21 de setembro de 2021 - 05:49

Saúde

31/08/2021 21:49

Secretaria Municipal de Saúde garante assistência aos idosos que testaram positivo para Covid-19 no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá

Desde a última semana, equipes de saúde estão no local fazendo exames e consultas; internações e desinfecção no local também foram providenciadas

Trinta e nove idosos, de um total de oitenta e quatro, que vivem no abrigo Bom Jesus de Cuiabá, além de seis funcionários, testaram positivo para Covid-19, entre quinta-feira (26) e esta terça-feira (31). O primeiro caso detectado foi de um idoso que estava internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tratando de outros problemas de saúde, mas, ao apresentar sintomas gripais, acabou se confirmando também a covid-19. A partir daí, a equipe da Clínica da Família, unidade básica de saúde localizada no bairro CPA 1, prestou toda a assistência ao abrigo, enviando equipe no local para realizar exames em todos os idosos. Inicialmente, 10 testaram positivo. Nesta terça-feira (31), o idoso que primeiro foi confirmado com a doença veio a óbito. O laudo com a causa da morte ainda não foi divulgado.

Imediatamente, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, a secretária interina de Saúde (SMS), Suelen Alliend, criou uma comissão que tem acompanhado o surto de covid-19 no Abrigo Bom Jesus de perto, com equipe médica indo ao local, testagens diárias, monitoramento pela Vigilância Epidemiológica, tratamento com medicamentos, além de transferir quatro idosos que tiveram o quadro agravado para o Hospital São Benedito e outro para o Hospital Referência à Covid-19. Além disso, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) realizou a desinfecção de todas as instalações do abrigo na sexta-feira (27) e assim procederá semanalmente. 

Os demais idosos acometidos estão com sintomas leves e isolados. Os funcionários que contraíram o coronavírus, bem como aqueles que têm comorbidades, foram afastados das atividades. Todos eles já haviam sido contemplados com as duas doses da vacina logo no início da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, através das equipes do Consultório na Rua, que os vacinou no local. 

“Graças a Deus, estamos contando com o apoio da Prefeitura, que está muito bom, todo mundo dando apoio. O que podemos fazer agora é aguardar porque são todos de risco. Desde semana passada, o pessoal da Secretaria Municipal de Saúde está vindo aqui fazer teste em todo mundo, idosos já foram internados porque nossa capacidade hospitalar máxima é de enfermagem. A maioria dos idosos estão com sintomas leves. Nossa equipe tomou a providência de isolar todo mundo, foi uma operação de guerra. Quero ressaltar o apoio que a gente está recebendo da Prefeitura” afirmou José Duarte, diretor do Abrigo Bom Jesus. 

O coordenador de Atenção Primária da regional Norte da SMS, Gilson Guimarães, explica que a Clínica da Família é a responsável pelo suporte ao abrigo por já fazer o atendimento de rotina, uma vez por semana no local, “A Clínica da Família agiu com toda equipe de médico, enfermeiro, técnico e odontólogo. Desde sexta-feira estamos aqui testando todos, já encaminhamos alguns para internação e para tomografia, quando precisa. Fizemos exames RT-PCR e encaminhamos para a Vigilância Epidemiológica estar avaliando qual a variante está agindo no momento aqui entre os abrigados”, disse.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.