos, essas disciplinas buscam contemplar diferentes aspectos de desenvolvimento do ser humano nas dimensões pessoal, profissional e social.

A grade curricular básica, composta por disciplinas como Português, Matemática, História, Geografia, entre outras, é essencial para a formação do estudante. Porém, é preciso ir além do convencional e é justamente nesse ponto que as matérias opcionais revelam sua importância. Elas conferem a possibilidade de enriquecimento cultural, aprofundamento e atualização de conhecimentos específicos de certas áreas, complementando a formação tradicional oferecida pelas escolas, além de dar a sensação de pertencimento ao ambiente escolar, de liberdade de escolha e contribuir para a sondagem de aptidões.

 


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.