20 de setembro de 2021 - 15:16

Polícia

21/06/2021 08:55

Delegada Miedir recebe prêmio Ruth Marques de destaque a defesa dos direitos das mulheres

Primeira delegada da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, Miedir Sant'Ana da Silva, foi homenageada na quinta-feira (17.06) com o prêmio Professora Ruth Marques, concedido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM).

A indicação da delegada aposentada, considerada pioneira nas ações de enfrentamento à violência doméstica no estado de Mato Grosso foi realizada pela equipe da Delegacia da Mulher como uma homenagem não só ao trabalho desenvolvido por Miedir, mas também aos 35 anos de implantação da especializada. 

O Prêmio Estadual Ruth Marques Corrêa da Costa é concedido a mulheres que lutam e promovem a defesa dos direitos femininos em todas as esferas sociais e econômicas em Mato Grosso.

A iniciativa é realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), que é vinculado a Secretaria Adjunta de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). A intenção enaltecer o trabalho das mulheres que, tanto no passado e no presente, realizam trabalhos que concretizem a luta pelos direitos femininos.

Todos os anos são reconhecidas duas mulheres, uma em vida e outra in memorian, que se destacaram no campo profissional ou pessoal e que fazem ou fizeram a diferença na vida de outras mulheres na perspectiva da defesa de direitos. As candidatas são selecionadas a partir de um edital publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso e aqueles que desejam podem encaminhar o currículo de suas respectivas  indicações.

Diante dos 35 anos da implantação da Delegacia de Mulher de Cuiabá, celebrado neste ano de 2021, a equipe da especializada apresentou o nome de Miedir para concorrer ao prêmio, unto a outras candidatas, as quais também possuem história de luta em prol dos direitos das mulheres.

Segundo a delegada da DEDM de Cuiabá, Jozirlethe Magalhães Criveletto, a escolha não foi fácil, uma vez que as demais candidatas também possuíam historias tão importantes quanto a de Miedir, 0orém o significado de suas iniciativas na implantação não somente da DEDM, como também da Casa de Amparo às mulheres vítimas de violência e a forma como atuou na época que não se tinha em Cuiabá, ações de grande vulto por parte do movimento de mulheres.

“Tudo isso fez de nossa candidata uma grande defensora dos direitos humanos das mulheres, quando, mesmo sem ter esse objetivo em mente, já trabalhava em prol da defesa da vida de cada uma das vítimas que batia à sua porta”, disse Jozirlethe

Miedir agradeceu a premiação e falou sobre a importância da atuação de todas que lutam em prol dos direitos das mulheres. “Quero me solidarizar com todas as concorrentes para dizer que a vitoria em si, consiste no reconhecimento de que cada uma que teve o nome indicado fez a diferença do exercício das atividades abraçadas”, destacou Miedir.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.