09 de abril de 2020 - 02:26

Eventos

Festival de Incentivo a Cultura e a Arte - Gilda Portella

Que a música Aqui Agora de Gilberto Gil nos inspire

O melhor lugar do mundo é aqui

E agora 

Aqui onde indefinido

Agora que é quase quando

Quando ser leve ou pesado

Deixa de fazer sentido

Aqui de onde o olho mira

Agora que ouvido escuta

O tempo que a voz não fala

Mas que o coração tributa....

 

Domingão de quarentena tem  musica, literatura, cinema, artes plasticas, teatro, dança, opera.... 

Com o avanço do novo coronavírus, as atividades culturais estão suspensas, porém, diversos artistas, tem arrumados saídas para manter contato com o público.As aglomerações estão proibidas para shows, exposições, cinemas e teatros, e muitas pessoas estão passando o tempo em casa, enquanto aguardam por uma melhora nas condições de saúde pública.

Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias cinematográficas foram para o streaming, canais de TV abriram o sinal, museus promovem visitas virtuais e espetáculos de dança e teatro foram filmados e disponibilizados na internet. Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa neste domingo (29).

1 Música

Nos Estados Unidos, o grande destaque do dia será o show beneficente iHeart Living Room Concert for America, em que Elton John, Billie Eilish, Mariah Carey e outros nomes de peso se apresentam na Fox para auxiliar no combate à pandemia de coronavírus. Infelizmente, a rede televisiva não exibirá o concerto em seus canais brasileiros. Mas, para quem gosta de música, outros grandes artistas também embalam a programação do dia em outras plataformas.

Tidal

No site do serviço de streaming Tidal (tidal.com/AtHome): o dia será de R&B, com transmissões de shows pré-gravados exclusivos de Beyoncé, Rihanna, Ari Lennox, Trey Songz, Jorja Smith e H.E.R, a partir das 13h.

Festival Música em Casa

Este domingo também marca o último dia do Festival Música em Casa, promovido pela Universal Music desde o dia 20 de março. São cinco shows diários, a partir das 19h. O line-up é revelado no próprio dia no Instagram do evento, que direciona o público para os perfis de quem fará apresentações.

Festival Solitude (@festivalsolitude):

20h - Josi Lopes

20h30 - Gustavo Drummond

21h - Teach me Tiger

21h30 - Nath Rodrigues

22h - Coto e Calvin Delamarque (Lamparina e A Primavera)

 Festival Ziriguidum Em Casa (ziriguidum.com)

Artistas nacionais também são as estrelas no festival ziriguidum que encerra neste domingo com nomes como

16h30 - Marysa Alfaia

17h - Ninah Jo

17h30 - John Mueller

18h - Rê Adegas

18h30 - Bia Sion

19h – Dani

19h30 - Daniel Gonzaga

20h - Eduarda Fadini e Roberto Bahal

20h30 - Isabella Taviani 

Confira as playlists do Itaú Cultural no Spotify

Quer ocupar ou distrair os ouvidos mas não sabe o que escutar? Se quiser uma dica – ou algumas dicas –, acesse o perfil do Itaú Cultural no Spotify, que reúne listas de músicas dos mais variados estilos, lugares e culturas.

A plataforma conta, por exemplo, com coletâneas de obras tocadas ou cantadas por artistas homenageados pelo programa Ocupação Itaú Cultural, como Alceu Valença, Cartola e Inezita Barroso.

Apresentada em 2019 no Itaú Cultural, a exposição fotográfica Ainda Há Noite trouxe imagens que pensam a América Latina com base nas noites da região. Essas noites também estão representadas na playlist da mostra, com canções escolhidas pelos próprios fotógrafos participantes, naturais de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

Clique aqui para conhecer todas as listas.

 

2 Literatura

A Casa Natural Musical promove, durante a quarentena, a série de performances ao vivo Sala da Casa. Neste domingo, no entanto, a programação será voltada para as crianças, com narração do livro "Carlos Viaja", do músico pernambucano China. Ele começa a ler a obra às 15h, no Instagram da casa de shows.

3 Cinema

O MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo criou uma websérie a partir da exposição "Musicais no Cinema", que esteve em cartaz na instituição até o Carnaval. Neste domingo ocorre a estréia do segundo episódio, dedicado a Carmen Miranda, no canal do MIS no YouTube. Nele, Claudia Raia, Silvio de Abreu, Diogo Vilela e Miguel Faria Jr. falam sobre a relevância da atriz luso-brasileira.

O Itaú Cultural suspendeu atividades presenciais e reforça a produção de conteúdo on-line. Assim, de 26 de março a 5 de abril ficam disponíveis para streaming no nosso site 4 filmes premiados no festival É Tudo Verdade, antes previstos para exibição no IC.

Veja abaixo a programação:

É Tudo Verdade – mostra on-line Retrospectiva.

De 26 de março a 5 de abril

A Negação do Brasil  (Joel Zito Araújo, 2000, 91 minutos)

História das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela brasileira. O diretor, baseado em suas memórias e em pesquisas, analisa as influências desse gênero de produção audiovisual nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e nas narrativas oficiais sobre a composição racial brasileira.Assista aqui. 

A Pessoa É para o que Nasce (Roberto Berliner, 1999, 6 minutos)

A vida de três irmãs cegas que levam a vida cantando e tocando ganzá – instrumento de percussão usado no samba, entre outros gêneros – na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Segundo a sinopse dos produtores, é “um filme sobre o compromisso com a sobrevivência” e sobre “a experiência da vida através da falta”.Assista aqui. 

Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (Marcelo Masagão, 1999, 73 minutos)

Uma antologia audiovisual do século XX, intercalando e sobrepondo imagens de filmes antigos, fotos e reportagens de televisão. O título é uma frase encontrada pelo diretor em um cemitério de Paraibuna, interior de São Paulo; nela se entrelaçam morte e vida, motivos centrais do filme.Assista aqui. 

Rocha que Voa (Erik Rocha, 2002, 94 minutos)

A partir da passagem do cineasta Glauber Rocha por Cuba, o filme ambiciona recuperar a ligação entre os principais movimentos cinematográficos latinos dos anos 1960 e 1970: o cinema novo, no Brasil, e o cine revolucionário cubano. Por meio de depoimentos de cineastas e do povo de Havana, revivemos o impacto de Glauber e seus filmes.Assista aqui.

 Fonte https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/assista-a-uma-mostra-on-line-com-quatro-filmes-premiados-do-e-tudo-verdade

 Mostra on-line apresenta seleção de documentários em torno do universo do cinema

Cinco documentários que abordam aspectos do universo cinematográfico, uma programação em sinergia com o festival .E Tudo Verdade Confira abaixo todas as obras: 

Cine Mambembe – o Cinema Descobre o Brasil (Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, 1999, 56 minutos)

De janeiro a agosto de 1997, o casal de cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi viajou pelo interior do Brasil exibindo curtas-metragens brasileiros em praças públicas. Desde São Paulo, passaram por vários estados: Bahia, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. Eles documentaram a viagem e entrevistaram pessoas que viam o cinema pela primeira vez ou o reviam após décadas sem acesso.[classificação indicativa: 10 anos] Assista aqui. 

Cine São Paulo (Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli, 2017, 78 minutos)

O documentário acompanha o esforço de Seu Chico, proprietário de uma sala de cinema em Dois Córregos, no interior paulista, para reabri-la: o espaço, construído em 1910 e comprado pelo pai de Chico em 1940, no momento do filme está fechado pela Justiça por não cumprir as condições de segurança. Com 72 anos e buscando apoio na família, Chico tenta angariar recursos para reformá-lo.[livre para todos os públicos] Assista aqui. 

O Homem da Cabine (Cristiano Burlan, 2008, 79 minutos)

Um registro da rotina dos projetistas e do microcosmo das salas de projeção. O filme dá a conhecer a prática desses técnicos que, apesar de essenciais para as exibições, passam despercebidos e só são notados quando há falha. Além disso, ele mostra como a transição para o cinema digital põe em risco a permanência da profissão.[livre para todos os públicos] Assista aqui.

 Quando as Luzes das Marquises se Apagam (Renato Brandão, 2018, 87 minutos)

Por meio de material iconográfico e depoimento de especialistas e antigos espectadores, o documentário fala das salas de cinemas das avenidas São João e Ipiranga, no centro de São Paulo. Conhecida como Cinelândia Paulistana, essa área viveu seu auge nas décadas de 1950 e 1960, até adentrar os anos seguintes em um lento declínio que levou a seu desaparecimento.

 Fonte: https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/mostra-on-line-apresenta-selecao-de-documentarios-em-torno-do-universo-do-cinema

 4 Artes plásticas

Museus de todo o mundo paralisaram suas atividades para auxiliar no combate ao coronavírus. Para quem sente falta de visitar esses locais, o Google oferece um amplo acervo de arte digital, o Arts and Culture, no qual estão disponíveis passeios em 360º por grandes instituições culturais, com fotos em alta resolução de várias obras.Entre os destaques estão o British Museum, em Londres, o D'Orsay, em Paris, e o Masp, em São Paulo.  

Tour por  16 Museus Brasileiros sem sair de Casa

Passeio virtual no MASP, na Pinacoteca do Estado de SP,  Museu Nacional de Belas Artes (RJ), MAM SP, MAM RJ, Museu Imperial RJ, MON - Museu Oscar Niemeyer, Museu Afro,  Museu do Amanhã e muito mais

https://catracalivre.com.br/agenda/tour-virtual-museus-exposicoes-brasil-google-arts-culture/

Do Vaticano ao Louvre, confira os 10 Museus com tour virtual e coleções online 

https://mundonegro.inf.br/do-vaticano-ao-louvre-confira-os-10-museus-com-tour-virtual-e-colecoes-on-line/

5 Teatro

Ivam Cabral, ator e diretor da companhia Os Satyros, encerra às 21h, em suas redes sociais, a temporada virtual de seu monólogo "Todos os Sonhos do Mundo", em que trata da depressão a partir de sua própria trajetória.

 Os Melhores do Mundo  

Companhia de comédia irá disponibilizar vídeos inéditos em seu canal no Youtube.   

A Cia. irá apresentar todas às terças, quintas e sábados, sempre às 20h, vídeos de seu repertório de 25 anos. Esquetes inéditas e também já conhecidas, gravadas em 2019 e 2020, estão sendo editadas e legendadas para abastecer o canal e divertir os fãs que estão de quarentena. Além disso, vídeos antigos vão compor o baú dos Melhores do Mundo, playlist que disponibilizará cenas gravadas nos últimos 25 anos.

Sobre Os Melhores do Mundo

Serviço: Quarentena Dos Melhores do Mundo

Esquetes inéditas no canal: youtube.com/comediamm

Sempre às terças, quintas e sábados Horário: 20h  

5 Danças

Balé Bolshoi 

O famoso balé Bolshoi, em Moscou, capital da Rússia, irá transmitir online alguns de seus espetáculos mais famosos após ter de fechar as portas ao público por conta das restrições impostas pelo governo para conter o novo coronavírus.

Algumas das apresentações são "Lago dos Cisnes", "Bela Adormecida" e "O Quebra-Nozes". Os vídeos serão disponibilizados gratuitamente no canal da companhia no YouTube por 24h após a transmissão.

Confira a programação:

27/3 - Lago dos Cisnes

28/3 - Bela Adormecida

1º/4 - A Noiva do Czar

4/4 - Marco Spada

7/4 - Boris Godunov

10/4 - O Quebra-Nozes

O Bolshoi, que está fechado desde 17 de março até 10 de abril, se junta a um conjunto de outras óperas, teatros e museus russos que se voltaram à internet para satisfazer a necessidade cultural dos russos durante o isolamento social.

 Cirque du Soleil

O Cirque du Soleil liberou espetáculos e ações de entretenimento como opção para tempos de quarentena. No Cirque Connect, os espectadores aprenderão técnicas de maquiagem, e cenas para divertir os pequenos e adultos. Para ter acesso: clique aqui!

Os espetáculos disponíveis são:

Especial de 60 minutos: Cirque Du Soleil abre o seu cofre de gravações dos espetáculos ao vivo e convida os fãs a assistirem alguns dos momentos mais icônicos de KURIOS – Cabinet of Curiosities, “O” e LUZIA;

Experiência de realidade virtual: download do aplicativo Cirque Du Soleil VR para subir ao palco e entrar no "coração" do Cirque Du Soleil;

Conteúdo de Séries e Tutoriais: com títulos como Cirque it Out e Color Me Cirque, o público poderá fazer os exercícios físicos como um artista do Cirque Du Soleil e aprender técnicas de maquiagem dos profissionais.

Música: Sente e aproveite, cante com a gente ou dance com uma variedade de videoclipes e playlists dos espetáculos do Cirque Du Soleil.

Favoritos para toda a família: Luna Petunia, da Netflix e Big Top Academy

Fonte: https://www.agendaculturalbrasilia.art.br/espetaculos-online-gratuitos-do-cirque-du-soleil/

 Grupo Corpo

O Grupo Corpo, uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do Brasil e que completa 45 anos em 2020, divulgou que vai compartilhar vídeos de espetáculos de seu repertório a cada semana, como campanha pela quarentena, por causa do novo coronavírus.

Nesta semana de estréia, estão disponíveis na página do grupo a íntegra dos espetáculos “Lecuona” e “21”. Para assistir gratuitamente, basta acessar o link vimeo.com/grupocorpo e entrar como se fosse alugar. 

Em seguida, digite o código promocional: grupocorpo45anos. Os vídeos de “Lecuona” e “21” ficam abertos até o domingo (29), quando novos materiais serão liberados.

  Ópera

A Metropolitan Opera, de Nova York, pode estar fechada por causa da pandemia, mas nem por isso deixou de pensar nos apreciadores de ópera. A instituição disponibiliza, neste domingo, performance de "Tannhäuser", de Wagner, com Eva-Maria Westbroek, Michelle DeYoung, Johan Botha, Peter Mattei e Gunther Groissböck, sob regência de James Levine.

 


CULTURA ESTAGNADA PELO COVID-19 POR GILDA PORTELLA

Isolados e longe dos agitos noturnos e badalação social, talvez devêssemos ler, refletir, meditar sobre o “Rio e o Oceano” do poeta libanês Gibran Khalil. E melhor avaliar vivências e sentimentos e encontrar nossa responsabilidade no que nos aconteceu de bom, alegre, ruim e decepções da jornada da vida, percebendo que tipo de parceiro do Universo temos sido e que tipo de energias estamos recebendo de retorno, em cada etapa do caminho.

Assim, ao fim da quarentena imposta pelo coronavírus, estaremos mais preparados, evitando erros, e mais ajustados no planejamento da jornada nesta existência e neste momento que a Terra vive.

Somos como o rio de Gibran. Um dia nos tornaremos oceano. Que essa transformação não seja surpresa e sem tremer de pânico, que a felicidade venha em puro êxtase, de encantamento e magia pela missão realizada.

"Diz-se que, momentos antes de um rio cair no oceano ele treme
de medo.
Olha para trás, para toda a jornada, os cumes, as montanhas,
o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos
povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar
nele nada mais é do que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar.
Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Podemos apenas ir em frente.
O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entra no oceano é que o medo
desaparece.
Porque apenas então o rio compreende que não se trata de
desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano.
Por um lado é desaparecimento e por outro lado é
renascimento". Gibran Khalil Gibran

BAR DO BIGODE

 

CINE TEATRO CUIABÁ

 

 

 

CONTOS DE MATO GROSSO 

 

GABINETE ANTES DO CAFÉ 

 

GERONIMO WEST MUSIC

 

KARTELL ROCK CLUB

 

MALCOM

METADE CHEIO

Suprimiremos "apenas" a programação cultural da nossa agenda (por questões de aglomeração), porém vamos abrir o bar no horário regular da casa - até recebermos recomendação oficial e/ou motivos de força maior (tudo será comunicado em tempo). É importante que você continue lendo: ⁣

Somos um espaço cultural, o que implica numa cadeia de pessoas (artistas e autônomos) que dependem deste trabalho para seu sustento. Este é um momento para reavaliarmos os comportamentos individuais, respeitar os privilégios e expandir as noções de coletivo. ⁣

Para sobrevivermos durante este período, estamos articulando alternativas que nos possibilitem capitalizar e manter os custos fixos - como um comércio independente, pequeno, de rua, com baixa margem de lucro e total dependência do faturamento para manutenção. ⁣

Spoiler alert: possivelmente muito em breve você poderá pedir nossos comes honestos pelas principais plataformas de delivery.⁣

Por essa e pelas próximas semanas comprometemo-nos a redobrar nossos cuidados com a higienização das operações: mesas, utensílios, maquininhas e superfícies serão higienizadas constantemente; todos os açucareiros e guardanapos foram retirados das mesas e serão entregues individualmente. ⁣

Manteremos um número limite de clientes em cada ambiente e nossa equipe orientará a melhor prática para reduzirmos o contato sem cortarmos relações (ao pagar, insira e retire você mesmx o cartão da maquininha, por exemplo).⁣

Lave as mãos ao entrar, durante a noite, ao sair e quantas outras vezes quiser e achar necessário. A escassez de álcool em gel na cidade tem sido um problema para inúmeros estabelecimentos, porém estamos viabilizando soluções práticas de mesma eficácia. ⁣

Por uma grande felicidade nossa equipe não depende exclusivamente de transporte público ou possui filhos pequenos, portanto seguiremos as atividades com o máximo de atenção e cuidado para que consigamos todxs manter as contas em dia. ⁣

Atentem-se à veracidade das informações, ajudem os pequenos, compareçam quando seguro e desimpedido for, mantenham-se saudáveis e, mais do que nunca, defendam o SUS.

 

MUSIVA 

 

MOSTEIRO

 

 

TREME- TREME

Em decorrência ao momento que estamos vivendo, resolvemos cancelar temporariamente a noite do treme - treme.

Prezando pela saúde e a precaução para que consigamos diminuir o impacto da proliferação deste novo vírus, e assim assegurar que a saúde de nossa população, amigos e familiares esteja sendo  preservada o máximo possível.

Aguardemos essa onda passar e assim divulgaremos uma nova data.

 

UFMT

 

UMANOS EDITORA 

 

VOZZ

 


Lançamento do livro: “CRÔNICAS DO IMPERADOR” de Marcelo Pereira

Lançamento e Sessão de Autógrafos

Do livro: “CRÔNICAS DO IMPERADOR: Relíquias de dragão

Autor:Marcelo Pereira, escritor, biólogo e professor.

Dia: 21/Março/2020 às 19 h-

Local: Shopping 3 Américas,piso 01, frente à Piticas, Cuiabá/MT. 

O livro“CRÔNICAS DO IMPERADOR: Relíquias de dragão”,lançamento inédito da Umanos Editora, no gênero fantasia de literatura nacional, apresenta uma história intrigante que supera grandes enredos já publicados. Trata-se de uma ficção que instiga e surpreende o leitor coma narrativa de uma saga entre reinos primitivos e mundos diferentes na batalha por sobrevivência, que envolve poder e magia contidos em relíquias sagradas de dragões.Este é o primeiro volume de uma série, cujo enredo apresenta clãs sombrios obstinados, outros destemidos decididos a encontrarem relíquias de poder a qualquer custo, quebram protocolos, se reinventam, enquanto há também os que atuam com intuito de formarem uma sociedade intelectualizada.

Essa é a publicação de estreia do autor, obra que foi escrita toda a punho. O público vai percorrer uma jornada de heroísmo, enigmas, transformações, disputas, decepções, perdas, onde o preconceito, a ganância, a sedução e o poder imperam sobre mundos obscuros. 

Em mais de quatrocentas páginas de aventura e magia, o leitor é convidado a conhecer uma floresta milenar do mundo medieval, habitada por vilões e guerreiros vigorosos, onde a magia faz parte dos reinos. Lugar onde há seres destemidos que surgem de várias raças, dentre animais e feras híbridas. Eles possuem forças descomunais, usam a energia dos próprios corpos para transmutá-los, assim como o ar da órbita em torno deles, o que os tornam hábeis e ágeis para o combate. Nessa época remota, também vive uma parte oprimida, minoritária e alvo dos clãs sombrios e robustos, formada por seres humanos. Devido a fragilidade que eles possuem e incapacidade de absorver a energia do ambiente que vivem, são utilizados como alimento e para o trabalho escravo dos seres poderosos. 

Mas, é do recôndito das feras sombrias que surge a benevolência de outras espécies, em favor dos seres frágeis, devido a bondade percebida neles. É aí que o leitor vai conhecer a trajetória de guerreiros e vilões, cercada por muitos desafios e bravas lutas, além de descobrir como uma relíquia sagrada milenar pode ser a chave para revelações emocionantes. 

 O roteiro dissertado no livro é intrigante, repleto de aventura, muita ação e batalhas internas que podem fazer o leitor duvidar até das próprias escolhas quando deparar com personagens cativantes, tornando-o fascinado pelas histórias apresentadas por eles, um emaranhado de fantasias que não termina com desfecho previsível. O convite aos leitores é que se preparem para adentrar a essa egrégora de reinos que surpreenderá você em cada quinhão da saga, pois do Clã mais simples e menos preparado, poderá surgir o pior de todos os inimigos. Isso é o que oferece o primeiro volume da obra que apresenta apenas o começo de uma narrativa impactante, até então inimaginável para os leitores.

  

Título do livro: CRÔNICAS DO IMPERADOR: Relíquias de Dragão.

Autor: Marcelo Pereira.

Páginas: 420 / Edição: 1ª - / Formato: 15,5x22,5cm / Acabamento: Brochura.

Categoria: Fantasia, Ficção, Literatura Nacional.

Lançamento: Umanos Editora, Cuiabá: 2020. (www.grupoumanos.com.br)

Valor: R$ 65,00

 


LANÇAMENTO DO LIVRO "VALE POÉTICO" DE REGINALDO TEODORO

Lançamento e Sessão de Autógrafos

Do livro: “VALE POÉTICO

Autoria do poeta REGINALDO TEODORO, graduado em Pedagogia e pós-graduado em Psicopedagogia.

Dia: 19/março/2019 às 19 h

Local: Câmara Municipal de Vale de São Domingos, Vale de São Domingos/MT.

O livro “Vale Poético”, lançamento da Umanos Editora, foi escrito por Reginaldo Teodoro, homem simples, carismático, filho de agricultores,poeta de Vale de São Domingos. A obra propicia momentos que dão significados singelos a sentimentos, sonhos e fatos do cotidiano. É um compilado de poemas genuínos que apresenta um misto entre a contemporaneidade e a temporalidade do rural com a sofisticação do modernismo. O autor brinda os leitores com um conjunto de elementos poéticos que traduz o requinte de uma escrita dedilhada em vivências. Quem ler poderá conferir em cada poema, as belezas que coexistem no tabuleiro da vida.

A publicação deste livro representa a realização de um sonho do poeta Reginaldo Teodoro, que gosta de escrever poesias e se define como apaixonado pela vida. Há algum tempo foi impresso um livreto com alguns poemas dele. E um exemplar desse foi entregue ao Editor Leandro Doorneles, que após a leitura, juntamente com a equipe da Umanos Editora, resolveram realizar o sonho de transformá-lo em um livro com formatação ampliada, trazendo para os leitores, poemas inéditos. Assim surgiu a obra “VALE POÉTICO”.

 Serviço:

 Título do livro: Vale poético.

Autor: Reginaldo Teodoro

Páginas: 70 / Edição: 1ª - / Formato 14x 21 cm/ Acabamento: Brochura.

Categoria: Poesia, Literatura Nacional.

Lançamento: Umanos Editora, Cuiabá: 2020. (www.grupoumanos.com.br)

Valor: R$ 25,00

 

 


O Sagrado Feminino – uma história a ser contada

Roda de Conversa- MASMT 

Data: 21 e 28/03 de 2020  Horário: das 15h às 18h 

Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso realiza, no mês da mulher, nos dias 21/03/2020 e 28/03(sábados), das 15h às 18h, a Roda de Conversa O Sagrado Feminino – uma história a ser contada, com a participação/condução de Stella Gasparetto, Anne Mathilde Oliveira de Jorge e Maria Carolina Turin.

O Sagrado Feminino é um tema que tem sido resgatado por inúmeras mulheres, seja de forma acadêmica ou mística. Mas o que é o Sagrado Feminino? No mês das mulheres, abordaremos o assunto trazendo um contexto histórico no nosso primeiro encontro, dia 21 de março, onde falaremos sobre “Uma Perspectiva histórica do Sagrado Feminino: seus processos de ressignificações institucionais”, logo após abriremos para uma roda de conversa. Para realizar esse estudo, ao fazer a inscrição disponibilizaremos um texto para leitura. No dia 28 de março teremos a participação de Doulas que tratarão  dos temas “O PARTO DO PRINCÍPIO: As transformações do parto e a conexão com o Sagrado Feminino” e “Vivência do Sagrado Feminino”. O assunto girará em torno da História do Parto e nascimento nas sociedades ocidentalizadas e como a experiência desse momento íntimo e familiar, centrado na mulher, foi modificado ao longo do tempo e como isso culminou no afastamento do Sagrado Feminino, finalizando o encontro com mostras de vivências desta prática por grupo de mulheres na contemporaneidade. 

O evento faz parte do Programa Museu para Todos, do MAS-MT e visa abrir o aparelho cultural a atividades de grupos e sociedade civil organizada para a realização de encontros, rodas de conversa e debates. 

Serviço: Roda de Conversa- MASMT 

Data: 21 e 28/03 de 2020

Horário: das 15h às 18h 

Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Inscrições Gratuitas: As inscrições poderão ser realizadas até o dia 10/03 através do telefone (65) 3056- 1373 de quarta a domingo das 9h às 17h ou On Line pelo link: https://www.sympla.com.br/roda-de-conversa-o-sagrado-feminino----uma-historia-a-ser-contada__814540


CAFÉ FILOSÓFICO

O MUSEU DE ARTE SACRA DE Mato Grosso, PROMOVE CAFÉ FILOSÓFICO.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso realiza no dia 20/03/2020 (sexta-feira), às 18h30, o Café Filosófico, com a participação da Museóloga Aluane de Sá, que tratará sobre o Plano Museológico, instrumento de planejamento estratégico para museus, conforme o Decreto Lei nº8.124, de 17 de outubro de 2013, Capítulo II. Em consonância com diretrizes das Políticas Públicas, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está em fase de finalização de seu Plano Museológico e, para tanto, o convite para o próximo Café Filosófico será um diálogo sobre os passos necessários para seu desenvolvimento, bem como apresentar as ações e resultados alcançados até o momento.

O Café Filosófico é promovido pelo MASMT, em parceria com outras instituições e pesquisadores, e foi cuidadosamente pensado para propiciar um ambiente interativo, confortável e instigante para a participação da sociedade, trazendo temas que dizem respeito as pessoas e seu entorno, propondo um debate democrático e potente como forma de desenvolvimento do conhecimento.

Serviço: Café Filosófico - MASMT
Data: 20/03/2020
Horário: 18h30min
Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Inscrições Gratuitas: através do telefone (65) 3056- 1373 de quarta a domingo das 9h às 17h ou On Line pelo link: https://www.sympla.com.br/cafe-filosofico__815860


“MUSEUS EM DIÁLOGOS E CONEXÕES: AÇÕES EDUCATIVAS” 

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, por meio do Sistema Estadual de Museus em parceria com o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso convida você à participar do Encontro “MUSEUS EM DIÁLOGOS E CONEXÕES: AÇÕES EDUCATIVAS”. O encontro é uma oportunidade de formação para os educadores em museus e um momento de trocas de saberes, diagnósticos sobre a situação desses aparelhos, bem como um momento para planejar futuras ações.

Encontro “MUSEUS EM DIÁLOGOS E CONEXÕES: AÇÕES EDUCATIVAS” 

Data: 24 à 27/03/2020

 Horário: 18h30min 

Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso 

Inscrições Gratuitas: através do telefone (65) 3056- 1373 de quarta a domingo das 9h às 17h ou On Line pelo link: https://www.sympla.com.br/museus-em-dialogos-e-conexoes__815955

Programação 

24.03 Manhã

8h às 11h - Composição de mesa representantes (IPHAN, SECEL, SMCEL, UFMT, UNEMAT e MASMT); Tarde

13h às 17h - Oficina de formação do Sistema Estadual de Museu do Estado de Mato Grosso – Tema: Ação Educativa em museu com a museóloga do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso - Aluane de Sá;

 25.03 Manhã

8h às 12h - Oficina de formação do Sistema Estadual de Museu do Estado de Mato Grosso – Tema: Ação Educativa em Museu; 

Tarde

14h às 18h - Oficina de Formação do Sistema Estadual de Museu do Estado de Mato Grosso – Tema: Ação Educativa em museus;

 26.03 Manhã

8h às 12h - Diálogo com o Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso – Allan Kardec e Representante do Sistema Estadual de Museus; 

Tarde

14h às 18h - Oficina de formação do Sistema Estadual de Museu do Estado de Mato Grosso – Tema: Ação Educativa em museu;

 27.03 Manhã

9h às 12h REMP –MT, Rede de Educadores de Museus e Patrimônio com a Prof.ª Dra. em história social Jocenaide Maria Rossetto Silva;

 Tarde

14h às 17h Fórum REMP – Rede de Educadores de Museus e Patrimônio

 

Serviço: Encontro “MUSEUS EM DIÁLOGOS E CONEXÕES: AÇÕES EDUCATIVAS” 

Data: 24 à 27/03/2020

 Horário: 18h30min 

Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso 

Inscrições Gratuitas: através do telefone (65) 3056- 1373 de quarta a domingo das 9h às 17h ou On Line pelo link: https://www.sympla.com.br/museus-em-dialogos-e-conexoes__815955


Editora abre inscrições gratuitas para Oficina de Escrita Criativa em Cuiabá

A Umanos Editora está com inscrições abertas para a Oficina de Escrita Criativa que acontece no dia 29 de março dentro da programação do 3º Contos do Mato - Arena Literária 300 anos, que acontece em Cuiabá. A Umanos existe há 8 anos e dissemina o conhecimento através dos eventos literários, atividades ligadas a leitura, produção literária e a disseminação do conhecimento.

A oficina acontece das  8h as 12h , no Salão Nobre do Palácio da Instrução e conta com 25 Vagas. De acordo com os oficineiros, Lucas Budoia e Nelilton Goes, a oficina tem como finalidade o desbloqueio criativo e apresentar as etapas da escrita e técnicas para desenvolver a criatividade. Essa é uma atividade que a  Umanos Editora já promove esta oficina há 04 anos, com os mais diversificados públicos, explica Neliton Gois, diretor de marketing da Umanos Editora. A carga horária de 04 horas é divida em dois módulos de 02 horas cada. O primeiro será ministrado por Neliton Gois, com a abordagem Escrita criativa e construção de cenários. O segundo módulo será ministrado por Lucas Budoia, diretor comercial/ financeiro da Umanos Editora, com a abordagem “Construção de personagens”. As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected]com, onde os interessados devem enviar nome completo e um telefone para contato.

A Umanos também participa do Contos do Mato com a venda de livros, durante a sessão de autógrafos - Mercado do Livro, programada para o dia 28 de março, às 18h no Palácio da Instrução.

O Contos do Mato acontece de 24 à 29 de março no Palácio da Instrução em Cuiabá, e conta com uma extensa programação para todos os públicos. O evento foi contemplado no edital de patrocínio à cultura da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, esporte e turismo e do Conselho Municipal de Cultura, via edital de apoio à Projetos Culturais. Durante o dia, das 8h até as 20h, acontecem as Contações de histórias, com narradores de todo o Brasil e do interior do estado de Mato Grosso. A noite, a programação dá espaço a mesas com escritores de Mato Grosso. No espaço os artistas e escritores estarão comercializando suas obras. No sábado (28), o período vespertino será todo dedicado à programação com os escritores no 'Encontro com o escritor'. Como programação fixa, de 25 à 27 de março, sempre às 8h e às 15h acontece o Pique-nique literário com Natália Górtz (MT) e Teatro Lambe-Lambe com o Coletivo Caixas no Caminho (MT). Encerrando o Contos do Mato, às 19h00, os narradores convidados realizam uma maratona de histórias. Ainda na programação, no dia 28 de março às 9h, acontece a Mostra de narrativas - Seja um Contador de histórias, que apresentará o resultado da Oficina "Seja um contador de histórias" ministrada por Alicce Oliveira, desde o dia 29 de fevereiro para um grupo de 50 educadores da capital e interior do estado de Mato Grosso. Participam do Contos do Mato, os artistas Natália Gortz (MT), Coletivo Caixas no Caminho (MT), Maurício Ricardo (MT), Jujuba e Ana (RJ), Cia Mapinguary (SP), Vinicius Rangel (MT), Theatro Fúria (MT), Cia. Malas Portam (SP), O Tapete Voador (PE), Danilo Furlan (PR), Keydson Costa (PA).

Serviço Oficina de Escrita Criativa:

Ministrantes: Neliton Gois e Lucas Budóia

Data: 29/03 – 8h as 12h | 25 Vagas

Local: Palácio da Instrução – Salão Nobre

Com emissão do certificado pela Umanos Editora.

Inscrições: [email protected]com

Fotos: Pedro Mutzenberg
...

Colóquio PROF-FILO UFMT

 

O 1º Colóquio PROF-FILO UFMT ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de abril, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. O colóquio tem como tema geralEnsino de Filosofia e Decolonialidade frente aos desafios atuais. O objetivo do evento é discutir o Ensino de filosofia na atual conjuntura, local e nacional, e abrir espaços de produção de novas pesquisas sobre problemas que envolvem o Ensino de Filosofia.

A promoção e a organização do colóquio é responsabilidade do núcleo PROF-FILO/UFMT, que compõe o Mestrado Profissional em Filosofia, um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional.

A programação do colóquio contará com mesas, palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. Além de professores da UFMT e da rede pública estadual, dois docentes convidados participarão das atividades: o professor João Roberto Barros, da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-americana) e o professor Pedro Gontijo, da Universidade de Brasília (UnB).

O 1º Colóquio PROF-FILO UFMT é uma atividade gratuita e conferirá certificado de até 40 horas aos participantes. As inscrições já estão abertas. Poderão participar submetendo trabalhos os estudantes de graduação e de pós-graduação (de quaisquer cursos), professores/as das redes pública e/ou privada, bem como outros/as pesquisadores/as. A submissão de trabalhos vai até dia 12/4. Para participar como ouvinte, basta se inscrever até o dia 22/4.

Os detalhes da programação, as diretrizes para submissão de trabalho, os formulários de inscrição e demais informações sobre o colóquio estão disponíveis na página 1coloquioproffiloufmt.wordpress.com

 


AGENDA CULTURAL POR GILDA PORTELLA

 

BURGER FEST MT

O maior e mais gostoso festival do Centro Oeste, BURGER FEST MT, chega em sua 6ª edição em CUIABÀ.

Desafio devoradora e devorador Burger Fest MT- Concurso Melhor Hambúrguer – Concurso Melhor Batata McCain

Entrada e Estacionamento gratuito

Data: 13, 14 e 15/03 de Março .Horário: 17h as 00h

Local: Centro de Eventos do Pantanal Mais informações (65) 9 9217-2992

CÃO LATINO

Data: 11 de março Local: Cão Latino Bar

Quarta tem lançamento do Livro “No Limiar” e Pocket show do  Milton Guapo

Depois a noite segue com Kris Amorin, com o melhor do reggae nacional e pop rock

 Data: 11 de março Local: Cão Latino Bar

 

Data 12 de março Local: Cão Latino Bar

Quinta é dia de curtir o melhor do Blues, com um dos mais conceituados guitarristas do gênero no Brasil: João Fortes, que na ocasião se apresenta ao lado de Allan House!!! Imperdível!!!

 

Data 13 de março Local: Cão Latino Bar

Karola Nunes comanda o som nessa sexta-feira, com muita música brasileira, raggae, autorais e muito mais!!!

 

 Cavernas Bar 

Vem aí 𝐔𝐧𝐝𝐞𝐫𝐠𝐫𝐨𝐮𝐧𝐝 𝐑𝐞𝐬𝐢𝐬𝐭𝐞𝐧𝐜𝐞
Próximo sábado dia 14/03 às 22h.
O evento contará com a presença das bandas de Cuiabá MT: 𝐆𝐨𝐫𝐞𝐦𝐩𝐢𝐫𝐞, 𝐈𝐧𝐭𝐫𝐨𝐬𝐩𝐞𝐜𝐭𝐨, 𝐓𝐨𝐭𝐚𝐥 𝐃𝐞𝐬𝐚𝐬𝐭𝐫𝐞.
E pela primeira vez em Cuiabá diretamente de Duque de Caxias-RJ a banda 𝐕𝐄𝐋𝐇𝐎
Ingressos já estão a venda no 𝐂𝐚𝐯𝐞𝐫𝐧𝐚𝐬 𝐁𝐚𝐫
Antecipado 𝐑$𝟐𝟎
Na portaria 𝐑$𝟐𝟓
Produção 𝐔𝐧𝐡𝐨𝐥𝐲 𝐀𝐥𝐥𝐢𝐚𝐧𝐜𝐞

CINE DEBATE

Infância, juventude e representação na mídia' é o tema do Cine Debate sobre o curta “Dúdú e o lápis cor da pele” (direção de Miguel Rodrigues) que o OPS - Observatório sobre Publicidade e Sociedade da UFMT realiza no próximo dia 11 de março, às 19h, no SESC Arsenal!

DEBATEDORAS: Andressa Vaz: Publicitária graduada na UFMT- Neusa Baptista Pinto: Jornalista, autora do livro 'Cabelo ruim?'- Cátia Almeida: Professora do IFMT

DATA: 11 de março, 19h LOCAL: SESC Arsenal

CINE TEATRO CUIABÁ

DATA 14 MARÇO LOCAL: CINE TEATRO CUIABÁ

O espetáculo Bereu é resultado das pesquisas de mais de dez anos de convivência com as mulheres do presídio feminino Ana Maria do Couto May em Cuiabá-MT, onde realiza oficinas de teatro, dança e figurino. BEREU é uma gíria usada nas prisões que significa “bilhete, recado, carta” entre as pessoas presas e também com o mundo aqui fora.Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia)

 

DATA 14 MARÇO AS 19 H  LOCAL: CINE TEATRO CUIABÁ

Em 2020 Nico e Lau completam 25 anos de dupla. É uma longa história de luta, conquistas e busca de consolidação no mercado. Uma carreira artística de longa duração só pode ser construída com a gentil conivência do público consumidor. Cada meta alcançada representa um passo a mais na difícil missão de se estabelecer no mercado. Para comemorar toda essa longevidade a Nico e Lau Produções apresenta mais um sucesso no mercado de entretenimento o seu 26º show da carreira, CANHAIN, mais um acontecimento que você não pode ficar fora.

DATA 15 MARÇO AS 20 H  LOCAL: CINE TEATRO CUIABÁ

Um show em comemoração aos 20 anos da personagem mais amada e polêmica de Mato Grosso: Almerinda George Lowsbi. Interpretada pelo ator André D' Lucca, a milionária emergente, que foi casada e amante de diversos políticos, ficará de frente com gestores públicos e parlamentares para falar da vida política e pessoal, em formato de stand up

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia) Meia solidária R$ 20,00 + 1kg de alimento

DATA: 16/03 19h LOCAL: Cine Teatro Cuiabá | Gratuito

Nesta edição, o Encontros com a Cultura, apresentaremos o tema: Planejamento e Gestão Cultural, com Claudia Leitão (CE) Economista, Pesquisadora foi Secretária da Cultura do Estado do Ceará, com o  Programa “Cultura em Movimento: Secult Itinerante”, criado em sua gestão, que lhe rendeu o primeiro lugar do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), na categoria “Gestão Pública”. E apresentações artísticas dos Pontos de Cultura Ciranda e Art Cidadã. 

http://www.bit.ly/encontro_cultura    INSCRIÇÕES ONLINE - COM CERTIFICAÇÃO

 

ESPAÇO GARDEN

Roda de Samba – Mariana Borealis e Rodrigo Mendes

DATA: Sábado 14/03  LOCALEspaço Garden, a partir das 20h.

Escola de Palhaço 2020 - Operação SóRia

Inscrições abertas!!! Solicite já sua ficha de inscrição enviando um e-mail para [email protected]

E tenha mais informações.


FUZUÊ BAR E BOÊMIA

DATA: 11/3 a partir das 20h, LOCAL: Fuzuê Bar - Praça da Mandioca - Rua Governador Rondon, 737, Centro

O Pedro Oleare Trio recebe o trompetista Levi Barros p uma noite de Choro e Jazz 

Pedro Oleare: guitarra

Thiago Costa: bateria

Paulinho Nascimento: baixo

GABINETE ANTES DO CAFE

DATA: 14 de Março LOCAL: Gabinete Antes do Café INFORMAÇÕES 9 9261-9394

DATA: 14 de Março LOCAL: Gabinete Antes do Café INFORMAÇÕES 9 9261-9394

 Geronimo West Music

Resenha das Irmãs Silvas

Data: 13 de Março  Local: Geronimo West Music

Data: 14 de Março  Local: Geronimo West Music

KARTELL ROCK CLUB

METADE CHEIO

 

QUA/11_Bora marcar o happy que a promo é garantida: das 18h às 21h é só $10 a garrafa de 600ml de Eisenbahn (puro malte);⁣

QUI/12_No quintal vamos ao segundo encontro do clube de leitura @lupusinutero, dedicado exclusivamente ao livro "Mulheres que correm com os lobos", de Clarissa Pinkola Estés. Nesta quinta o mergulho é na história do Barba-azul, a partir das 19h, com entrada livre - mais informações você encontra no perfil oficial do @lupusinutero;⁣

SEX/13_Sexta agora somos o lugar ideal para seu esquenta: a entrada é gratuita e no som rola um house & disco bem de-lí-cia pra chacoalharmos o corpitcho enquanto saem nossos comes e bebes caprichados, numa playlist feita especialmente pra cá por @eusweel;⁣

SÁB/14_E no sábado fechamos a semana com a feirinha mais divertida e consciente do pedaço: o @mercadodaspulgascuiaba. Este é um evento para a circulação de usados, cuja inscrição (para expor) é feita previamente e a visitação é livre. Sugerimos vir sempre com uns troquinhos no bolso e aquela ecobag esperta debaixo do braço, bel

MUNDARÉO

DATA 11 DE MARÇO LOCAL MUNDARÉO 

 MUSEU RONDON

 Musiva

 

Israel Novaes e PH & Michel na Musiva

Data: 15 de Março Local: Musiva

PALÁCIO DA INSTRUÇÃO

Que tal colar com a gente no primeiro 'Arvinte Diálogos'?

Medindo a nossa conversa, a doutora em Artes Cênicas e Mestre em Cinema, Marithê Azevedo, vai apresentar alguns dos conceitos das ocupações socioestéticas, trazendo como plano de fundo as intervenções poéticas vistas em Cuiabá desde 2009.

É hora de pensar nas conexões entre arte e cidade! Então anota aí: dia 15 de março, a partir das 14h, no Palácio da Instrução.

Lembrando que a entrada é gratuita, sem necessidade de inscrições prévias e livre para todos os públicos.

RANCHO PUB 

Poperia Summer 2 | Futebol de Sabão | Piscina Free

Data: 14 de Março  as 23 h  Local: Rancho Pub

TABULEIRO DA PEROLA NEGRA 

 

DATA 10 A 12 DE MARÇO LOCAL: TABULEIRO DA PEROLA NEGRA RUA AROEIRA, 210, JARDIM GRAMADO 

 

DATA 13 DE MARÇO LOCAL: TABULEIRO DA PEROLA NEGRA RUA AROEIRA, 210, JARDIM GRAMADO 

DATA 14 DE MARÇO LOCAL: TABULEIRO DA PEROLA NEGRA RUA AROEIRA, 210, JARDIM GRAMADO 

Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

Data: 14 de março  Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

ARVEND - Associação de Mulheres Empreendedoras de Mato Grosso E BLESS AGENCY estará realizando o 1° Congresso Mulher Poderosa que tem como tema central: “Nasci para ser amada e não Abusada”.

O evento é para toda família, além de palestras, depoimentos, terá ainda teatro e música.A entrada é apenas 2 Kg de Alimentos não perecíveis que serão destinados à doação. Faça sua inscrição no link: *https://www.sympla.com.br/congresso-mulher-poderosa__789069

Ultramacho Circuito Morro Da Cachoeira e Águas Do Cerrado

Data: 14 e 15 de março  Local: Serra de São Vicente

Sábado, 14 de março de 2020

Ultrabike 30K

Ultrabike 60K

Duathlon

Domingo, 15 de março de 2020

Trail Run (Corrida em Trilha) 6k

Trail Run (Corrida em Trilha) 12k

Trail Run (Corrida em Trilha) 21k

 

Vozz Club

 

ANNA -Data: 13 de Março Local: Vozz Club

Anna, que atingiu o maior patamar do Underground mundial, Headliner dos maiores festivais do mundo. Se apresenta nesta noite, que possivelmente será a última chance de vê-la, no Club.

Line Up:23:00 RODS NOVAES 02:00 ANNA  04:30 THE MUHAMMADS  Lights: LYLLO

Baile da infernal Data: 14 de Março Local: Vozz Club

O tradicional baile das atléticas, que acontece mensalmente no club, traz no mês de MARÇO, a Atlética INFERNAL, do curso de Comunicação e Artes da UFMT.

Line Up:

23:00 MIAGY 02:00 RAPHA MARTINELLI 04:00 LC JUNIOR Lights: LYLLO

 


Lançamento do Livro: Entre irmandades e jesuítas: história da Igreja do Rosário em Cuiabá-MT (1750-1981) por Gilda Portella

 

 

 

O evento de lançamento  do livro "Entre irmandades e jesuítas: história da Igreja do Rosário em Cuiabá-MT (1750-1981)" de  Marcos Amaral Mendes ocorrerá no dia 16 de abril de 2020, a partir das 19h30, na Casa Barão de Melgaço, sede do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de Letras. Na ocasião, o grupo de siriri Flor de Atalaia, que aparece na capa da obra, fará uma apresentação.

 

 

Marcos Amaral Mendes é doutor em história e mestre em geografia pela UFMT. 

Especialista em Patrimônio, turismo e desenvolvimento regional (UFMT) e em Metodologia da Pesquisa (Univag). Graduado em História pela Unic.

É autor das obras: "História e Geografia de Mato Grosso" publicada em quatro edições e "Identidade e território: estudo sobre a devoção a São Benedito em Cuiabá-MT". Atualmente desenvolve pesquisas sobre os municípios de Mato Grosso.

 

 

Entre irmandades e jesuítas: história da Igreja do Rosário em Cuiabá-MT (1750-1981)

Nos dias atuais quem visita o centro histórico de Cuiabá não deixa de se surpreender com a arquitetura e tesouros artísticos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como sendo de São Benedito entre os cuiabanos. Única das quatro igrejas edificadas no século 18 na capital de Mato Grosso que não foi demolida, o monumento arquitetônico é tema da obra “Entre irmandades e jesuítas: história da Igreja do Rosário em Cuiabá-MT (1750-1981)”. Como indica o próprio título, o livro analisa o processo histórico do templo entre os anos de 1750, data que a documentação consultada pelo autor indicou como sendo a do início da construção da igreja, e 1981, ano no qual desapareceu a última irmandade que funcionou nas dependências desse espaço sagrado: a de São Benedito.

O livro, com 359 páginas e 98 imagens, foi escrito numa linguagem acessível por Marcos Amaral Mendes, doutor em história pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele encampa as pesquisas que o autor realizou entre os anos de 2008 e 2018 em diversos cursos de pós-graduação na UFMT e também fora do âmbito acadêmico. Toda a investigação foi amparada em fontes documentais produzidas pelas irmandades que construíram e administraram a igreja durante quase dois séculos, além daquelas produzidas pela Paróquia do Rosário e outras instituições eclesiásticas e da sociedade civil.

O rigor empregado na pesquisa permitiu o preenchimento de diversas lacunas referentes à historicidade da igreja, além da correção de erros cometidos em obras anteriores. Entre os erros esclarecidos está a própria datação da construção da Igreja do Rosário, já que alguns historiadores e memorialistas apontavam 1722 (uma confusão que se faz com a Capela de São Benedito que os escravos levantaram no antigo Largo do Sebo, atual Praça da Mandioca) ou 1736 (interpretação equivocada da leitura da obra de José Barboza de Sá, cronista pioneiro que registrou os fatos históricos de Mato Grosso na segunda metade do século 18).

A Igreja do Rosário está edificada no local exato em que os escravos indígenas de Miguel Sutil de Oliveira descobriram ouro em outubro de 1722, marco zero de Cuiabá, pois foi em consequência dessas descobertas que surgiram os primeiros casebres e se configuraram as primeiras vielas que originaram a cidade. A igreja foi levantada pelos devotos de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, escravos africanos em sua maioria, que nas noites de luar, único período que lhes era permitido, se empregavam até pela madrugada nesse propósito. Durante todo o século 18 foi um dos marcos da posse portuguesa sobre o território mato-grossense. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pela Fundação Cultural de Mato Grosso. Em suas dependências é realizada a Festa de São Benedito, a maior festividade religiosa do Estado. Trata-se, portanto, de referência das mais expressivas na memória histórica local.

Ao longo dos dez capítulos do livro, o leitor irá acompanhar a formação dos espaços sagrados em Cuiabá, o contexto da edificação da Igreja do Rosário e da capela lateral de São Benedito, as agremiações e devoções que se organizaram no templo, a influência da igreja nas vivências e nos relacionamentos cotidianos, as disputas que existiam pelo controle do templo, as posturas diante da morte, a criação e os primeiros tempos da Paróquia do Rosário, e as festas dos santos padroeiros, temática que, por si só, requereu a escrita de três capítulos da obra. Muitos outros tópicos correlatos, como as touradas, a dança de congos e os prostíbulos que se estabeleceram nas proximidades do templo, também são tratados com a devida atenção.

Este livro, portanto, é um estudo sem precedentes acerca do tema. Pelo conteúdo, profundidade dos detalhes e leitura atrativa seduzirá pesquisadores, acadêmicos e o público leigo que se interessa pela temática. É um contributo ofertado, ainda que tardiamente, aos cuiabanos na esteira das comemorações do tricentenário da fundação da cidade completados em abril de 2019. Nessa história três vezes secular da capital de Mato Grosso, foram muitos os indivíduos e grupos que encontraram na Igreja do Rosário um sentido para suas existências.

O evento de lançamento ocorrerá no dia 16 de abril de 2020, a partir das 19h30, na Casa Barão de Melgaço, sede do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de Letras. Na ocasião, o grupo de siriri Flor de Atalaia, que aparece na capa da obra, fará uma apresentação. Maiores detalhes sobre o livro e o evento de lançamento poderão ser obtidos pelo WhatsApp 9 9676 7044 com o autor.

 


MANIFESTO PELA VIDA DAS MULHERES

Mulheres de Cuiabá voltam às ruas no domingo para denunciar feminicídio e retirada de direitos; confira a agenda e o manifesto do 8M

O Ato será às 16h, na Praça Ulisses Guimarães (em frente ao shopping Pantanal), e contará com diversas atrações culturais locais  

O 8 de Março tem se consolidado como Dia Internacional de Luta das Mulheres, e não apenas um dia especial para as mulheres. Em todo o mundo, as manifestações têm sido cada vez mais politizadas, conscientes de que ainda há muita coisa a mudar. As vitórias femininas são, sim, motivos de orgulho. No entanto, sobreviver aos altos índices de feminicídio, à objetificação, ao mercado de trabalho desigual e às jornadas triplas não são vitórias a serem comemoradas, tal qual um jogo. Esses obstáculos, definitivamente, não devem mais existir na vida das mulheres.

Para denunciar a persistência desse cenário, agravado pela atuação desastrosa de um governo de ideias retrógradas, as mulheres de Cuiabá irão às ruas neste domingo, junto a milhares de outras trabalhadoras do mundo. A organização local é do coletivo Mulheres na Luta, que constrói cotidianamente atividades para pautar temas feministas em diferentes espaços, além de mobilizações. A Adufmat-Ssind é uma das entidades que contribui com a organização do 8 de Março, junto ao coletivo.

“O local foi escolhido pela simbologia. A Praça Ulisses Guimarães leva o nome de quem promulgou a Constituição Federal de 1988, que é diariamente rasgada pelos governos, massacrando direitos, e essa mesma praça foi o local do ato “Ele Não”, realizado em 2018. Ocupar essa praça vai ser uma demonstração de que as mulheres não cederão ao militarismo e à violência”, explica a diretora da Adufmat-Ssind, Lélica Lacerda.

“Este ano, nós, mulheres aqui de Mato Grosso, iremos participar do 8M internacional. Como a gente não poderia deixar de fazer, vamos pisar o pé na rua, levar nossa voz à rua. Porque depois da Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista e agora Reforma Administrativa, nós não poderíamos deixar de ir às ruas dizer que nós queremos a revogação das reformas, somos contra a Reforma Administrativa, que têm atingido a vida dos trabalhadores, mas diretamente a vida das mulheres. Além disso, as taxas de feminicídio têm crescido assustadoramente de 2018 a 2020, e isso a gente precisa mostrar, a gente precisa dizer para todos”, afirmou Patrícia Acs, do Mulheres na Luta.

Acs destacou ainda a importância da atividade nos últimos anos, sua capacidade de agregar mulheres de todo o mundo e movimentar politicamente a partir das pautas e discussões dos últimos 8 de março. “O 8M 2020 vem com toda a força, toda a resistência que nós mulheres temos mantido nessa luta”, acrescentou.  

Agenda

 

A programação do chamado 8M já começou. Nessa sexta-feira, 06/03, mulheres foram ao Posto de Saúde do bairro Jardim Renascer para uma Roda de Conversa sobre o protagonismo das mulheres.

Também na sexta e na quinta-feira foi realizado o Encontro de Mulheres pela Vida: discussão sobre feminicídio e violência contra a mulher, no auditório do Museu Rondon/UFMT, às 18h.

No sábado, 07/03, às 8h, haverá a Marcha Rosa – MT Mama, com o tema “Quem tem câncer não pode esperar”, justamente num momento em que o Hospital do Câncer anuncia que não atenderá mais pacientes por falta de recursos. A concentração será na Praça Alencastro.

Dia 08/03, Ato às 16h, na Praça Ulisses Guimarães, com diversas atrações culturais.

Entre as atrações culturais, devem se apresentar Nay Silva, Lua Brandão, Nega K. Bulosa, Luisa Lamar, Karola Nunes, Josi Crispim, Carla Vecchia, Hend, Aline Fauth, Anne Duarte, Renata Crizanto e Cena Livre.

Ainda no dia 08/03, também às 16h, a Adufmat-Ssind expõe o painel “Não somos números”, na edição desse ano do Samba das Pretas. Serão exibidas imagens de mulheres conhecidas pelo trabalho na arte, na ciência, na política, entre outros, além de mulheres que foram vítimas de feminicídio no estado.  

No dia seguinte, 09/03, as mulheres se reunirão no Auditório da Adufmat-Ssind, às 19h, para avaliar o ato e continuar a organizar as próximas atividades.

Para marcar mais um ano sem respostas sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e Anderson Gomes, as mulheres programam um evento no dia 14/03. O ato “Quem Matou Marielle Franco e Anderson Gomes?” ainda tem local e horário a definir.

No dia 27/03, haverá nova Roda de Conversa sobre o protagonismo das mulheres, dessa vez no Posto de Saúde do bairro Pedregal.

Manifesto

Para marcar o 8M 2020, o coletivo Mulheres na Luta divulgou um manifesto, disponível abaixo na íntegra.

 

MANIFESTO PELA VIDA DAS MULHERES


No dia 8 de março, voltaremos às ruas mais uma vez!

Nas pequenas vilas, distritos, municípios e grandes metrópoles; nas casas, nas fábricas, locais de estudo, nas vielas e ruas, onde houver uma mulher, haverá, como sempre, luta, resistência e reivindicação! Os tons de nossas vozes, mais uma vez, se erguerão contra os retrocessos do conservadorismo e reacionarismo que mais se sub-servem do sistema patriarcal para nos retirar direitos políticos, sociais, culturais e econômicos, expondo nossa frágil democracia. Estamos no estado do agronegócio, e este é um dos estados que mais matam mulheres. O estado do agro atinge a vida das mulheres quando o dinheiro público, que deveria ser investido em serviço público para melhor atender à população, escorre pelo ralo das isenções fiscais bilionárias dadas ao agronegócio; o estado do agronegócio mata mulheres quando privilegia o agrotóxico em detrimento da vida de mulheres e crianças; mais mata mulheres quando o poder público ignora nossas vidas e não investe seriamente em políticas públicas contra violência às mulheres e os feminicídios.

Como nos anos anteriores, no dia 8 de março, também comemoraremos as conquistas que se consolidam com sufrágio, participação política, com a relativa autonomia sexual e reprodutiva, com acesso ao trabalho. Mas, buscaremos, sobretudo, fazer deste dia um grande dia de mobilização e articulação de mulheres de todas as idades, regionalidades, sexualidades, raças e identidades de gênero/ sexual e de diferentes setores da sociedade em torno de pautas comuns e que nos são muito caras.

Nossas bandeiras se levantam pela luta contra a violência doméstica, de gênero e estrutural, que nos têm feito “alvos” em nossos próprios lares; pela legalização e descriminalização do aborto, que, a cada 1 minuto, é feito de forma clandestina e é o 5º maior causador de mortes  maternas no Brasil; pela equiparação e equidade salarial que, dada a desigualdade, precariza nossas condições de trabalho, emprego e renda; pela aposentadoria digna e justa, pois, no ciclo de vida que exige maior cuidado e intervenção do Estado, somos expostas à marginalização social e econômica, que através das jornadas contínuas e ininterruptas  de trabalho, associadas ao cuidado/doméstico, ou seja, trabalho não remunerado, imputa-nos uma redução na qualidade e expectativa de vida. Assim, lutamos pela revogação da reforma da previdência e trabalhista e nos posicionamos contra a reforma administrativa, que fragilizará ainda mais os direitos sociais que, hoje, sucateados, são, equivocadamente, apresentados como “benefícios”. Lutamos por uma vida digna, cada vez mais difícil com o aumento do custo de vida; vivenciamos o aumento da comida, do gás, da carne, energia, da água, do aluguel, daquilo que é necessidade básica na vida das mulheres mais vulneráveis economicamente. Uma vida digna significa uma vida sem as grandes dívidas feitas para manter o básico do dia a dia, dívidas geradas por um mercado que visa ao lucro acima das vidas humanas; uma vida digna é ter garantidos os direitos à Saúde e Educação públicas e de qualidade; ter uma vida digna é ter acesso às creches públicas, uma vez que, em Mato Grosso, apenas 30% da demanda é contemplada pelo poder público; ter uma vida digna é ter resguardado o direito a salários que não estejam desgastados, a uma previdência mais justa e condições de trabalho mais humanas – o que não nos é oferecido, principalmente, no setor das empresas terceirizadas, em que as mulheres são maioria e os salários e direitos são os mais precarizados.  

Temos o direito de viver uma vida livre de qualquer tipo de violência, agressão física, violação e abusos sexuais, mas o Estado Brasileiro, através do atual governo (Jair Bolsonaro), e sua prática machista, racista, misógina e LGBTfóbica, nos expõem e nos colocam num “lugar frágil” e, por isso, vulnerável. A recente fala misógina do presidente em relação à denúncia de uma jornalista de um jornal de grande circulação nacional o coloca como nosso inimigo número 1. Temos um governo que, com seu discurso, justifica e incentiva a violência contra as mulheres, uma vez que prega o machismo em seus pronunciamentos e o aplica em suas políticas de redução de direitos – “mulheres devem ganhar menos porque engravidam”; “mulheres podem ser estupradas”; “homens de outros países podem vir ao Brasil fazer sexo com as brasileiras”, como se fôssemos apenas carne, objeto, sexual. E é nessa mesma linha que se colocam as arbitrariedades da ministra Damares, que, por meio de discursos que querem se fazer de alucinantes, aliena toda a população daquilo pelo que verdadeiramente lutam os movimentos feministas e de mulheres. Embora os índices de feminicídios e violência contra as mulheres estejam aumentando de modo assustador, temos uma ministra que tenta negar essa violência e a nossa necessidade de igualdade; temos um governo que tenta destruir os direitos que conquistamos com muita luta.

Nossa saída é nossa organização e nossa luta! E é isso que queremos mostrar neste 8 de março!

Não podemos mais esperar! Contra a violência mantida pelo estado patriarcal! Por direitos! Por uma vida digna! Pela vida de todas nós!

“Pela vida das mulheres: contra a violência e autoritarismo, por direitos e uma vida digna!”

                                                                                                        

Cuiabá, 8M 2020

Mulheres de Mato Grosso na Luta

 


Exposição de artes “Achados, arte e sustentabilidade”

Exposição de pintura em telas e em diversos materiais usados como suportes para a arte - suportes estes que outrora eram objetos utilitários, mas que foram descartados e agora transformados em arte nas mãos da artista plástica e artesã Janete Hartmann ganhando nova vida. São pinturas em um estilo acadêmico e às vezes impressionista em técnicas a óleo e acrílica, que remetem à vida bucólica, ao campestre e à natureza limpa e sem pressa, onde o expectador poderá perceber nos detalhes.

Os termos “Achados” e “Sustentabilidade” significam isso mesmo, encontrados e reaproveitados -  resgatados das calçadas, caçambas, terrenos e até mesmo de dentro das casas, coisas que não seriam mais úteis como uma janela velha ou uma cadeira quebrada foram salvas do destino eminente que seria o lixo ou o fogo,  além das várias molduras que foram restauradas. Estarão expostos também, entre outros, as madeiras de pallet que são usadas para emoldurar ou como o próprio suporte de suas pinturas.

Sobre a artista: Natural de Toledo PR, mora em Cuiabá há mais de 30 anos, formada em Licenciatura em artes com ênfase nas artes plásticas, optou por não ir à sala de aula e sim continuar com seu trabalho em ateliê produzindo e dando aula de pintura e artesanato como já havia definido que seria sua profissão desde sempre.

 

Exposição “Achados, arte e sustentabilidade

Abertura: 13 de março/2020, as 19:30 h

Centro Cultural Casa Cuiabana

Período para visitação: 14 de março a 30 de abril/2020

Das 8 h as 12 h e das 14 h as 18 h

Contato para agendamento: 65 3624 2064

 

 

 

 

 


3º 'Contos do Mato' fomenta cultura literária na capital: conheça as atividades para adultos e faça o agendamento.

3º 'Contos do Mato' fomenta cultura literária na capital: conheça as atividades para adultos e faça o agendamento.

 O Evento Contos do Mato chega à sua terceira edição e promete movimentar a capital entre os dias 24 a 29 de março, com a presença de escritores, contadores de histórias, livros, editoras e livrarias, numa programação que terá a duração de uma semana, bem no centro da cidade. Com o nome Arena Literária 300 Anos, o projeto foi pensado por um grupo de artistas e escritores de Cuiabá, acolhendo em sua programação, as atividades relacionadas a difusão do livro e da leitura. 

A participação do público é totalmente gratuita e a programação conta com rodas de conversa, palestra, oficina de Escrita Criativa, batalha de poesias, show musical, noite de autógrafos com escritores convidados, sessões de contação de histórias, piquenique literário, teatro lambe-lambe e o “Cantinho do Livro e da Leitura”, onde o público poderá adquirir um exemplar do seu escritor favorito, ou simplesmente ouvir a mediação de leitura de um autor infanto-juvenil.

Programação para todas as idades

Os grupos formados por estudantes, pesquisadores, turmas universitárias e demais interessados na temática, já pode realizar o agendamento para participar da programação noturna do evento, que conta com mesas que agregam escritores de todo o Brasil. Segundo Alicce Oliveira, proponente do Projeto aprovado pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, esporte e turismo e do Conselho Municipal de Cultura, via edital de apoio à Projetos Culturais, as atividades para adultos, acontecem  às 20h no Palácio da Instrução. Alicce explica que essas atividades são voltadas para pesquisadores, professores, escritores, livreiros, estudantes universitários e todos aqueles que mantém o encantamento pela cultura literária. As pessoas podem participar também de forma autônoma, chegando com 15 minutos de antecedência ao espaço, visto que o local mantém um número específico de cadeiras.  No dia 25/03, o tema será  “Fronteiras à Produção Literária”, com Neusa Baptista, Maria Alexandre, Lívia Bertges e Caio Ribeiro. Dia 26/03, a “Formação de Leitores” será debatido por Angela Coradini, Caio Ribeiro, Daniela Freire e Santiago Santos. Já no dia 27/03, Jussara Edna Meire da Silva, Marcella Gaioto, Wuldson Marcelo e Santiago Santos refletem sobre a  “Literatura e Tecnologias”.

 No dia 28, a programação começa mais cedo, às 14h, com uma Maratona de conhecimento, com a participação de Lucinda Persona, Aclyse de Mattos, Ivens Scaff e Santiago Santos, falando sobre “Temas Transversais Em Literatura”; em seguida “Produção e Distribuição Editorial”, comandadas por Victor Hugo, Lourezo Falcão, Rommel Kunze e Caio Ribeiro. A partir das 18h, os escritores, livrarias e editores participantes do Contos do Mato realizam uma  “Noite De Autógrafos”, com venda de livros. Às 19h30, a escritora Anna Cláudia Ramos (RJ), encerra a programação do dia com a palestra  “Dá Formação Do Escritor à Mediação De Leitura”. O evento chega à reta final no dia 29/03, com a  Oficina de Escrita Criativa conduzida pela Editora Umanos; Batalha De Poesia – Slam Despejo e  Maratona de Histórias com  Narradores Convidados.  A abertura oficial do evento acontece no dia (24/03) às 20h, com um show da banda Tchá Por Diós.  Para realizar o agendamento de grupos e obter mais informações sobre o evento, os interessados podem acessar as redes sociais e a página do evento na internet, assim como ligar para (65) 65 9934-2304, ou pelo Whatsapp, clicando no link: http://abre.ai/contosdomato . 

Além das atividades movimentadas pelos escritores, do dia 25/03 ao dia 28/03,  a programação começa às 8h  com Piquenique Literário, Teatro Lambe-Lambe e Espetáculos narrativos.

Primeira Etapa

A primeira etapa do projeto teve início em fevereiro com o curso Seja um contador de histórias, faciltado pela Atriz Alicce Oliveira. O evento foi contemplado no edital de patrocínio à cultura da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, esporte e turismo e do Conselho Municipal de Cultura, via edital de apoio à Projetos Culturais. Os participantes do curso, farão uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a Arena Literária, que acontece de 24 a 29 de março de 2020 no Palácio da Instrução. O curso que vem sendo realizado pela produtora cultural e atriz Alicce de Oliveira, já formou novos contadores de histórias, inclusive tendo a participação de uma ex-aluna no Contos do Mato em 2020, como uma das atrações do evento. Natália Gortz é de Lucas do Rio Verde,  Professora e contadora de histórias, conta que ama a arte, teatro. "Depois que descobri o gosto pela leitura de livros sempre procuro utilizar a mediação de leitura através das histórias que conto , pois penso que para as crianças, jovens e ou adultos é uma forma de incentivar o quanto é importante exercitar o hábito da leitura de bons livros. Além de aperfeiçoar através de cursos, formações , congressos etc...através da arte de contar histórias. Natália terá uma atividade fixa todos os dias do evento.

 

Escolas e Acessibilidade

Além das atividades que acontecem no prédio do Palácio da Instrução, algumas mesas acontecerão de forma descentralizada, indo até escolas de Cuiabá. O Arena Literária vai à escola, leva no dia 27/03 às 9h, os escritores Niara Terena e Caio Ribeiro para falar sobre o Escritor Mirim. No mesmo dia, às 15h, o tema será : “Políticas Públicas”, conduzido por Rommel Kunze, Waldinéia Ribeiro, Eliane Quinhone, representando a Secretaria Municipal de Educação e Caio Ribeiro.

  O evento formalizou parceria junto ao município incentivando a visitação de grupos escolares por meio de agendamento. As escolas do Estado, Grupos universitários e escolas particulares, também poderão participar da programação, mediante agendamento, respeitando a capacidade de público de cada espaço e atividade. Para os espetáculos narrativos, haverá tradução em libras que proporcionará acessibilidade aos surdos.

Informações

 Para obter mais informações sobre o evento, os interessados podem acessar as redes sociais e a página do evento na internet, assim como ligar para (65) 65 9934-2304, ou pelo Whatsapp pelo mesmo número, ou clicando no link: http://abre.ai/contosdomato . 

 


PROGRAMAÇÃO 04 a 08 de Março - POR GILDA PORTELLA

 

 

 

 

 

 

 

CABANA BAR

DATA: 07/03 LOCAL: CABANA BAR

1º Acoustic Beats com Chabox e Karola Nunes música autoral e muitas

Brasilidades na casa!

CASA CUIABANA

EXPO MULHERES

DATA 07 DE MARÇO LOCAL CASA CUIABANA

 

 

Casarão das Artes

DATA: 08/03 LOCAL Espaço Cultural Casarão das Artes –Pedra 90

Domingo dia 08/03 faremos um delicioso café da manhã e uma manhã da beleza para as mulheres no nosso Espaço Cultural Casarão das Artes, aqui no Pedra 90, que terá início as 9h da manhã  até às 11h, contamos com a presença de todos vocês para levarmos o carinho e o afeto a todas as queridas e grandes mulheres que merecem ter um dia mais que especial somente para elas. 

 

CINE COXIPONÉS

 

Acompanhe a programação de fevereiro da Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés. Sessões às terças, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Entrada gratuita.

E todas as terças-feiras à noite, às 19h30, o Cineclube Coxiponés é parceiro da Temporada de Filmes do Cine Teatro Cuiabá, com exibição de filmes inéditos em Mato Grosso. No Cine Teatro há cobrança de taxa de manutenção de R$4,00 (inteira) ou R$2,00 (meia). Não perca!

 

DATA: 06 de MARÇO LOCAL: CINE COXIPONÉS 

Flor Ribeirinha

Estão abertas as inscrições para o Projeto FLOR DA IDADE 2020!

Se você tem mais de 50 anos, sinta-se convidado(a) a vivenciar a dança do Siriri e outras manifestações tradicionais da cultura cuiabana no quintal da Dona Domingas com o grupo Flor Ribeirinha. Essa atividade permite o participante, por meio das danças tradicionais, promover no seu dia-a-dia, qualidade de vida e estímulo social.

Se inscreva gratuitamente pelo no site do Flor Ribeirinha (link abaixo disponível). Mas atenção, porque as vagas limitadas, podendo assim surgir lista de espera.

As inscrições se encerram na próxima quinta (05/03). O Flor da Idade se iniciará dia 07/03 e será todos os sábados, das 17h às 18h. Participe!

Link para inscrição: http://www.florribeirinha.com.br/AcaoSocial/Create?asl=4

 

Flor Ribeirinha - Semente Ribeirinha

Seu pequeno quer dançar siriri? A Associação Cultural Flor Ribeirinha abre novas inscrições para formar sementinhas.

O Ponto de Cultura Quintal da Domingas abre as primeiras vivências de um novo ciclo do Projeto Sociocultural “Semente Ribeirinha”, projeto que oferece aulas gratuitas de siriri, dança típica da cultura popular do Estado, para crianças de 04 a 12 anos. As turmas começam ainda em março, no dia 07 (sábado) e devem seguir no projeto até dezembro de 2020.

As inscrições são gratuitas, realizadas até o dia 05 de março no site do Flor Ribeirinha (link abaixo). As vagas são limitadas, podendo assim surgir lista de espera.

Link da inscrição: http://www.florribeirinha.com.br/AcaoSocial/Create?asl=3

Os encontros serão realizados todos os sábados às 8h30 da manhã no quintal da Domingas - sede do Flor Ribeirinha, na tradicional comunidade São Gonçalo Beira Rio.

 

Fuzuê Bar e Boemia

 

Quarta jazz do Fuzuê bar e boemia

DATA: quarta ( 4/3) a partir  das 20h,

LOCAL:  na Praça da mandioca - Rua governador Rondon, 737, centro 

 Pedro Oleare Trio recebe o guitarrista Marco Túlio e o cantor Ricardo Abraão 

 

GERONIMO WEST MUSIC

Me desculpa, pai. Me desculpa, mãe - A festa - show da MC BRUNA ALVES

DATA: 06 DE MARÇO

LOCAL : GERONIMO WEST MUSIC

 

FELIPE ORIGINAL

DATA: 07 DE MARÇO

LOCAL : GERONIMO WEST MUSIC

KARTELL ROCK CLUB

DATA: 04 DE MARÇO

LOCAL KARTELL ROCK CLUB

A entrada é free e o som tá garantido com o nosso parceiro Ton Rock.

Bar aberto às 18 h & show a partir das 21 h⁣

 

DATA: 05 DE MARÇO

LOCAL KARTELL ROCK CLUB 

Já marcou o happy hour desta quinta-feira? O Kris Amorim & convidados vão acelerar o club.

 

DATA: 06 DE MARÇO

LOCAL KARTELL ROCK CLUB 

Bora finalizar a semana acelerando e curtindo a banda Oestfild & Convidados

 

MALCOM  PUB

 

DATA: 5/03 - QUINTA FEIRA

R$ 15 - ENTRADA FREE ATÉ 22H 

Especial MAROON e BRUNO MARS + Banda Linha Reta

 

 

DATA: 06/03 - SEXTA FEIRA

R$ 20 - LADIES FREE ATÉ 22H 

No #PUB, @heroisdebrinquedo com o melhor do GRUNGE no Especial "UMA NOITE EM SEATTLE". Vai rolar Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e muito mais! 

 

No #CLUB, THE HOUSE IS DOWN com @raulizzard e @dennercabral! O melhor da House Music tem endereço certo nessa sexta!

DATA: 06/03 – SÁBADO 

DATA: 07/03 – SÁBADO

Um evento EMOCIONANTE - MALCOM SINFÔNICO.Um time de peso na casa, mesclando ROCK, MÚSICA CLÁSSICA E DISCOTECAGEM em uma experiência

 

METADE CHEIO

DATA: TER/03 MARÇO Que tal começar a semana chamando xs colegas ou x crush pratomar aquele chopinho esperto? Vem que o copo de 300ml de Cuyabana estará $6 a noite toda;⁣

DATA: QUA/04 MARÇO Enquanto o quinto dia útil não chega, a gente facilita a vida e mata sua fominha com um descontão em nosso sanduíche-novidade de caponata (de $16 por $12, somente nessa quarta);⁣

DATA: QUI/05 MARÇO é pra molhar o bico e garantir o desconto logo após o trabalho: das 18h às 21h tá só $10 a garrafa 600ml de Eisenbahn (puro malte);⁣

 

DATA: SEX/06 MARÇO Cantores se unem para cantar a dor, a vida, a morte e o amor... simples assim. A ideia partiu da jornalista Martha Baptista que, ao longo de três anos no Coro Experimental MT descobriu afinidades musicais com o maestro, regente e cantor Jefferson Neves e a cantora Vera Capilé. “.Simples assim” é, portanto, o nome do show/recital em que três artistas de gerações e vozes distintas (um barítono, uma contralto e uma soprano) se encontram para realçar a força de melodia e letra, acompanhados por Eduardo Santos no violão e Juliane Grisólia na percussão. O evento acontece em nosso quintal às 20h, com bilheteria a $20 e lugares limitados; ⁣

DATA: SÁB/07 MARÇO_"Fetecún" é uma gíria cubana pra "festa" e sábado agora la noche é para ficarmos enamorados por las canciones y las bebidas latinas! No som uma playlist caliente y no bar cuba libre ou mojito por $12 a noite inteira, com entrada gratuita

MOSTEIRO

ALOKA Combatchy - Pabllo Vittar VS Anitta 07.03

DATA: 07 DE MARÇO

LOCAL: MOSTEIRO BAR E CULTURA

SESC ARSENAL

FORÇA MULHER - Terra | Estela Ceregatti

DATA:  08/03

LOCAL: Teatro Sesc Arsenal Horário: 20h

Entrada: R$10,00 (inteira) R$5,00 (meia)O show FORÇA MULHER - Terra, traz novas composições da artista cuiabana Estela Ceregatti e releituras de clássicos imortalizados por Mercedes Sosa, Violeta Parra e Milton Nascimento. Toda a sonoridade é permeada pelos poemas das poetas da terra: Luciene Carvalho e Jade Rainho.

Estela ecoa o canto de tantas outras mulheres e sopra o orgulho de ser espelho da lua e emanação do ventre da terra. Em meio aos cantos que brotam de suas memórias ancestrais e das provocações da atualidade, reflete a figura da filha, mãe, avó, manifesta na anciã - uivo certeiro em ser no mundo. Um abraço forte e irmanado em forma de música, um impulso vital sobre a liberdade de sermos quem verdadeiramente somos. Força Mulher é canto que insiste em espalhar amor e gratidão.

O show conta com os renomados músicos: Jhon Stuart (contrabaixo acústico, piano e arranjos/ produção musical), Manoel Neto (guitarra e violão), Yndira Villaroel (violino) e Rykaelle (trombone). A cenografia é de Daniela Monteiro, iluminação é de Karina Figueredo, direção cênica de Daniela Leite e concepção artística-musical de Estela Ceregatti. O show também conta com as ilustres participações da poeta Luciene Carvalho e da musicista Iva Marques (tampura indiano).

TABULEIRO DA PEROLA NEGRA

 

 

SEXTOU COM SABIA - SAMPA & MPB

DATA 06/MARÇO

LOCAL TABULEIRO DA PEROLA NEGRA - RUA AROEIRA 210 BAIRRO JD GRAMADO

SABADOU COM CÁSSIO MARTINS

DATA 07/MARÇO

LOCAL TABULEIRO DA PEROLA NEGRA - RUA AROEIRA 210 BAIRRO JD GRAMADO

Trigória

Para abrir o mês das mulheres, na próxima quarta-feira teremos uma seleção bem especial com as melhores músicas compostas e interpretadas por mulheres!  Josi Crispim e Renata Crizanto  cantam Mulheres do Brasil

DATA:  04 de Março  LOCAL: Trigória 

Nilson Brito

DATA:  06 de Março

LOCAL: Trigória 

II Congresso de Estética e Teoria Crítica

DATA: 3/03 às 19:00 – 6/03 às 22:00

LOCAL: UFMT - ICHS

África do Sul Selvagem: Kruger National Park

DATA: Segunda-feira, 9 de março de 2020 às 19:30 – 21:30

LOCAL: UNIC PANTANAL 

A Faculdade de Fotografia da Unic Pantanal tem o orgulho em convidar você para a palestra gratuita: África do Sul Selvagem com Ernane Junior e Diogo Melo.

 

 8M PELA VIDA DAS MULHERES


II Congresso de Estética e Teoria Crítica - UFMT

 

Nesta edição do evento trazemos o tema "Verdade e sensibilidade na era digital", de maneira a trazer pontos relevantes para compreender como o fluxo de informação e comunicação digital da segunda década do século XXI influencia nossa produção de conhecimento, nossa concepção de verdade, nossas personalidades psíquicas, nossos desejos, sentimentos e afetos, e como usamos as ferramentas tecnológicas digitais para articulá-los.


Programação completa:

03 de março de 2020
Auditório do ICHS, 19 horas
Conferência de Abertura:
Oliver Tolle (Filosofia, USP): A Filosofia da Arte de Ernst Bloch no Espírito da Utopia


04 de março de 2020
Auditório do ICHS, 14 horas
Comunicações:
14:00 - 14:30
Ana Luiza Moro de Castro (UFMT) - Estado De Exceção E Violência Divina Em Walter Benjamin
14:30 - 15:00
Daniel Melo Ribeiro (UFMG): O olhar estético do flâneur: das deambulações surrealistas à arte radicante
15:00 - 15:30
Cristiano Pereira (SEDUC - MT/ UFG) / Juliana de Castro (UFG) - A Racionalidade do Desenho Animado Mais Assistido no Cinema Brasileiro: Para onde vão os processos educacionais da sensibilidade
15:30 - 16:00 - intervalo
16:00 - 16:30
Gabriel Nunes de Souza Jinkings (UFMT) - Revelação [Offenbarung] e Redenção [Erlösung] em Walter Benjamin
16:30 - 17:00
Fernando Bee Magalhães (UNICAMP) - Quais as relações entre a filosofia da história e a crítica da literatura do século XIX elaboradas por Walter Benjamin?
17:00 - 17:30
James Jesuíno de Souza (IFPA/ UFAM) - Estética cinematográfica em Deleuze
Auditório do ICHS, 19 horas
Mesa sobre Redes Sociais, Desinformação, Propaganda e Controle
Bernardo Alonso (Filosofia, UFMT) e Ricardo Nery de Almeida (Filosofia, UFMT)


05 de março de 2020
Auditório do ICHS 14 horas
Comunicações
14:00 - 14:30
Fernanda Ortins Silva (UFG) - Indústria Cultural e música: o rap nas redes sociais e a regressão da audição na perspectiva da Teoria Crítica de Frankfurt
14:30 - 15:00
Flavia Amaral Rezende (UNIFAAT) - Da Estética a uma Certa Estetização do Mundo: a Estética como ferramenta de controle do Ser
15:00 - 15:30
Ricardo Lira (UNICAMP) - O papel dos debates de Darmstadt nos escritos musicais de Adorno e o surgimento de um novo modelo crítico da música nos anos 1960
15:30 - 16:00 - intervalo
16:00 - 16:30
Raquel Patriota (UNICAMP) - Sobre a relação entre arte e os ‘media’ na obra de Adorno
16:30 - 17:00
Mateus Matos Bezerra (UFMT) - Sobre o conceito de “forma da arte” na obra Teoria Estética e sua relação com o cinema atual
17:00 - 17:30
Fábio César da Silva (UEMG) - A Arte Autêntica como Refração da Sociedade Fetichizada
Auditório do ICHS, 19 horas
Conferências:
Heloísa Afonso Ariano (Antropologia, UFMT): Por que Postamos? A Reflexão Antropológica sobre o Impacto das Redes Sociais na Vida COntemporânea
Vinícius Carvalho Pereira (Letras, UFMT): Redes Sociais e Mercado: Tensões na Instapoesia

06 de março de 2020
Auditório do ICHS, 14 horas
Comunicações
14:00 - 14:30
Rômulo Fabriciano Gonzaga Pinto (UFG) - Reflexões Acerca Da Semiformação Humana Sob O Prisma Adorniano
14:30 - 15:00
Welma Alegna Terra (UFG) - Educação Estética E Formação Da Sensibilidade Em Theodor Adorno E Friedrich Schiller No Contexto Da Racionalidade Instrumental
15:00 - 15:30
Cleudes Maria Tavares Rosa (UFG/ PUC Goiás) / Ms. Welma Alegna Terra (UFG) - Crise Da Formação Cultural Na Era Digital À Luz Da Teoria Crítica Da Escola De Frankfurt
15:30 - 16:00
Paulo Benites (UNIR) - Informação, obsessão e razão instrumentalizada: uma leitura do romance Reprodução, de Bernardo Carvalho
16:00 - 16:30 - intervalo
16:30 - 17:00
Lucas Fiaschetti Estevez (USP) - O esplendor alucinatório das imagens: reflexões sobre o ofuscamento de uma realidade pálida
17:00 - 17:30
Simone T. Vedana (UCS) - A Poética nas Tecnologias Digitais
17:30 - 18:00
Joelton Nascimento (Pesquisador Independente) - O inenarrável do fim do mundo
Auditório do ICHS, 19 horas
Conferência de encerramento:
Carla Damião (UFG): Viagens de Formação à Itália: Benjamin passo a passo com Goethe

 

 


I ENCONTRO MULHERES PELA VIDA

 

 

Encontro Mulheres Pela Vida Denuncia Feminicídio e Outras Violências

Da Assessoria

A cada dois dias uma mulher é assassinada no Brasil pelo simples fato de ser mulher. Em Mato Grosso, somente no ano passado, pelo menos duas mulheres foram mortas por cada mês em circunstâncias que envolvem violência doméstica, violência sexual e misoginia, ou seja, devido à questão de gênero. Essas mortes se configuram como feminicídio, mas a violência contra a mulher ocorre num leque muito mais amplo, dentro dos aspectos não apenas físicos, como também psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais.

É dentro desse contexto que acontecerá nos dias 5 e 6 de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher (8 de março), o I Encontro Mulheres pela Vida. O evento, que acontecerá no Museu Rondon, na UFMT, é realizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCom/UFMT). Sua concepção e curadoria é da musicista Josi Crispim, que o organiza juntamente com a professora Letícia Capanema, da UFMT, e Renata Cristina dos Santos, servidora do IFMT. O Instituto de Saúde Coletiva, o Departamento de Comunicação, a Escola de Música Josi Crispim e Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia, onde será realizado, apóiam o encontro.

“O Encontro Mulheres pela Vida objetiva discutir o tema da violência contra mulheres por meio de uma reunião de representantes de grupos e de iniciativas públicas, civis e acadêmicas”, explica Josi Crispim. O evento está inserido em um projeto que pretende informar sobre procedimentos jurídicos e psicológicos em casos de violência, promover a discussão sobre as maneiras como feminicídio é abordado pelos meios de comunicação, refletir sobre o tema nos âmbitos da mulher indígena e da mulher negra. “Além disso, o encontro visa constituir-se como espaço de interação e troca de experiências.

 

 

DISCUSSÕES SOBRE O FEMINICÍDIO E A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

DIA 05 DE MARÇO AS 18 H

LOCAL AUDITÓRIO DO MUSEU RONDON UFMT

 

DISCUSSÕES SOBRE O FEMINICÍDIO E A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

DIA 06 DE MARÇO AS 18 H

LOCAL AUDITÓRIO DO MUSEU RONDON UFMT

 

 

 


Primeira trans não-binária representará Cuiabá no Miss Plus Size Diversidade

Hend Santana representará a capital Cuiabá no concurso Miss Mato Grosso Plus Size Diversidade, que será no dia 18 de abril em Cuiabá no Hotel Fazenda Mato Grosso. Hend tem 28 anos, é cantora, atriz, ativista gorda e servidora pública pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso. 

É a primeira trans não-binária a participar de uma edição do concurso que, até então, passa por uma transição no nome, de Miss Plus Size Gay para Miss Plus Size Diversidade, com intuito de contemplar todas as siglas da comunidade LGBTQIA+, o que torna o evento mais inclusivo e coerente com as novas realidades identitárias. 

A não-binariedade consiste em pessoas que não se identificam com expressões do gênero masculino, nem feminino. Os não-binários são enquadradas enquanto trans pelo fato de não se reivindicarem enquanto o gênero que lhe foi imposto no nascimento, o trans não-binario pode ser tratado no masculino ou feminino varia muito da escolha da pessoa a qual se refere, já que o idioma português tem características majoritariamente binárias sempre determinantes pelo artigos “O” para masculino ou “A” para feminino. 

 Hend comenta sobre seu processo de identificação: “Desde criança nunca me identifiquei totalmente com meu gênero, lembro de brincar com meu irmão mais velho de Sandy e Junior, e, eu sempre era a Sandy com uma toalha na cabeça pra simular um cabelo, então depois acabei me entendendo como um garoto gay na adolescência por ainda não compreender a disforia de gênero, e, também ter que lidar com outros estigmas como ser gorda e ser preta. Aos 21 anos comecei a reivindicar meu lado feminino na minha arte, mas sentia falta disso no meu dia-a-dia” 

A candidata a Miss Mato Grosso Plus Size Diversidade acaba por pesquisar pra se redescobrir. Mais do que aprender sobre o que era a Disforia de Gênero” foi reinventar-se e descobri-se entre as diversas formas de gênero 

Hend revela seu outro desafio: “desde então acredito que hoje me identifico como trans não-binária e me sinto muito mais completa sendo chamada no feminino, é como me sinto bem agora, pode ser definitivo ou não. Algumas pessoas questionam a minha transição "tardia", mas é bastante complexo você ser gorda, preta e mulher trans já que a pressão estética e a gordofobia atingem muito mais esses grupos.” 

 No entanto, existem algumas alternativas para as quais as pessoas podem utilizar para se referir as pessoas não-binárias, como, trocar as palavras terminadas em “o” ou “a” finalizá-las com letra “e”. Por exemplo: Linde, cansade, obrigade. Mas lembrando que pessoas não-binárias também podem escolher serem tratadas no masculino ou feminino.

A participação de Hend nesse concurso é histórica, pois representa uma quebra de paradigmas. Hend desabafa: “É cansativo ter que provar diariamente que ser obesa não é sinônimo de preguiça, feiura ou incapacidade, de que ter a pele preta não te faz inferior ou marginal e ser trans não me faz imoral, de fato a diversidade e as diferenças precisam ser mais que respeitadas, elas precisam ser apoiadas, só assim diminuiremos o preconceito e a discriminação”. Seu corpo e a sua arte são expressões políticas, Hend ocupa o seu lugar de fala. 

Estar em um concurso de beleza representando tudo aquilo que as pessoas abominam: gorda, trans, preta e periférica é um ato político, é hora de dar voz” ressalta a Miss que espera ansiosamente a torcida de todes da Baixada Cuiabana no dia 18 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso onde acontecerá o concurso.

 


"Vivendo de Amor" com Bell Hooks no Coletivo Negro da UFMT

O Coletivo Negro irá realizar um Grupo de Estudos no qual ira discutir o texto "Vivendo de Amor" da filósofa e escritora Bell Hooks.

É importante que compareça  com a leitura do texto para que possa ter um diálogo produtivo e conversar sobre outras questão relacionadas ao texto..

Será na próxima segunda-feira (02/03/2020), no Auditório 334 do Instituto de Educação - IE/UFMT às 18h00.

No link abaixo vocês podem ter acesso ao texto.

http://www.olibat.com.br/…/Vivendo%20de%20Amor%20Bell%20Hoo…

É o encontro e na troca de vivências que nos fortalece. Participem e tragam seus amigos e amigas!

Esse será o primeiro Grupo de Estudos do Coletivo Negro Universitário da UFMT, temos uma programação de datas já definidas , 27 de abril, 25 de maio, 29 de junho e 27 de julho. Demais informações como textos, local e mediadoras/es estaremos divulgando através de nossas redes sociais. Instagram @cnuufmt e Facebook: Coletivo Negro Universitário da UFMT, Email para contato: [email protected]com
A mediação será pela Beatriz Santos Passos, Graduanda em Jornalista na UFMT e colaboradora do coletivo Com_texto e Elli Maria, Graduanda em Filosofia na UFMT e assistente de serviços gerais na rede municipal de educação.

Coletivo Negro Universitário - UFMT

 

 

 

Bell Hoohs 

Com uma vasta produção (possui mais de 30 livros, o que inclui obras infantis), a feminista, escritora, crítica cultural e ativista estadunidense é pouco conhecida (e traduzida) no Brasil para além dos círculos de organizações acadêmicas e de movimentos de mulheres negras. Porém, há um crescente interesse pela obra de hooks que fornece elementos fundamentais para a compreensão de questões conectadas ao debate de raça gênero e classe.

bell hooks nasceu em 1952 em Hopkinsville, uma cidade rural do estado de Kentucky, no sul dos Estados Unidos. Batizada como Gloria Jean Watkins, adotou o nome pelo qual é conhecida em homenagem à bisavó, Bell Blair Hooks. Formou-se em literatura inglesa na Universidade de Stanford, fez mestrado na Universidade de Wisconsin e doutorado na Universidade da Califórnia. Seus principais estudos estão dirigidos à discussão sobre raça, gênero e classe e às relações sociais opressivas, com ênfase em temas como arte, história, feminismo, educação e mídia de massas. É autora de mais de trinta livros de vários gêneros, como crítica cultural, teoria, memórias, poesia e infantil.

Na infância, estudou em escolas públicas para negros, pois nos Estados Unidos ainda havia escolas que praticavam segregação racial. Na adolescência, quando passou para uma escola integrada, viveu a discriminação de ser minoria numa instituição onde tanto os professores quanto os alunos eram majoritariamente brancos.

De família numerosa — cinco irmãs, um irmão –, pertencente ao que os norte-americanos chamam de classe trabalhadora, bell hooks usou a própria vida, a vizinhança e a escola como fontes dos seus primeiros estudos sobre raça, classe e gênero, sempre buscando nesses três elementos os fatores da perpetuação dos sistemas de opressão e dominação. Seja de brancos contra negros; de homens (mesmo negros) contra mulheres; de ricos contra pobres.

Observadora sagaz da realidade, bell hooks é capaz de escrever palavras que doem como um soco no estômago, mas que são ditas com grande convicção, sinceridade e um estilo inconfundível. Já foi premiada com um The American Book Award, um dos prêmios literários de maior prestígio dos Estados Unidos. Entre as influências da autora, além de Martin Luther King, Malcom X e Eric Fromm, figuram as teorias de educação defendidas pelo brasileiro Paulo Freire.

Foi durante a faculdade que bell hooks começou a escrever seu primeiro livro, Ain’t I A Woman [Eu não sou uma mulher], publicado em 1981. Onze anos depois, o site Publishers Weeklyespecialista no ramo de publicação literária, avaliou Ain’t I A Woman como um dos vinte livros mais influentes escritos por mulheres nos vinte anos anteriores.

 

Assim como outras mulheres negras, hooks apontou que o feminismo mainstream focava em um grupo seleto de mulheres brancas, com ensino superior, de classe média e alta, centradas em ideais românticos de liberdade e igualdade. Ela percebeu que as mulheres negras se encontravam em um dilema: apoiando o movimento feminista, precisavam abdicar das discussões raciais, e lutando pelos direitos civis estavam à mercê do patriarcado que o dominava.

A escritora sofreu uma série de críticas durante a sua carreira, sendo acusada inclusive por outras feministas de não ser “acadêmica o suficiente”. Isso porque hooks não se submetia aos padrões tradicionais da academia, na intenção de tornar o seu trabalho acessível para todos. Daí também seu grande interesse pela educação — sobretudo pela educação das pessoas negras, historicamente privadas da academia.

“Muitas vezes, as feministas brancas agem como se as mulheres negras não soubessem que houve opressão sexista até que elas expressassem o sentimento feminista. Eles acreditam que forneceram às mulheres negras ‘análise’ e ‘o’ programa de liberação”, escreveu bell hooks. “Eles não entendem, nem imaginam, que as mulheres negras, bem como outros grupos de mulheres que vivem diariamente em situações opressivas, muitas vezes se tornam conscientes da política patriarcal de sua experiência vivida à medida que desenvolvem estratégias de resistência — mesmo que isso não seja feito de forma sustentada ou organizada.”


Agenda Cultural Diversificada - Gilda Portella

 

 

 

 

 

 

METADE CHEIO 

 

CÃO LATINO BAR 

Data 26 Fevereiro

Local: Cão Latino

Data 27 Fevereiro

Local: Cão Latino

Quinta 27/02 é dia de curtir o melhor do Delta Blues, além de clássicos do rock, com o super duo Allan House e Mississipi Jr

 

KARTELL ROCK CLUB

 

 MALCOM PUB

 

 

DEBATE: FRONTEIRAS DE MATO GROSSO

Data: 28 DE FEVEREIRO DE 2020 ÀS 18H30

Local: SESC ARSENAL NO NÚCLEO DE ARTES CÊNICAS

ABB 

Vem aí o Lameirinho para dar inicio ao nosso calendário esportivo de Futebol 2020

Data: 29 de Fevereiro

Local: ABB Cuiabá- MT

GERONIMO WEST MUSIC

DATA 29 DE FEVEREIRO

LOCAL GERONIMO WEST MUSIC

Pizzaria & Chopperia·Cuiabá

Aos Blueslovers de Plantão. Uma alternativa de qualidade e pegada internacional: Decidido em encaixe de agenda, BREEZY RODIO de Chicago USA, faz show acústico especial, com Baixista Cauê Fava (Whisky de Segunda) e o consagrado Baterista Alberto Ramos Gama, na casa de Blues Lombardis PUB Junte-se ao aniversário de 02 anos de estrada do DUO de DELTA BLUES. Allan House e Mississipi Jr. com seus convidados especiais - João Fortes - Mr, Resner - Mr. John - Lupe Costa - Renato Curvo - Silver Guy - Marcus Venícius.

SERVIÇO: Somente 10 mesas para 4 pessoas (R$300,00) e 10 mesas para 2 pessoas (170,00) em área V.I.P.(frente ao palco) interna. área externa R$20,00. Contato reservas. Whats 99234-6572/99285-4871

Data: 29 de Fevereiro, Sábado a partir das 20:00.

Local: Pizzaria & Chopperia·Cuiabá

Rosa Cruz

Data: 29 de Fevereiro horário 17 as 18 h

Local: Rosacruz Áurea Cuiabá Informações: 65 3624-1061

O ser humano é um microcosmo, uma perfeita imagem em miniatura da imensa criação universal. As forças originais do universo encontram-se latentes em nosso ser, além do véu de nossa consciência egocêntrica. Esse é o Zodíaco Superior, a Verdadeira Magia da Era Aquarius

FROZEN 2 SHOW AO VIVO 

Em todo mundo o fenômeno Frozen se espalhou e virou febre infantil e agora em sua segunda edição ganha uma super adaptação para o teatro inédito em Cuiabá. De volta à infância de Elsa e Anna, as duas garotas descobrem uma história do pai, quando ainda era príncipe de Arendelle. Ele conta às meninas a história de uma visita à floresta dos elementos, onde um acontecimento inesperado teria provocado a sepaação dos habitantes da cidade com os quatro elementos fundamentais: ar, fogo, terra e água. Esta revelação ajudará Elsa a compreender a origem de seus poderes.

Data: 29 de Fevereiro (Sábado)

Local: Teatro Zulmira Canavarros  Av. André Maggi - Centro Político Administrativo Sessão: 17:00

- Meia entrada (crianças de 2 a 12 anos e estudantes e idosos mediante apresentação de documento que comprove a idade ou benefício)

- Crianças não pagam até 24 meses de idade (2 anos), paga a partir de 24 meses e um dia.

 Duração: 50 minutos

 É necessário a doação de 2kg de alimenyos não perecível

Ponto de Vendas Casa de Festas: Goiabeiras Shopping seg a sab 10h as 20h, dom fechado/Pantanal Shopping seg a sab 10h as 22h, dom 14h as 20h/ Informações ou Disk Ingresso pelo whatshapp (65) 99953 1935  

Vozz Club  -  BATERIA METRALHA

Data: 29-02-2020

Local: Vozz Club

A atlética campeã do último intermed, METRALHA - do curso de Medicina da UFMT, vem mostrar sua força para encerrar Fevereiro

 

Tryout Big Guys - Futebol Americano / Flag Football Cuiabá Arsenal 2020

Local: Sesc Balneário - Cuiabá, MT

Data: 29 de fevereiro de 2020, 14h as 18 h TRYOUT BIG GUYS DL/OL

Data:  01 de março de 2020, 14 as 18h  TRYOUT FLAG FOOTBALL

ARVINTE-Artes em Residência 2020

 

Data: 01 de Fevereiro  14- 19 h

Local: MOSAICO

No próximo domingo (1) vamos receber um dos técnicos de luz mais reconhecidos em Mato Grosso para uma super oficina sobre iluminação cênica.

ATENÇÃO: A oficina é gratuita, livre para quem quiser chegar e não precisa de inscrições prévias.

Manda um in-box que a gente tá por aqui. #AR20 #ArtesEmResidência #AR20Cuiabá

 

BEMTIVI ACADEMIA DE ARTE

Sábado agora, dia 29/02 vc poderá fazer sua inscrição pra participar das aulas experimentais do dia seguinte com os professores da BEMTIVI!

-AULAS  No domingo 01/03 os professores da BEMTIVI gratuitamente oferecerão uma aula experimental da sua disciplina. Por isso você e seus amigos precisam ir no Sábado 29/02 pra garantirem vaga. Vai ter de tudo um pouco, se liga aí:

Fotografia Criativa

Stencil (Art Urbana)

Canto Coletivo/Coral

Violão

Teatro p/Crianças de 6 a 11 anos

Teatro p/Jovens e Adultos

Danças Urbanas

Danças Africanas

Rimas (Canto da Rua)

Ritmo e Percepção Corporal

As aulas experimentais são gratuitas;

Todas as aulas acontecerão no domingo 01|Março. 

 

Desafio  Brutality Etapa Vale Perdido

 

 

Data: Domingo 01 de Março às 06:00 – 12:00 h

Local: Clube matogrossense de aeromodelismo cma

Desafio Brutality esta de volta trazendo essas 4 Modalidades que vão fazer você brutalizar!

Na região do Vale Perdido um local com belas paisagens em meio a natureza que vão proporcionar uma experiencia incrível e unica a todos atletas.

Trail Run - Pra galera que curti uma corrida em meio a natureza com percursos variados...

Cross Duatlhon - Para aqueles que querem se desafiar em uma prova onde você Corre e Pedala!

Mountain Bike - Para os Brutos e Brutas que gostam de uma prova de bike com uma distancia maior e nível mais elevado. 

Cicloturismo de MTB - Para aqueles que estão começando sua paixão pelo ciclismo de MTB e querem sentir a experiencia de estar em uma prova, se divertir,se superar.

As Inscrições www.morro-mt.com.br

 

Cicloturismo de MTB 

Primeira Etapa Vale Perdido, BRUTALITY 2020 Run Duathlon - MTB.

Data: Domingo 01 de Março  às 06:00

Local: Clube matogrossense de aeromodelismo cma

Informações (65)99287-3003, Faça sua inscrição! www.morro-mt.com.br


ENCONTROS DE HISTÓRIA E SOCIEDADE

 

DEBATE: FRONTEIRAS DE MATO GROSSO

Data: 28 DE FEVEREIRO DE 2020 ÀS 18H30

Local: SESC ARSENAL NO NÚCLEO DE ARTES CÊNICAS

 O Departamento de História da UFMT, campus de Cuiabá, por meio do Projeto de Extensão Universitária História e Sociedade, uma ação em parceria com o SESC Mato Grosso, desenvolverá ao longo do ano de 2020 um conjunto de mesas de discussões a respeito de diversos temas de interesse da sociedade mato-grossense.

 O projeto, liderado pelos professores Cândido Rodrigues e Marcus Cruz, tem por objetivo ampliar o processo de integração do saber acadêmico científico produzido na UFMT à sociedade por meio também da interação com outros agentes produtores de conhecimentos na sociedade civil.

Ao longo de 2020 as mesas ocorrerão nas dependências do SESC ARSENAL, uma vez por mês às sextas-feiras das 18:30 às 20:30 e a sua composição será feita por um mediador e dois debatedores de áreas conexas, os quais tomarão determinado tema como objeto de análise.

O primeiro encontro ocorrerá no dia 28 de fevereiro (sexta-feira), terá como título "Fronteiras de Mato Grosso” e terá mesa composta por Tereza Cristina Cardoso de Souza Higa (UFMT-IGHD) e Rita de Cássia Chiletto (Casa Civil de MT e Secretaria das Cidades de MT). Enviamos a seguir o link para as inscrições:

https://docs.google.com/…/1FAIpQLSe9KtCncMsDy6iK_S…/viewform


PROGRAMAÇÃO CARNAVAL 22 A 25 DE FEVEREIRO - POR GILDA PORTELLA

Os foliões que se preparam para pular o Carnaval já podem ir numa unidade de saúde para buscar, gratuitamente, camisinhas masculinas e femininas.

Vale à pena reforça e incentivar a necessidade do uso dos preservativos, principalmente durante o Carnaval para prevenir a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do HIV,

SEGUE A PROGRAMAÇÃO DO DIA 22 A 25 DE FEVEREIRO

 

 

 TABULEIRO DA PEROLA NEGRA

O carnaval vem passarinho no Tabuleiro da Pérola Negra. A animação de Sábado fica por conta dessa passarinha, que canta e encanta c sua voz e violão.

O buffet conta com as delícias da terra. Bolinho de banana verde c carne seca, bolinho de banana temperado, caldinhos variados, e várias delícias feitas pela dona Cotinha.

 KARTELL ROCK CLUB 

 

CARNAVAL TRIGÓRIA

 

1°Feijofolia do Sindicado dos Jornalistas de Mato Grosso

Data: sábado, 22 de fevereiro, a partir das 11h30

Local: Valéria Buffet - Rua da Independência, 313, Bairro Vista Alegre, Cuiabá.

O sábado de Carnaval vai ter muita alegria e uma deliciosa feijoada, regada com marchinhas pelo Bloco Imprensando Bebum. A entrada com direito a abadá custa R$ 40

 Carnabrahma - Edição Cuiabá - Open Bar

Data: 22 Fevereiro - 22h as 5h

Local: Hangar na Avenida Beira Rio (antigo Villas Bar em frente à Unic), 78070-395 Cuiabá

Os Primeiros 500 Ingressos ganham Abadá do evento, Inf: 65 99221-6191

 

 Turma de Forró e Vanerão

 

Data: 22 de fevereiro

Local: Escola de Dança Robson Brasil

Av. Presidente Arthur Bernardes - Várzea Grande Shopping; 2º Piso; Em frente ao Cinema.

WhatsApp basta clicar em: bit.ly/RBwhatsapp ou nos ligue em: (65) 98108-6888.

 

 GLOW e o Bloco das Quengas 1ANO com OPEN GLITTER e OPEN GELADINHO

 Data 22 de Fevereiro das 16:00 às 04:00

Local: Mosteiro Bar e Cultura

  

 THE VINIS e T.C.A.

FLASHBACK 80, 90 E 2000 com DJ's Cleyton 7 e Edinho Soares! É pra relembrar os velhos tempos em grande estilo!

Data: 22/02

Local: Malcom Pub

TEM LADIES FREE ATÉ 22H TODOS OS DIAS!

Saiba mais no Malcom pelo Fone:(65) 9803-9200

BLOCO DO GLITER 

 

 

FOLIA do GG

 

Data: 22 de fevereiro de 2020 

Local:Gerônimo.

BAILE DE MÁSCARAS 

 

Data 22 de fevereiro Local: Escola de Dança Robson Brasil - Matriz, Várzea Grande Shopping.Baile de Máscaras - 6* Edição

Baile de Carnaval na Casa Xaê

Frevo, samba, forró e marchinhas com uma banda de virtuosos. Moage a Trois na Chapada dos Guimarães. Entrada 10$.

Data: 23 de Fevereiro

Local :  Na Casa Xaê. Rua Cipriano Curvo, 273.  Informações  65 99936-4226.

 BANDA FÁBRICA 

Data 23/02 Local: Malcom Pub

TEM LADIES FREE ATÉ 22H TODOS OS DIAS!

Saiba mais no Malcom pelo Fone:(65) 9803-9200

 

  Domingueira SUNSET

Sunset no  Geronimo West Music

Data: 23 de fevereiro de 2020 às 18:00 – 02:00

Local:Gerônimo.

E será OPEN BAR de cerveja Brahma, whisky, energético, vodka, catuaba e corote de sabores.

  

Folia do Tedebinho

Data: 23 de fevereiro de 2020 das 15:00h  às 19:00

Local: Trigória

Vem aí o Bailinho de Carnaval do Trigória, 1ª Edição da Folia do Tedebinho!

Os ingressos são limitados e já estão a venda no site da Megabilheteria. Informações  65 99272-3852

 

6 Matinê de Carnaval no Círculo Militar

Data: 23 fevereiro

Local Ciclo Militar

 Salão climatizado, praça de alimentação, estacionamento grátis, segurança, brinquedos para as crianças de várias idades, equipe de animadores e muitos mais!

Criança até 10 anos não paga!!! No último dia haverá um concurso de melhor fantasia com direito a medalha e troféu. Maiores Informações: (65)3622-3540 / 99999-9804

 

  

 

 Bloco Mexe o Doce - Carnaval 2020

 

Data: 24 Fevereiro - 19h30 as 5h30

Local: Associação Medica  em Cuiabá

VENDAS LIBERADAS LOTE PROMOCIONAL LIMITADO

(Somente este Lote ganha o Kit Folia) Area Vip R$40 e Camarotes p/ 10 Pessoas - R$600. Pontos de Venda:Casa de Festas Shopping Pantanal e Goiabeiras e Loja Obsessão, Grande Terceiro

 

RAPHAEL KOURY e BANDA MÉNAGE

JUKEBOX e com DJ's JULIO NETO E RICK

Data: 24/02 Local: Malcom Pub

 

 

CARNA FUNK DAS ABUSADAS

 Data: 24 de fevereiro Local: Geronimo

 

BLOCO DAS POCS

 

 

Bloco Pega no Trombone & Assopra

Bloco Pega no Trombone & Assopra

Data: 25 de fevereiro às 13:00 h – 19:00 h

Local: Santo Antônio de Leverger

 


PROGRAMAÇÃO CARNAVAL 18 A 21 DE FEVEREIRO - POR GILDA PORTELLA

 Carnaval, ocasião de muita festa e alegria. O clima é de euforia, mas, é preciso ter e manter a noção de respeito, civismo, responsabilidade. Seja justo e íntegro. Que os festejos, os bailes, a alegria, a folia, o convívio e a confraternização possam ocorrer sem incidentes, sem violência e com a noção que o melhor Carnaval deve ser celebrado em um ambiente de paz e harmonia.

Vale a pena lembrar  SE BEBER NÃO DIRIJA. USE CAMISINHA SEMPRE. NÃO É NÃO 

SEGUE A PROGRAMAÇÃO DO DIA 18 A 21 DE FEVEREIRO 

  

Data: TER/18/02

Local: Metade Cheio

Chopp 5,00 $ no copo de 300ml, a noite toda, fechou?⁣

CLUBE DE LEITURA - LEIA MULHERES  

Data: QUA/19/02

Local: Metade Cheio

“Terreno apropriado para cultivo”: eis o significado da palavra Machamba, apelido da protagonista que dá título ao livro vencedor do Prêmio Kindle 2017 e escolha de fevereiro no @leiamulherescba.

Quarta jazz do Fuzuê Bar e Boemia

Data:(19/2) a partir  das 20h,

Local: Fuzuê Bar  Praça da mandioca - Rua governador Rondon, 737, centro

 

O Pedro Oleare Trio recebe o saxofonista Fabio Monteiro e o baterista Marcos Leite para uma noite de muito jazz e música brasileira.

Pedro Oleare: guitarra e Samuel Ribeiro: baixo

 

 

 

 HERÓIS DE BRINQUEDO

Data: 20/02 Local: Malcom Pub

 

Rock'N Roll no Bar do Bigode!

Data: 20/02

Local: Bar do Bigode

 

 

Roda Rock Edição 18: Novo Aeon toca Raul;Urbania toca Rock Nacional;Obiru toca Rock Internacional;The Eversons toca Reggae Music;The Rocks toca Rock Autoral; discotecagem com Jakeline Boiani nos intervalos!

ENTRADA FREE até 0H, R$ 5 após

 

Lançamento do clipe da Karola Nunes “Tá vendo seu moço?”

Data: Dia 20/02

Local: Metade Cheio as19:30h

10$ (Pessoas trans não pagam)

Discotecagem: Velcre-se e Bicha Sound System

Baile Kaloroso - Baile de carnaval da Trupe Calorosa! 

Data  21/02

Local: Cabana Bar

Valor: 20$

Karola Nunes e a banda mais calorosa da cidade convidam geral pra cantar e dançar abrindo caminho pro carnaval 2020!

Ainda rola discotecagem do Chabox com o melhor do afrobeat e nossa diversa brasilidade

 

 Vampirika - Carnivale

Data:  21 de fevereiro de 2020 dàs 20:00  as 04:00

Local: Cavernas Bar Rua Barão de Melgaco 3146 - Centro, 78020-800 Cuiabá

Cala Boca e Me Beija

Vamos começar o carnaval com muito estilo!

Data: 21 de fevereiro Local: Gerônimo.

Área vip OPEN BAR de cerveja Brahma, whisky, energético, vodka e catuaba.

6 Bloco Frescáh: o 1º rolê do Carnaval!

 

Data: 21/02 (sexta)

Local: Mosteiro

Pela 1ª vez a Bora Frescáh organiza uma edição de Carnaval e vai dar início a temporada puro glitter.

POP, AXÉ,FUNK,POP,BREGA e muito mais.Evento rolha free e exclusivo para maiores de 18 anos.

 

Mundaréo

Música Ao Vivo (Pop Rock Mpb)

Participação: André Ormond (Bateria)

 

Data : 21 de fevereiro de 2020 às 21:00 – 00:00

Local: Mundaréo  Rua Dr. Lima Avelino, 192, 78030080 Cuiabá

 

GABINETE ANTES DO CAFÉ BLUES SESSION

DATA 21 DE FEVEREIRO AS 19:30

LOCAL: GABINETE ANTES DO CAFE

 

ESPECIAL O RAPPA E CRIOLO com P-BROTHER e VINERA fazendo um som acústico.  PROJETO X, com o DJ Danilo Soares

Data: 21/02 Local: Malcom Pub

TEM LADIES FREE ATÉ 22H TODOS OS DIAS!

Saiba mais no Malcom pelo Fone:(65) 9803-9200

 

TABULEIRO DA PEROLA NEGRA

O carnaval vem passarinho no Tabuleiro da Pérola Negra..

Na sexta o charme fica por conta do vinil, e da energia desse quilombo que nos nutre a cada dia! E no domingo c esquenta de carnaval o palco é livre. 

O buffet conta com as delícias da terra. Bolinho de banana verde c carne seca, bolinho de banana temperado, caldinhos variados, e várias delícias feitas pela dona Cotinha.

Vem ver o que tabuleiro tem!!

 

 

 


Lançamento do Videoclipe de Karola Nunes - Tá Vendo Seu Moço? por Gilda Portella

Lançamento do Videoclipe de  Karola Nunes - Tá Vendo Seu Moço?

No dia 20/02 tem lançamento do novo videoclipe de Karola Nunes no Metade Cheio.

Os produtores do clipe estarão recebendo convidados e visitantes, numa troca de experiências do processo criativo.

Uma instalação lembrará o cenário do clipe criando a atmosfera da gravação, e Exposição dos figurinos criados pelo Coletivo TAFETADAH (Einstein&Edu&Hugo), com sorteio de brindes surpresa dos  parceiros e discotecagem  com a Velcre-se e Bicha Sound System.

Para esse evento especial, a entrada será de dez reais, para os criativos do vídeo. l’argent e afeto, eis o que nutre as novas estrelas do cenário artístico cuiabano.

 Dia 20/02 no Metade Cheio as 19:30 h

Para a criativa Karola: “o clip é da canção “Tá vendo seu moço?” que é a primeira musica do CD. O vídeo é produção  independente, feito por amigos, artistas independente, gente querida da terra, (Cuiabá e Mato Grosso) realizado de forma  colaborativa, que nos favoreceu numa produção de baixo custo.”

O resultado é fruto desta dedicação, da entrega criativa de cada um, “Onde a gente junto um monte de gente; gente que a gente acredita no trabalho, que a gente confia e falou vambora fazer o Melhor. E todos se empenharam num resultado bonito, generoso. O clip está lindo.” 

Aconteceu que gente criativa atrai os afins, que se afinizam gerando uma atmosfera criativa e geradora de um produto com qualidade excepcional. Todos atendendo ao chamado da arte e da vontade de fazer o novo, de fazer arte participativa, generosa, colaborativa, que nos enriquece a todos.

Karol acredita produzir arte como produto politicamente consciente no contexto social, econômico do Brasil “é uma tentativa de mostrar, que tem gente muita boa (competente) aqui em Cuiabá, produzindo arte tal como este clip que milita na questão de artista independente no cenário gay, no cenário negro.”

A artista Karol finaliza: “Vivemos um momento político difícil para o publico gay, onde existe ordem expressa do presidente da republica, para que não seja apoiado sem incentivados trabalhos da temática LGBTQIA+”. Nossa presença, nosso trabalhos é resiliente, é resistente, aqui estamos e aqui ficaremos, produzindo, criando, “uma arte de qualidade e não adianta negar nossa existência”. Nossa arte é provocativa, é instigante, é desafiadora da mesmice e é desinstaladora. Enfim “a gente ta aqui produzindo e (re) existindo” 

Ficha técnica:

Direção: Juliana Segóvia e Pedro Brites

Roteiro: Pedro Brites

Direção de Fotografia: Rosano Mauro Jr.

Assistente de Câmera: Marcelo Sant'Anna

Assistente de Iluminação e Efeitos Cênicos: Karina Figueredo

Gaffer: Jean Carlos 'Batata'

Montagem: Juliana Segóvia e Pedro Brites

Color e Finalização: Marcelo Sant'Anna

Produção Executiva: Larissa Sossai

Direção de Produção: Luiza Raquel

Produção: Isabela Sanders

Direção de Arte: Amanda Nery Figueiredo e Fred Gustavos

Direção de Coreografia: Filipe Breno Vinhas

Dançarines: Filipe Breno Vinhas, Geovane Rodrigues e Lupita Amorim

Styling: Eduardo Solano, Einstein Halking e Hugo Alberto

Beleza: Álison Rangel

Still: Fred Gustavos

Making of: Júlia Muxfeldt

Ilustrações: Hugo Alberto

Membros da Banda:

Paulinho Nascimento - baixo
Augusto Krebs - guitarra
Rominho Moreira - bateria
Virgílinho Ribeiro - percussão

 

Karola Nunes por Karol

FAZER MÚSICA, PARA ELA, É O MESMO QUE SER, É A ÚNICA MANEIRA DE EXISTIR.

Nativa do cerrado mato-grossense, canta, compõe, toca, semeando seu terreno musical em diversas paisagens sonoras. Talvez suas primeiras lembranças sejam o som do afeto que ecoava no peito materno e as batidas do pai no couro do pandeiro.

Graduada em Música, integrou diversos projetos musicais trabalhando do samba ao reggae, do baião ao maracatu. Um recorte do seu fazer musical é retratado no documentário “Contrato Musical” (2015) de Perseu Azul, contemplado pelo Prêmio de Circulação SESC Amazônia das Artes (2016). Em 2015, teve um vislumbramento para sua carreira solo a partir da Mostra de Música do Sesc Mato Grosso, circulando com o show “Somos Som” com direção musical de Nelson Faria. O mesmo show foi contemplado por edital de circulação da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, garantindo também a gravação do seu primeiro álbum, "Somos Som", com produção musical de Gustavo Ruiz.

Em sua bagagem traz premiações de suas composições em festivais de música, além de premiação como Melhor Trilha de Teatro do Festival Velha Joana, com o Espetáculo "No Quintal, o Mundo". Vencedora do concurso de Novos Talentos da TV Centro América (filial mato-grossense da Rede Globo) lançou como premiação, seu primeiro EP: “Já é”, acompanhado do clipe de mesmo nome. No ano de 2018 foi selecionada para compor a Mostra Nacional de Música do Sesc, levando seu show para a cidade do Rio de Janeiro, representando a região centro-oeste.

Fonte: https://www.facebook.com/karola.nunes/  https://www.karolanunes.com

 

 

 


Programação na Chapada do Carnaval 2020

Os bloquinhos de carnaval são um sucesso e sempre contam com pessoas animadas pra fazer o Carnaval ainda mais divertido e alegre.

O Carnaval de Chapada dos Guimarães conta com vários blocos, os mais tradicionais são:  Meu Pipi no Seu Popô, Leão da Folia, Feliz Idade, Beijo Me Liga e Bateria Bafo da Onça, Galinhada do Morro, Bloco Serviço de Convivência dos Idosos, Confraria do Bode, Anta Baleada, Flor de Pequi, Me Guenta e União da Aldeia.   Veja a programação completa de Chapada.  Participe da Campanha #carnavalsemassedio

 

 Vamos todos juntos, abduzidos nessa nave louca chamada CAFUA! Som ao vivo, discotecagem e uma seleção musical de requebrar as cadeiras até o amanhecer...

Serão 300 convites: R$ 20 antecipado, R$30 na hora. Para saber como adquirir o convite, confirme seu interesse e acesse a discussão do evento.

A CAFUA fica no bairro Aldeia Velha, na rua dos Guaicurus 663, em Chapada dos Guimarães.

 

PRIMEIRO BAILE  DE MASCARAS No  Alto Do Céu

Data: 22 de Fevereiro

Carnaval do Alto Do Céu com Marchinhas de Carnaval

Caldo à vontade a noite inteira. Venda de porções e bebidas à parte.

Desconto para fantasiados.Valor: R$ 85

Vagas limitadas Contato: (65) 98156-7786

 

O CarnaTuruna tá confirmadíssimo e vai rolar muita curtição em Chapada dos Guimarães! No dia 22 de Fevereiro estaremos no Bloco Beijo Me Liga que desde 2013 chama a galera pra folia com sertanejo, funk e claro, aquele axé! A Bateria Turuna já é atração confirmada e vai mostrar nosso sangue laranja com muito samba! O evento conta com um open bar de Cerveja, Gammy e Catuaba das 13h às 15h. 
Para ingressos e mais informações:
Iago - (65) 99992-6381
João Júnior - (65) 99918-8696
@blocobjomeliga

FOLIA IN  DUBAI

22 fevereiro - sábado às 22 hs

23 fevereiro - domingo às 22 hs

BODE DO CARUA

E vem curtir o melhor Carnaval de Mato Grosso

Dias 22, 23 e 24 de Fevereiro na Praça Central de Eventos de Chapada dos Guimarães

Pontos de venda:Casa de Festas (Goiabeiras e Pantanal Shopping),Prime Eventos (Shopping Estação)

Informações: (65) 9 9273-0161  

Bloco Quem Te Viu Mentiu  

Bloco Quem Te Viu Mentiu em Chapada dos Guimarães, dia 23 de fevereiro O maior bloco universitário está de volta!!

ABERTURA DOS PORTÕES: 14:00hr

 Open Bar = Cerveja + Catuaba + Refrigerante das 14: h as 17:20h

 Atrações oficial  Dj Everton Detona, Dj Monteiro, Dj Yumi, Bruno Braz e To Te Querendo

 INGRESSOS: Lote Promocional (esgotado)  1° Lote (esgotado), 2° Lote - 80,00 $,  Adquirindo o ingresso você tem direito abadá + open bar.

 PONTO DE VENDAS: Casa de Festas (shopping Goiabeiras e a Pantanal),Prime Eventos (Shopping Estação)  Online www.ticmais.com/

FALE CONOSCO Fan page: www.facebook.com/blocoquemteviumentiu/

Evento destinado a maiores de 18 anos. Obrigatória apresentação de documento com foto no acesso ao evento.

Bloco Carnavalesco ME GUENTA de Chapada dos Guimarães.

Modelo do Abada + Open Bar + Viseira e Caneca apenas R$ 100,00.

Data: 23/02/2020 domingo

Local: Chapada dos Guimarães

Outros Contatos:

Jonilson 65 9 9905-0085

Lucineth 65 9 9273 5801

 

 

Carnaval Alternativo

Local Chapada Hostel Pub na Chapada  dos Guimaraes

Data:  24 e 25 Fevereiro

Segunda e Terça de Carnaval

Início a partir das 23:30 as 2 Noites

Atrações dos dois dias:

Anselmo Parabá - Black Music

Kristian Amorim - Reggae Nacional

Charlyes Das Matas - Blues Rock

Júnior Cumpadi - Rock Reggae

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

OS BLOCOS

 

 

 


OUTRAS OPÇÕES NO CARNAVAL

Retiro Espiritual é  uma opção pra quem quer aproveitar o feriadão do carnaval  para  congregar,  meditar, orar, cantar,  cuidar de si mesmo, reconectar ao Sagrado e a Natureza. 

 

1 UMADECRE

Confraternização da UMADECRE realizar-se-á nos dias de 20/02 a 25/02, e terá como tema: SANTIDADE AO SENHOR. ÊXODO 28.36 ''Também farás uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de selos: Santidade ao SENHOR.''

O Presidente da UMADECRE é o Pastor Sebastião Rodrigues de Souza e o Superintendente é o Pastor Rogério Moreira dos Anjos.

Tema: "Santidade Ao Senhor" Ex 28:36

Data: 20 a 25 de Fevereiro
Local: Grande Templo - (Entrada Franca)

 

2 Retirados One Way

Data: 21 de Fevereiro  as 20 h

Local : El Shaddai Comunidade Cristã Cuiabá · 

Avenida República do Líbano, 1410 - Jd. Monte Líbano Cuiabá

 3 Acampamento de Famílias na Estância Maranata

 

 

O Acampamento de Famílias na Estância Maranata é um tempo especial para você e sua família na presença do Senhor!

Data: 21/02 às 19:00 – 26/02 às 15:00

Local: Estância Maranata BR 364

 

4 O Tabernáculo, Seminário

 

 

  5 - III Encontro Nacional IBUC

 

 6 VINDE E VEDE

O Vinde e Vede é o maior evento religioso, nos dias de carnaval em Mato Grosso, reunindo cerca de 150.000 (cento e cinqüenta mil) pessoas nos quatro dias, sendo que a cada edição o público se torna maior! Este ano a temática central do Evento será "Maria levantou-se e partiu apressadamente" Lc 1,39 e será realizado nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro/2020 no Memorial Papa São João Paulo II (Avenida Oátomo Canavarros – Morada do Ouro Cuiabá-MT. A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrições para participar.

Programação:

1ºDia: 22/02/2020 – Sábado do MICARECRISTO a partir das 19h

2ºDia 23/02/2020 – Domingo: DIA DE LOUVOR com a RCC a partir das 14h

3ºDia 24/02/2020 – Segunda feira: GRANDE CENÁCULO MARIANO com o MSM a partir das 14h

4ºDia 25/02/2020 – Terça feira : KAIRÓS a partir das 10h30

 

 

7 Ônibus Micarecristo

 Ônibus Micarecristo

Evento criado por Profetas do Amor Soldados de Maria

Data: 22/02 às 18:00 – 23/02 às 06:00

Local: SESI PAPA  - Memorial Papa João Paulo II

 

8 Carnaval de Luz Integralidade do Ser

 

]

 

INTEGRALIDADE DO SER

Data: 22/02 às 11:00 – 26/02 às 16:00

Local: Chapada dos Guimarães

 

 9 ACAMP CONEXÃO – Conexão Cristã

 

ACAMP CONEXÃO – Conexão Cristã

Data: 22/02 às 14:00 – 24/02 às 17:00

Local  chapada dos Guimarães

10 Arena Conference 20 / Nenhum passo atrás

 

 

Evento criado pela Sara sede CPA

Data  22 de Fevereiro  das 08

Local: Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra Av Miguel sutil 3050

 

11 Retiro JMPC 2020 -IBN Tijucal

Data: 21/02 às 19:00 – 25/02 às 16:00 Local: Distrito Sucuri

Organizado pelos Jovens Marcados pela Cruz 

12 Retiro Espiritual 2020 - Somos Um

Metodista Cuiabá Rua Tietê, 250 - Jardim Paulista, 78065-385 Cuiabá


Exposição Gestual - Irigaray - Arte –Ikuiapá

EXPOSIÇÃO GESTUAL - IRIGARAY - ARTE – IKUIAPÁ

Projeto aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura tem sua primeira ação nessa sexta-feira no Centro Cultural Casa Cuiabana

Por Carol Damasceno

Projeto Exposição Histórica - IRIGARAY - ARTE – IKUIAPÁ, aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura através do EDITAL/FUNDO 2019 – Fundo Municipal de Apoio e Estimulo à Cultura em Cuiabá tem seu início nessa sexta-feira (14.02), no Centro Cultural Casa Cuiabana. A proposta do projeto Exposição Histórica - IRIGARAY - ARTE - IKUIAPA segue em direção ao exercício da contemplação, sobretudo, a experimentação de alguns fatos da história como a construção de valores, a cultura viva,  as tradições e  o viver. A proposta de ocupar com arte, sempre remete uma reflexão sobre o processo de melhor utilização dos espaços da cidade, nesse sentido, o projeto pretende ocupar alguns espaços da Cuiabá antiga, centro histórico e o seu entorno.

A exposição  Gestual - Irigaray - Arte -Ikuiapá,ocupando todo o espaço interno do Centro Cultural Casa Cuiabana,tem como proposta a ocupação de espaços públicos e privados no Centro Histórico e adjacências, criação e delimitação de um território e a difusão de seus valores culturais passando a ser dessa forma uma plataforma a ser utilizada pela ARTE/ VIDA/ EDUCAÇÃO.

Essa primeira ação do projeto Exposição Histórica - IRIGARAY - ARTE – IKUIAPÁ, vai até o dia 6 de março e ao longo da exposição serão oferecidas duas oficinas para os professores das escolas estaduais e municipais de Cuiabá. A primeira oficina é sobre como a inserção das artes visuais pode ser um agente transformador nessas escolas e nas vidas dos estudantes e a segunda oficina, nessa mesma linha de pensamento, abordará a construção de rimas.

O Centro Cultural Casa Cuiabana, onde acontecerá a exposição e as oficinas, se tornou um patrimônio histórico de Mato Grosso desde 1983, foi construída no século XVIII. A Casa Cuiabana é um Centro Cultural do Estado de Mato Grosso que tem como objetivo promover e preservar a cultura Matogrossense, valorizando todos os seguimentos artísticos.

IRIGARAY

Natural de Alto Araguaia (MT), Clóvis Irigaray é um dos artistas que mais representa a gênese da pintura moderna em Mato Grosso ao lado de nomes como Humberto Espíndola, João Sebastião e Dalva de Barros.

Com um currículo primoroso, Irigaray já participou da Bienal de São Paulo, Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Panoramas das Artes de Mato Grosso, no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT, entre vários outros espaços culturais.

Em 2013 foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura e também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris, um dos maiores e mais conceituados do mundo.

Serviço:

Exposição Gestual - Irigaray - Arte –Ikuiapá

Local: Centro Cultural Casa Cuiabana

Horário: 08h30 às 11h30 - 14h00 às 17h (segunda a sexta-feira)

Entrada Gratuita


EVENTOS DE 14 A 15 DE FEVEREIRO

 

 

 A CASA DO PARQUE

Um show lindo piano e voz, com repertório nacional e internacional anos 80 pra curtir e cantar junto.

 DATA 14 de Fevereiro às 21:00 h 

LOCAL: A Casa do Parque Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455,Bairro Duque de Caxias

 

 

André Coruja se apresenta sábado (15/02) na Casa do Parque.

Faça já sua reserva para esta noite de Acústico Lounge que promete ser show!! Vem!

Estamos te esperando: 3365.4789 // 98116.8083

 

ARMAZÉM MAMUR - Carnafolia 2020

 

DATA 15 DE FEVEREIRO AS 12 H  ARMAZÉM MAMUR - AV DAS TORRES

 

CLUBE DA CAIXA

 

 

GABINETE ANTES DO CAFÉ

 

 Gabinete Antes do Café (Rua 24 de Outubro, 566, Galeria Vila Maria, Cuiabá-MT).

As cadeiras são limitadas. Confirme sua reserva no telefone 65- 99261-9334.

 

GERONIMO WEST MUSIC

 

10 Mc Torugo 

DATA: Sábado, 15 de fevereiro de 2020 às 23:40 – 05:00

LOCALGeronimo West Music

Já marca na agenda a festa do dia 15 de fevereiro. Vem aí 01 ano das Silvinhas com Mc Torugo.

 

HAVANA PRIME

 Carnafunk das Abusadas 3.0

Vários Dj's convidados e  Mc Bruna Alves direto do RJ ao vivo

DATA: Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020 às 22:00 – 04:00

LOCAL:  Havana Prime em Cuiabá - MT 

MALCOM PUB

 

 

Esta semana, o Malcom Pub preparou uma programação especial, com muita novidade 

[QUARTA - 12/02]

Após os vários pedidos via Inbox e comentários, o KARAOKÊ mais divertido da cidade está de volta ao Malcom PUB!

Entrada Free até às 22hrs

🎤Já marca os amigos para soltar a voz nesta quarta 🎤

[QUINTA - 13/02]

Banda Menage convida Michael Fabricio para homenagear o melhor do rock alternativo.

Vai rolar Blur, Tame Impala, Queens of the Stone Age, Black Sabbath e muito mais !🎸

Entrada Free até às 22hrs

[SEXTA - 14/02]

Banda Coronela faz ESPECIAL PITTY e EVANESCENSE e ainda tem ACUSTICUZÃO para abrir a noite.

No CLUB, POP IT UP com DJ Absinta Bay e Danilo Soares.

Ladies Free até às 22hrs

[SÁBADO - 15/02]

ESPECIAL JOHN MAYER com Marco Túlio e o melhor do rock n' roll com Stones Eagles.

No CLUB, edição especial do HIP HOP com ATRAÇÃO NACIONAL - DJ TOVITZ (SP)
+ Danilo Soares

Horário de abertura da casa: 20hrs
Endereço: Av. Miguel Sutil, 10240, Santa Rosa

METADE CHEIO 

QUA/12 e QUI/13_Nos próximos dias 12 e 13, ambos às 19h, Stéfanie Sande propõe mais uma oficina de escrita criativa, desta vez destinada aos que possuem interesse na elaboração de um romance. As vagas são limitadas, as inscrições compreendem os dois dias no valor unitário de $15 e podem ser feitas em nosso caixa (quase esgotadas!);⁣

➡️QUI/13_"Lupus in utero" é um clube de leitura criado por Larissa Campos e Fernanda Maluf, exclusivo à obra "Mulheres que correm com os lobos", de Clarissa Pinkola Estés, cuja proposta é ler aos poucos e conversar a respeito dos capítulos em encontros mensais. Na primeira reunião desta quinta (13), a partir das 19h, a conversa é sobre a Introdução e o primeiro capítulo, La Loba. Saiba mais sobre as regras, o porquê do nome e demais informações no insta @lupusinutero;⁣

➡️SEX/14_Pra matar a saudade de dançar até suar, a banda mais saliente da cidade vem cheia de latinidade e malemolência. Na sexta-feira, dia 14/02, a partir das 19h, o DJ Guto Pêra abre os trabalhos pra banda Tchá por Dios começar o show às 20h - e mais uma vez reforçamos: chegue cedo porque a casa fecha "cedo"! Antecipadamente em nosso caixa os ingressos estarão a $10 (promocional), mas também podem ser comprados na hora pela bagatela de $15;⁣

➡️SÁB/15_E pra fechar a semana com chave de glitter (risos), o bloco mais brilhoso da cidade ocupa nosso quintal pra fazer a festa a partir das 18h30. A ideia neste sábado, além de aquecer os corpitchos, é gerar uma bilheteria de incentivo e produção para o carnaval, uma vez que este é um projeto independente e sem fins lucrativos - portanto singelos $5 são contribuídos para que o desfile oficial da folia seja ainda mais chic e glamuroso!

Dia 14/02, a partir das 19h, o DJ Guto Pêra abre os trabalhos pra banda Tchá por Dios começar o show às 20h

 

MOSTEIRO BAR E CULTURA

 

Raplândia - Froid em Cuiabá!

 

TABULEIRO DA PEROLA NEGRA

O Tabuleiro da Pérola Negra está sempre em busca de aquilombar, valorizar a cultura regional em especial.

A partir de 15 de fevereiro estaremos atendendo com café da tarde com início as 13:00h até 18:00h.

E para aquilombar em dose dupla, Mariana Borealis e convidados estará conosco Sábado e Domingo no Tabuleiro da Pérola Negra. 

Lembrando que a culinária é com sabor de casa de vó...ancestralidade e o toque da Pérola Negra.

Venha curtir o fim de semana conosco

 SHOPPING 

Lançamento do livro Antúrios: Esquizofrenia e incapacidade

 DATA:  15 de fevereiro de 2020, às 19:00, LOCAL: Goiabeiras Shopping- no Espaço 300 anos, no piso 01

 

TRIGÓRIA

Bailinho de Carnaval

Vamos cair no passo com um charmoso bailinho de carnaval no Trigória, todos convidados para esse balancê.

Forrozaum garantido, frevo para foliar e ainda Carimbó para botos e sereias, o baile tá arrumado. Na folia Laura Paschoalick, Kalinca Nunes, Daniel Baier e Du Paiva.

Esperamos todos para esse charmoso baile.

Entrada R$ 10,00 foliões (antecipado)

se avexe e pega o seu :D os ingressos estão disponíveis para compra no Trigória e pelo site: https://www.sympla.com.br/bailinho-de-carnaval__781682

obs: a compra do ingresso pelo site Sympla tem acréscimo de R$ 0,50.

Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020 às 20:00 – 23:0

Local: Trigória Av. Haiti, 468, 78060618 Cuiabá

 

UFMT - GINÁSIO

 

VOZZ CLUB

Mansão stronda, 4M & Invictus apresentam:

❤ FUNK

Um projeto que vai trazer três mulheres no comando do FUNK!!!!

Line Up:

23:00 MIAGY

01:00 YUMI

02:30 BRENDA

04:30 LORRAYNE

Lights: LYLLO/LC

DATA: Dia 14 de fevereiro de 2020 das 23 h ás 06 hs 

LOCAL: VOZZ Club - Rua 24 de Outubro, 370, 78043-422 Cuiabá

 

 

 

 

Organizado por HOT Gastronomia Condomínio Residencial Ipiranga 450 Avenida Oito de Abril, 78025-340 Cuiabá

 

Corrida de rua realizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso!
Modalidades:
💀 5K
💀 10K
Data: 16 de Fevereiro de 2020
Todos estão convidados!
Caveiraaa!!!!

 


Lançamento do livro “Do Moderno ao Contemporâneo: uma história do mundo na Era do Capital” - por Gilda Portella

A Adufmat-Ssind e o Fórum de Luta por Direitos e Liberdades Democráticas convidam toda a comunidade acadêmica para o ciclo de debates “América Latina Insurgente: um panorama da luta de classes”, que será realizado nos dias 14 e 17/02, sempre às 19h, no auditório do sindicato. Serão dois dias de reflexões a partir das provocações do professor convidado, Osvaldo Coggiola, da Universidade de São Paulo - USP. 

Doutor em História, Coggiola lecionou na Universidade Nacional de Córdoba até junho de 1976, quando foi expulso por intervenção militar devido à sua atuação política. Foi reincorporado por meio de resolução do decano normalizador em 1984, mas em 1985 iniciou seu vínculo ao Departamento de História da USP. Em seu currículo são registrados trabalhos e conferências em diversos países do mundo, que o tornaram referência internacional para debates acerca dos temas Capitalismo, América Latina e Educação, sempre inspirado pela metodologia de análise marxista. 

Na sexta-feira, dia 14/02, o professor fará um diálogo sobre as transformações das relações humanas na história das sociedades, tema do seu livro “Do Moderno ao Contemporâneo: uma história do mundo na Era do Capital” (2019), que será lançado na Adufmat-Ssind na ocasião. 

Também são de autoria de Coggiola os títulos “Marx e Engels na História”, “América Latina: encruzilhadas da História Contemporânea”, “O Capital contra a História”, “Governos Militares na América Latina”, entre outros.  

Na segunda-feira, 17/02, o diálogo será sobre o tema do ciclo de debates - “América Latina Insurgente: um panorama da luta de classes”.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Haverá certificação.

Sobre o Autor:

Osvaldo Luis Angel Coggiola é historiador argentino, residente no Brasil. Nascido em Buenos Aires, cresceu em Córdoba, onde estudou Economia e História. Em 1976, por seu ativismo político, foi expulso da Universidade de Córdoba, passando a viver exilado até o final da ditadura argentina. Na França, concluiu seus estudos de graduação em História e Economia Política (1979, tendo apresentado dissertação intitulada L’Opposition de Gauche en Argentine, 1930-1943), na Universidade Paris 8 (Vincennes-Saint-Denis), especializando-se em História pela mesma universidade (1980, apresentando dissertação intitulada Mouvement ouvrier et partis de gauche en Argentine, 1929-1969). Em seguida, concluiu o doutorado em História Comparada das Sociedades Contemporâneas (1983, com a tese Le mouvement trotskiste en Argentine, 1929 – 1969) pela École des hautes études en sciences sociales. A partir de 1981, estabeleceu-se no Brasil, onde cumpriu defendeu sua tese de livre-docência (O Destino de uma Revolução – Ensaios sobre a História Contemporânea da URSS e do Leste Europeu), na Universidade de São Paulo (USP), em 1992. Também cumpriu um programa de pós-doutorado na USP (1993 – 1998). Atualmente é professor titular da USP e professor nos cursos de jornalismo e economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especializado em História Moderna e Contemporânea, estuda principalmente temas como comunismo, União Soviética e economia marxista, sendo um ativo organizador, colaborador e participante de simpósios, palestras e colóquios sobre esses temas.

 


Exposição Santos da Baixada 13/02 no MACP -UFMT por Gilda Portella

Exposição Santos da Baixada abre programação cultural dos 50 anos da UFMT

A exposição Santos da Baixada migra de Rosário Oeste para Cuiabá. No dia 13 de fevereiro, às 20 horas, os artistas Luzo Reis e Antônio Siqueira recebem o público para a abertura da temporada na capital mato-grossense.

A mostra fica em cartaz até o dia 13 de março e pode ser conferida gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Com seus registros de festejos populares, os fotógrafos eternizaram momentos singulares das festas de santo realizadas na Baixada Cuiabana. Eles percorreram nove municípios captando a essência da religiosidade do povo ribeirinho expressa em suas tradições.

O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Fernando Tadeu de Miranda Borges pontua que a exposição inaugura a programação cultural de comemoração dos 50 anos da Universidade Federal de Mato Grosso.

“E ela realça não só a forte relação da instituição com a sociedade, como também, reafirma o compromisso que temos com a cultura popular de nosso Estado. A UFMT continua trilhando um caminho de ampliar o conhecimento científico, mas sempre respeitando os saberes populares”. 

Beleza com simplicidade

Fernando Tadeu alça o valor simbólico dos trabalhos. “Essa exposição é ouro. Ouro nos 50 anos da universidade. As fotos são reveladoras de todo o modo de viver de uma sociedade e neste caso, transpõe o cotidiano do ribeirinho. E o divino disso tudo, fica visível”.

Para o pró-reitor, as imagens trazem a beleza com simplicidade. “Elas são exuberantes nas cores. Além disso, nas festas de santo, tudo acontece. É um ambiente político. Amizades são fortalecidas, surgem casais, milagres e a imaginação e imaginário ficam visíveis”.

Ele celebra o fato de ter entre os expositores, um funcionário da Procev. “Para nós é um orgulho abrir a temporada com os trabalhos de Luzo Reis”.

Prata da casa

A exposição também entusiasma a coordenadora do Centro Cultural, Thania Monteiro de Arruda. “Além do trabalho fotográfico de muita qualidade, ele é funcionário da universidade.  É a primeira vez que temos dentre os artistas expositores um agente cultural da UFMT”, destaca.

Com o catálogo da exposição em mãos, ela contempla as fotos e revive também um pouco de sua história. “Cuiabana de pai e mãe, das tradicionais famílias Ponce de Arruda (por parte de pai) e Cuiabano Monteiro da Silva (por parte de mãe), frequentei muitas festas de santo em Cuiabá. Me unia à família na preparação da comida, cultivava a religiosidade e até dançava siriri”, se diverte. 

De acordo com Luzo Reis, a mostra traz registros de festas em Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e nas comunidades de Bom Jardim, em Nobres; Mimoso, em Barão de Melgaço; Varginha, em Santo Antônio do Leverger e Mata Grande, em Chapada dos Guimarães.

Festança nas comunidades ribeirinhas

A ideia surgiu em 2015, quando Luzo se reencontrou com o primo, Antônio Siqueira, morador de Rosário Oeste.

A partir daquele [re]encontro os dois se viram várias vezes e a convite de Antônio cumpriram circuito de festas da região.

“Antônio é personalidade já conhecida por todos na cidade. Desde a década de 1990 registra festas de santo e o cotidiano de Rosário. Com sua humildade, vê na deferência e nos trejeitos despojados de seu povo atributos de uma vida virtuosa que alia trabalho duro, com momentos de partilha, fé e alegria”, declara Luzo.

 Por sua vez, Antônio diz que aprendeu muito com essa troca de experiência.

 “A criatividade e a técnica de Luzo foram inspiradoras para o meu trabalho. Foi uma troca que vivenciamos, não só com as pessoas das comunidades por onde passamos, mas principalmente, entre dois parentes, dois fotógrafos”, se diverte. 

Além de trabalhar, Siqueira “entrega” que os dois se divertiram muito nas festas e morador de Rosário, ele conta que já tem ouvido muitos burburinhos. “Dia desses, quando viu o banner de divulgação uma moça me ligou para contar que era o avô dela que estava na foto. O resultado do projeto tem sido alvo de muita expectativa nas comunidades”. 

Na região, eles frequentaram as festas à Nossa Senhora da Guia, na comunidade de Igrejinha; em homenagem a Nossa Senhora da Piedade, no bairro Taboão e da festa da Rua da Barra, no centro de Rosário, que é em devoção a São Benedito.

O projeto de pesquisa e documentação fotográfica de Luzo e Antônio é fruto da curiosidade dos fotógrafos em conhecer os festejos, as peculiaridades existentes em cada localidade e as histórias por trás das festas. Explora a riqueza imagética e outras manifestações culturais e artísticas que não podem faltar a elas, como o cururu, siriri, procissões, ladainhas, adoração, lambadão e culinária ribeirinha, dentre outros elementos.

O projeto foi aprovado por edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e conta com apoio das prefeituras de Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, da Universidade Federal de Mato Grosso e Museu de Arte e Cultura Popular.

Em caráter itinerante, logo, a exposição chega à Chapada dos Guimarães.

Serviço:

De Luzo Reis e Antônio Siqueira

Circulação Cuiabá

Abre dia 13 de fevereiro, às 20h e segue até o dia 13 de março

Visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

O Museu de Arte e Cultura Popular está instalado no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso, que fica na avenida Edgar no Centro Cultural Vieira, S/N, Boa Esperança, Centro Cultural da UFMT Cuiabá-MT.                                                                                                                                                                                   

Saiba mais:

fb.com/santosdabaixadaexpo

@santosdabaixada_

www.santosdabaixada.com

 


Página 1 / 9

Próximo »

Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.