19 de março de 2024 - 07:41

Eventos

PEN Clube do Brasil. Região Centro-Oeste: Mato Grosso

P Poetas
E Escritores
N Novelistas

Fundado em 1921, em Londres, pela escritora inglesa Catherine Amy Dowson Scott.

Instalado em 02 de abril de 1936, no Rio de Janeiro-RJ, por iniciativa do escritor Cláudio de Souza, com objetivo de congregar escritores do país em promover a literatura e a concepção universalista dos bens da cultura, da liberdade e da paz.

Presidente Atual Mundial, Jennifer Clemente, mexico-americana.
Presidente Atual Brasil, Ricardo Cravo Albin.

PEN Clube Região Centro-Oeste

Instalado em Campo Grande-MS, em 06 de novembro de 2023 com 46 Escritores empossados.
E, agora em 14 de março de 2024, no Teatro Zulmira Canavarros em Cuiabá-MT, com 46 escritores a serem empossados, pela Delegada Regional, Delasnieve Daspet e pelo representante Mato Grosso, Airton dos Reis Júnior.

Segue a lista dos 46 escritores, poetas, dramaturgos, novelistas e demais  artistas matogrossenses que serão empossados. 

1)Abel Santos Anjos Filho.
2)Amilton Jorge da Costa Reis.
3)Antônio José Ferreira da Costa.
4)Carlos Luciani de Almeida.
5)Cleutta Inêz Paixão Rodrigues.
6)Daniela Paula Oliveira
7)Danilo Zanirato.
8)Diná Vicente da Silva.
9)Edir Pina de Barros.
10)Edna da Silva Lara.
11)Filemon Félix de Moraes.
12)Flávio José Ferreira.
13)Francisco de Arruda Machado.
14)Gaudêncio Filho Rosa de Amorim.
15)Gilda Portella Rocha.
16)Hélio Inácio Santana.
17)Jacy Ribeiro de Proença.
18)Janete Ferreira da Silva.
19)João Bosco Campos.
20)José Augusto Tenuta.
21)José Elias Antunes Neto.
22)Kilwangy Kya Kapitango-A-Samba.
23)Leni Chiarello Ziliotto.
24)Márcio Benedito da Silva Mendes.
25)Maria Amélia Assis Alves Crivelente.
26)Maria Aparecida da Silva.
27)Maria Elizabete Nascimento de Oliveira.
28)Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira.
29)Mariano Leal de Paula.
30)Milton Pereira de Pinho.
31)Moisés Mendes Martins Júnior.
32)Nilda Ramos.
33)Nilton Pereira Pinto.
34)Odair José da Silva.
35)Sandro Miguel da Silva Paula.
36)Sidnalva Costa Serra.
37)Silviane Ramos Lopes da Silva.
38)Suziene Cavalcante.
39)Vera R. M. Baggetti.
40)Vera Lúcia Capilé.
41)Vitor Modesto Braz.
42)Wagton Douglas Fonseca.
43)Wendel Xavier de Souza.
44)Zeila Cecília da Conceição e Silva.
45)Zita Eliney da Conceição.
46)Zuleica Cunha de Arruda.

PEN Clube do Brasil. Região Centro-Oeste: Mato Grosso Presente!

A literatura mato-grossense com suas obras em poesias (em todas as vertentes), crônicas, contos, romances, pesquisas, narrativas, infantil, historiadores, novelas, canções, dramas, teatro, ficção, prosa, técnica, popular. Em narrativo ou épico, lírico e dramático. O caleidoscópio é imenso e intenso. Todas as cores se fazem presente, o que engrandece sobremodo a entidade que chega e a arte literária do estado de MT.


Casamento Gabriela Moro e Flávio di Pietro

"Um amor que inspira, um respeito que emociona e uma cumplicidade que encanta. Assim foi a cerimônia de casamento do casal Gabriela
Moro e Flavio di Pietro num momento repleto de emoções e uma surpresa que tocou o coração de todos os amigos e familiares presentes.

A atmosfera estava impregnada de amor e felicidade, enquanto os noivos trocavam os votos que selaram sua união. Cada palavra, cada gesto, refletia a conexão profunda que eles compartilham, uma parceria construída sobre o alicerce do companheirismo e do respeito mútuo.

Mas a cerimônia reservava uma surpresa especial para todos. Enquanto a emoção tomava conta do ambiente, a noiva revelou aos amigos e familiares sua gravidez, a vinda pequena Isabela, fruto desse amor, enchendo os corações de todos de alegria e ternura reforçando o quanto essa família é abençoada e unida.

Os olhares emocionados dos convidados revelavam a admiração por esse casal que não apenas celebra o amor entre eles, mas também acolhe a vida com todo o seu significado. A chegada de Isabela é um símbolo de esperança, de novos começos e de um amor que se perpetua através das gerações.

A cerimônia de casamento que foi dia 18 novembro no santuário nossa senhora Auxiliadora, com a recepção luxuosa, rica em detalhes no Espaço Ágora, anexo ao Hotel Odara.

Que essa união seja sempre abençoada, que o amor continue sendo o alicerce de cada passo dado juntos e que a pequena Isabela seja sempre o símbolo dessa conexão especial. Que essa história de amor inspire outros casais a trilharem o caminho da felicidade e da plenitude. Parabéns, Gabriela e Flavio que vocês continuem escrevendo essa linda história de amor!"


Sorriso sedia no domingo última etapa do campeonato regional de ciclismo de estrada

Sorriso sedia no próximo domingo (29), o encerramento do Campeonato Regional de Ciclismo de Estrada do Médio Norte. O evento receberá mais de 100 atletas de cidades de Mato Grosso, das categorias elite, júnior, sub-30, master A, master B e master C.

A competição contará com participações especiais, como, a atual campeã brasileira da categoria Elite, a sorrisense Aline Mariga, e a líder da Elite do Regional, Sheila Marques, de Alta Floresta, campeã Master A, em 2023.

Serão premiados com troféu, conforme categorias acima, cinco primeiros colocados tanto no masculino como no feminino. A premiação em troféu será para os cinco primeiros colocados do campeonato, ou seja, para o ciclista que acumular o maior número de pontos nas etapas.


II Procissão do Fogaréu de Torixoréu

            

Semana Santa em Torixoréu/MT terá Procissão do Fogaréu 

 

A Prefeitura Municipal de Torixoréu, através da Secretaria Municipal de Cultura juntamente com a Paróquia São João Bosco, em parceria com as Escolas Estaduais Febrônio Rodrigues e Arthur da Costa e Silva, com o apoio da Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, convidam toda a população torixorina, mato-grossense  e demais turistas, para participarem da II Procissão do Fogaréu de Torixoréu, que será realizada no dia 06 de abril de 2023 (quinta-feira), a partir das 20h30, saindo da Igreja Matriz - São João Bosco. A encenação paralitúrgica fará parte da programação da Semana Santa na paróquia local.

 

            A Procissão do Fogaréu é uma tradição histórica da Cidade de Goiás (Goiás Velho), introduzida ainda no século XVIII, em 1.745, pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos. A procissão encena a perseguição de Jesus Cristo pelos soldados romanos, antes de ser preso e crucificado. No formato atual, os soldados romanos são representados pelos farricocos, homens descalços, vestidos com túnicas e encapuzados, portando tochas acesas.

      O trajeto começa e termina na frente da Igreja Matriz, passando pela Feira Coberta (onde encontrarão a mesa da “Última ceia” já dispersa) e posteriormente, segue até a Praça da Rodoviária (local que simbolizará o “Monte das Oliveiras”, onde se dará a prisão de Jesus de Nazaré).O ritmo da perseguição é ditado pela fanfarra, conduzindo sonoramente a marcha dos 40 farricocos. A partir deste ponto, o estandarte com a representação da imagem de Jesus Cristo é carregado por um dos farricocos, simbolizando a captura e a prisão de Jesus. A cerimônia encerra-se na igreja Matriz São João Bosco. A procissão do fogarréu é acompanhada por moradores e visitantes por cerca de quarenta minutos. 

          Antes do horário inicial do evento, as luzes das ruas onde percorrerá a procissão serão apagadas e somente as tochas empunhadas pelos farricocos iluminarão o trajeto da procissão. Isso garante aos expectadores um clima intimista, místico e repleto de emoções que toca profundamente todos que acompanham a encenação.  

           Segundo o coordenador da Secretaria Municipal de Cultura, Vanney Neves: “A procissão do fogaréu é uma manifestação paralitúrgica, pois exprime a devoção em meio a elementos artísticos. O evento fortalece a cultura local pela difusão de saberes históricos, sendo a religiosidade uma característica forte dessa representação”. Assim finaliza o coordenador, destacando a valorosa participação popular na realização desse evento cultural-religioso no município.


Cruzeiro encaminha classificação na Copinha após golear o Capivariano

O Cruzeiro goleou o Capivariano por 6 a 1, na tarde desta quinta-feira (5) no estádio Tenente Carriço, em Penápolis, e encaminhou sua classificação para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Com o segundo triunfo na Copinha, o torneio mais tradicional da base do futebol brasileiro, a Raposa chegou aos seis pontos, na liderança do Grupo 10, pelo qual a Penapolense bateu o Comercial-MS por 2 a 0 também nesta quinta.

A vitória do Cruzeiro foi construída com gols de Rhuan Gabriel, Jhosefer, Arielson (dois) e Denilson (dois), enquanto Lucas descontou para o Capivariano de pênalti.

Outros resultados:

Penapolense 2 x 0 Comercial-MS
Nacional 1 x 2 XV de Piracicaba
Juventude 5 x 1 Alecrim-RN

Edição: Fábio Lisboa


Prefeito Osmar Froner anunciou projeto com o Governo do Estado que vai transformar a cidade de Chapada dos Guimarães

A coluna de hoje é um especial de uma cidade muito querida de nosso estado e que agora vai ficar ainda mais charmosa, a famosa Chapada dos Guimarães.  O atual prefeito do município , Osmar Froner (MDB) anunciou projeto juntamente com o Governo do Estado que vai transformar a cidade trazendo ainda mais visibilidade para os milhares de turistas que vêm do mundo todo para conhecer as belezas naturais de Chapada. Esse projeto inovador, além de alavancar ainda mais o turismo trará grandes benefícios para toda população e comércio local .
Froner, tem uma equipe de peso ao seu lado, escolhida a dedo para a realização de muitos projetos que estão por vir. O atual prefeito está muito confiante das grandes benfeitorias que está implantando no município, apoiado dentre outros com prata casa que é o secretário de planejamento e orçamento, Aislan Galvão O projeto vai reestruturar e trazer um ar sofisticado e moderno ao município, e ao mesmo tempo mantendo o rico patrimônimio histórico pertencente a cidade. A coluna deixa os parabéns para toda equipe e principalmente ao prefeito Osmar Froner (MDB) por sua ousadia e competência. Segue imagens do projeto.


A artista Estela Ceregatti homenageia mestra da cultura cacica Carolina Rewaptu, do povo Xavante, em MT.

Estela Ceregatti decidiu homenagear a cacica Carolina Rewaptu, uma liderança do povo Xavante no Estado do Mato Grosso. Explica “Eu tive uma conexão muito forte, profunda e espiritual com ela. Nos conhecemos através de um outro documentário realizado pela OPAN- Operação Amazônia Nativa, sobre as mulheres sementeiras”.

 As mulheres sementeiras não pararam com a Covid e coletaram uma tonelada de sementes em 2020, fruto da organização e esforço das Xavantes Coletoras de Semente, como se autodenominam. Depois que as mulheres catalogaram as sementes de 34 espécies a OPAN apoiou e comercializou o produto. Há dez anos as mulheres sementeiras fazem o reflorestamento a partir da coleta. “A coleta de sementes faz parte da tradição do povo Xavante”, diz a cacica Carolina.

Ceregatti afirma “Eu, humildemente, quero aprender como artista a fazer uma leitura musical da vida dela, com todo meu amor, com todo meu carinho”. A homenagem não contará somente com um álbum musical. Além das composições o trabalho conta com a feitura de um documentário e uma exposição fotográfica para registrar a vida da mestra Xavante e assim possibilitar que a sabedoria ancestral dela chegue as novas gerações. “O intuito é realizar este sonho grande de estar mais perto dela, de conhecer a mulher que ela é e assim poder aprender com tudo que ela tem deixado de saber ancestral. Para várias gerações saberem o que ela representa na aldeia, como mulher, como potência de vida” afirma.

A cacica se define como uma mulher de luta e diz que ser mulher é também ter voz nas assembleias e nos movimentos sociais. Diz também que esta é uma conquista recente das mulheres Xavantes, que antes não tinham este papel. Além deste protagonismo as mulheres sementeiras prosseguem com o trabalho de coletar as sementes, prepará-las e reflorestar. Estela ressalta “Este trabalho é crucial e superimportante. Reflorestamento de toda uma área devastada ao longo dos anos. Elas fazem com que o solo não desertifique. É um trabalho importante para todos nós, porque sem mata, com todos estes agrotóxicos, com todos os venenos nós estamos prestes a morar num lugar inabitável. Então é um trabalho muito lindo”.

A cacica Carolina permitiu que Estela Ceregatti fizesse a trilha do documentário do povo Xavante e presenteou a artista com uma gratava de seu povo no Encontro de Mulheres Indígenas que ocorreu em Cuiabá. “Eu recebi este presente como um chamamento de um trabalho que viesse ao encontro do que eu preciso fazer na Terra, sabe?”. Prossegue “Resolvi na oportunidade de um edital fazer esta homenagem para ela. Com a aprovação do projeto nós colocamos como objetivo a realização de um vídeo documentário a respeito da vida dela. E também fazer um álbum musical que registre a existência dela. Compus várias músicas em homenagem a ela e ao povo Xavante” conclui.

 


Terra Força Mulher, novo trabalho de Estela Ceregatti - o single Ficar sem ARte Sufoca, chega às plataformas digitais no próximo dia 24 de dezembro.

Terra Força Mulher é o segundo disco da artista que traz como tema elementos da natureza. O primeiro foi o Ar, álbum que Estela Ceregatti lançou em 2017. Agora vem Terra Força Mulher que a artista pretende lançar entre 2021 e 2022. É um trabalho que Ceregatti está fazendo há mais de três anos. “Tudo o que vivo, tudo o que me transpassa, tudo que me alcança, tudo que me impacta é elemento de criação, de olhar refletido a respeito do que existe” diz Estela. “São provocações, muitas vezes, em forma de música” completa.

O disco Terra Força Mulher também conta com músicas mais antigas como Vida de Teimosia e Amor e Gratidão, que é assinada por Ceregatti e o músico Jhon Stuart que assina os arranjos instrumentais, produção e é parceiro de vida de Estela. Vida de Teimosia é uma música que acompanha a cantora há cerca de seis anos. “Veio em um momento de inspiração muito grande ao me deparar com um chão árido, morto em vida, como é o chão do sertão. Estava me sentindo assim por dentro por uma série de coisas, me sentindo triste e ressecada... quando me deparei com cactos em cima das casas de barro, palmas que nasciam no chão e senti a importância de sermos vida de teimosia por mais áridos que sejam os dias. Há sempre um verde que insiste em viver” conta.

Prossegue Estela “E agora neste contexto de pandemia, desde 2020, também nasceram outras canções, como o single Ficar Sem ARte Sufoca, que eu vou lançar agora e integra o disco Terra Força Mulher. Tem este duplo sentido, ficar sem arte pode nos sufocar e ao mesmo tempo ficar sem ar nos sufoca”.

Movido por um encontro que aconteceu no Prêmio Grão de Música o disco contará com a parceria da compositora mineira Déa Trancoso em uma das faixas. O álbum tem outra parceria na faixa Meu Relicário, que conta a poeta, instrumentista, compositora e produtora paraibana Socorro Lira. “Outra coisa muito especial que acontece neste trabalho é a música da minha filha, da Jhoana, chamada Aroeira. Ela teve um rompante de muita alegria e expressão natural infantil, cantou e eu tive a sorte de gravar no celular. A música conta com a voz dela daquele momento registrado” diz.

O projeto do Terra Força Mulher só foi possível em razão da Lei Emergencial Aldir Blanc, via Secel – MT.

Ficha Técnica

Arranjos vocais e direção artística: Estela Ceregatti

Arranjos instrumentais e produção musical: Jhon Stuart

Produção, mixagem e masterização: André Magalhães

Assessoria de Imprensa: Silviane Ramos e Cássio Martins

 

 

 

 

 


LANÇAMENTO E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO: “ADMINISTRAÇÃO NA PRÁTICA”

LANÇAMENTO E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO:
“ADMINISTRAÇÃO NA PRÁTICA”
Como administrar e gerir nos diversos contextos que envolvem pessoas,
desempenho e resultados?
Dia: 09/12/2021 a partir das 19h - Local: Goiabeiras Shopping - (Térreo) –
Cuiabá/MT

.
“Administração na Prática”, lançamento pela Umanos Editora, é um livro que apresenta
ao leitor, abordagens desde as influências e os antecedentes históricos da administração,
até as premissas e principais contribuições que se tornaram importantes para o cenário
atual, quanto às habilidades para administrar organizações e processos, estabelecer novas
estratégias, gerir pessoas, talentos e resultados.
Reúnem-se na obra, doutores, mestres e especialistas, profissionais da administração,
da gestão, do desenvolvimento de pessoas, da área comportamental, da mentoria e da
liderança, para abordarem sobre elementos fundamentais na prática dentro do contexto
organizacional, nos diversos aspectos que envolvem gente, estrutura, desempenho,
tecnologia e soluções.
O livro oferece aos leitores o acesso a reflexões, metodologias, ferramentas e práticas
relacionadas às recorrentes necessidades do mundo atual, ágil e frágil, sustentado à base
de ideias inovadoras e novas mentalidades. Dentre os assuntos expostos, é possível
ponderar sobre a inteligência emocional, por que ela é importante neste novo cenário?
Também, sobre o papel das competências como fator além da formação e dos títulos
acadêmicos.
O conteúdo dessa produção também apresenta sobre a importância, nesta era de
subjetividade, do autoconhecimento, como como via para melhoria de performance. E mais,
o leitor poderá fazer uma viagem pelas abordagens que envolvem o design de pensamento,
e, os desafios e as vantagens da terceirização. Contempla ainda a obra, sobre a relação
entre finanças pessoais com os modelos mentais dos indivíduos; uma descoberta do que
move a habilidade de planejar com inteligência e os possíveis impactos e influências
surgidos a partir dessa análise.

Sobre a organização da obra:
O livro, com oito coautores, é organizado pelo psicólogo e jornalista,
Jair Donato, escritor, professor universitário e consultor de
desenvolvimento de pessoas.
Serviço:
Título do livro: “Administração na Prática”;
Páginas: 132 / Edição: 1ª / Preço: de capa R$ 55,00 (no lançamento);
Formato: 15,5x22,5cm / Categoria: administração, gestão, liderança,
competência.
Lançamento: Umanos Editora, Cuiabá: 2021 –
Site: www.umanoseditora.com.br

Assessoria:
NELITON GOIS
Diretor de Marketing - Umanos Editora

Cel: (65) 9 9629-3453 / E-mail: [email protected]



A poetisa Lindalva Matos Alves Cabral mostra todo seu talento em edição especial.

Lindalva Matos Alves Cabral, 46 anos, nasceu em Jaciara MT, mas reside  entre  Cuiabá e Várzea Grande há mais de vinte anos. Intérprete de libras na rede estadual de ensino a mais de 14 anos.

Ela também é pedagoga, psicologa e poetisa. Suas poesias estão espalhadas por vários cantos de nosso estado, do nosso país através da internet e de publicações como a da revista Falange Miúda.

Lindalva com sua sensibilidade e grande percepção do mundo atual faz com que suas poesias nos levem a pensar na realidade do mundo contemporâneo .

Uma de suas poesias que mais chama atenção é a Doce Infância , que nos mostra de forma leve as mudanças de hábitos com o passar dos anos . Confira algumas obras da nossa renomado poetisa em especial Doce Infância.

 
 
 
 
 
REVISTA FALANGE MIÚDA (ReFaMi)
Seção “Primeira impressão”. (Ano) V. 4, n. 1, jan.-jun., 2019
 
200
DOCE INFÂNCIA
 
Da minha infância, sinto saudade
Das brincadeiras daquela época
Pula corda, rouba bandeira, esconde, esconde e jogar peteca.
 
Passava o anel e bem guardadinho, tentava adivinhar pra ganhar um beijinho
Corria atrás da pipa toda a gurizada, no terreiro gritando pra ver quem iria pegar.
 
Os meninos faziam uma bola com a meia
E também brincavam de queima, queima
E com os litros cheios de bolitas
Os mais espertos faziam fitas.
 
Riscavam o chão pra pular amarelinha
E de sete Marias as meninas brincavam
E as pedrinhas pra cima sorrindo jogavam.
 
No rio a criançada o banho tomavam
Comiam as frutas que do pé retiravam
Oh, doce infância que traz lindas lembranças
Momentos felizes, quando era criança.
 
 
 
 
REVISTA FALANGE MIÚDA (ReFaMi)
Seção “Primeira impressão”. (Ano) V. 4, n. 1, jan.-jun., 2019
 
201
SINTO SAUDADE
 
Ah, sinto saudade da minha infância
Tempos felizes quando era criança.
Brincava na rua com meus amiguinhos
Pra onde ia nunca estava sozinho.
 
Era uma gurizada, subindo no pé de goiaba
Cutucava os marimbondos
E corriam dando risadas.
 
Tomava banho no rio e era a maior fulia
Até quem não sabia nadar, a gurizada acudia.
Cuidava com carinho dos amigos do peito
Ai, se ágüem judiasse a turma pegava de jeito.
 
Tempo bom quanta saudade!
Do meu tempo de infância.
As vezes me pego lembrando
De quando eu era criança.
 
 
 
 
LINDALVA ALVES

Conferência vai debater Estatuto do Bioma Pantanal

O interessado em participar do evento pode fazer sua inscrição pelo site da Assembleia Legislativa: www.al.mt.gov.br – no link – “Conferência sobre o Estatuto do Pantanal”

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em parceria com o Senado Federal e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, realiza de 10 a 12 de novembro, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, a Conferência sobre o Estatuto do Bioma do Pantanal Mato-Grossense. O evento vai reunir diversas autoridades para debaterem o uso, a conservação e a exploração sustentável da maior planície alagada do mundo.  

O debate, durante os três dias, será focado no desenvolvimento sustentável no Bioma Pantanal, sob a ótica do Projeto de Lei nº 5.482/2020, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL/MT). O interessado em participar do evento pode fazer sua inscrição pelo site da Assembleia Legislativa: www.al.mt.gov.br – no link – “Conferência sobre o Estatuto do Pantanal”.  

Para os dois dias de debates, entre palestrante e debatedores, foram convidados 19 especialistas em diversas áreas de formação como biólogo, juízes de direito, advogados, engenheiros (agronomia e florestal), professores e desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.  

Abertura da conferência será no dia 10 de novembro, às 19 horas, no Teatro Zulmira Canavarros. Nos dias 11 e 12, sempre às 8h30, serão feitas as recepções dos convidados. No primeiro dia de debates será feita à apresentação do Projeto de Lei nº 5482/2020 - Estatuto do Pantanal.  

Confira abaixo toda a programação da conferência: 

Dia – 11/11/2021 

8h30 - Recepção dos participantes - Apresentação do Projeto de Lei nº 5482/2020 - Estatuto do Pantanal. 

10h20 - Mesa 1: Direito fundamental das comunidades pantaneiras ao desenvolvimento 

14h00 - Mesa 2: Zoneamento Ecológico Econômico no Pantanal. 

15h30 - Mesa 3: O Estatuto do Pantanal na relação entre comunidades tradicionais e biodiversidade pantaneira. 

16h30 -Encerramento 

Dia – 12/11/2021 

8h30 - Recepção dos participantes  

9 horas – Mesa 4:  Produção sustentável nas diversas atividades econômicas Pantaneiras. 

10h30 – Mesa 5: A proteção dos recursos hídricos e a influência dos regimes hidrológicos no Pantanal. 

14 horas – Mesa 6: Susceptibilidade ao fogo das comunidades que compõem o Bioma Pantanal –biodiversidade pantaneira em risco. 

15 horas até as 15h30 -  Exposição de vídeo 

15h40 até as 16h30 - Apresentação da Carta de Cuiabá 

mais informações :

https://www.al.mt.gov.br/institucional/evento/54/visualizar

 

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone:  (65) 3313-6283

E-mail:  [email protected]

Fonte: Assembleia Legislativa - ELZIS CARVALHO / Secretaria de Comunicação Social


INSTITUTO PROFESSORA CORACI E UNEMAT CONVIDAM ASSOCIAÇÕES E ONGS PARA DEBATER DIREITO ANIMAL

O Instituto Professora Coraci, Nuepe/Unemat Rondonópolis e Nupedif/ Unemat Diamantino iniciam debate com a sociedade civil organizada, associações, coletivos e ongs que tratam da causa animal, tendo como objetivo criar um espaço para propor políticas públicas de Direito Animal no Estado de Mato Grosso e nas cidades envolvidas no projeto, articulando ações educativas, formativas e informativas.

O fundador do Instituto Professora Coraci, prof doutor Éverton  Neves, explica que o trabalho da instituição prevê ações em prol da Educação de Qualidade pelos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo que o Direito Animal tem relação direta: “sabemos este debate promove uma cultura de responsabilidade nas comunidades para proteção da vida na sua inteireza, não apenas ao meio ambiente, mas garantindo a conservação da vida, da natureza e dos recursos naturais do planeta”.

O Direito dos Animais desponta como um novo ramo do direito, “protegendo os fundamentos naturais à vida, animais tem valores intrínsecos e dignidade própria, são seres dotados de percepções e sensações, com direito a vida digna, respeito e políticas públicas que possam avançar além do que já está posto, declara o prof. Éverton Neves.

O tema é atual, tanto o é que o posicionamento recente do Supremo deu ainda mais força para a legislação protetiva aos animais. Infelizmente ainda existem locais ou pessoas, Brasil afora, que cometem esse tipo de crime. É proibido abate de animais sadios (silvestres, domésticos nativos e exóticos). 
Esses animais devem ser encaminhados para um local apropriado, recuperação plena e depois soltura no seu habitat. No caso de animais domésticos, o procedimento é a adoção, geralmente feita em parceria com ONGs. O poder público deve fomentar esse protocolo. Isso é política pública. É papel do executivo cumprir a lei e do legislativo de fiscalizar e cobrar o cumprimento de tal legislação ”, explica.
 
Everton também pontua sobre o abate de animais para consumo humano. “Neste caso existe a previsão legal para abate. Desde que em local apropriado e que seja procedido de acordo com normas evitem o sofrimento do animal. O indivíduo que sair dessa prática, pode ser enquadrado na lei e ter uma séria de complicações judiciais”, alerta.
 
A Lei 1.095/2019 aumentou a punição para maus-tratos em animais. O texto prevê prisão de até dois a cinco anos para criminosos, além de multa. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. Segundo o IBGE, existem, no Brasil, 29 milhões de domicílios com cães e 11 milhões, com gatos.
 
Neste cenário o Instituto Prof Coraci e a Unemat iniciaram as discussões do PROED ANIMAL- PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM DIREITO ANIMAL- que conta com 3 eixos: 
a) Curso de Formação Ético-Juridica-  para o aperfeiçoamento dos profissionais da área jurídica, bem como profissionais/voluntários atuantes em organizações de proteção e defesa da causa animal.
b) Palestras Educativas nas Escolas- palestra educativa e formulação de material didático para democratizar os saberes sobre o Direito Animal nas escolas;
 
c) Laboratório de Ideias Legislativas em Direito Animal- estudo dos principais temas na defesa jurídica dos seres não-humanos, estudos de caso e propositura de projetos de lei e pareceres e publicações no âmbito municipal e estadual. 
 
 No dia 23 de novembro, às 19 horas, de modo virtual, ocorrerá o Painel Direito Animal na II Jornada Internacional de Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade, V Jornada de Estudos de Direito (JEDUD/UNEMAT-Diamantino), 24ª Semana Jurídica de Cáceres-MT (SEMAJUR/UNEMAT-Cáceres) e V Ciclo de Debates - GMF e UNEMAT, sendo que aos interessados a participar de reunião que será agendada previamente devem realizar o cadastro no link indicado abaixo.
 
https://forms.gle/584DCPG2AbySUMZ98
Informações @grupogedifi ou [email protected]


Corpos de Marília Mendonça e tio são velados em Goiânia

Cerimônia acontece de 13h às 16h e é destinada aos fãs, amigos e familiares. Sertanejos Maiara e Maraísa, Henrique e Juliano e outros estão no local.

Os corpos de Marília Mendonça e do tio Abicieli Silveira Dias Filho começaram a ser velados no Ginásio Goiânia Arena às 13h. O velório é destinado aos fãs, amigos e familiares. A rainha da sofrência e mais quatro pessoas morreram em acidente de avião no interior de Minas Gerais.

A assessoria da cantora informou que o velório é aberto ao público e vai ficar aberto de 13h às 16h. A expectativa é de que mais de 100 mil pessoas passem pelo local para o adeus à cantora.

Também estão presentes no velório, segundo a assessoria da artista, os cantores Maiara e Maraisa, Henrique e Juliano, Jorge (da dupla Jorge e matheus) e Mateus (da dupla Mateus e Kauan).

GOIÁS - GOIANIA - Fãs e familiares velam o corpo da cantora Marília Mendonça no Ginásio Goiânia Arena — Foto: Michel Gomes/G1

 Em relação ao enterro, a assessoria informou que o sepultamento será reservado aos familiares no Cemitério Parque Memorial, em Goiânia. A Secretaria Municipal de Mobilidade disse que haverá um cortejo do ginásio ao cemitério.
 
Fonte: G1

Novo hit: "Revolucionou" de DJ Wesley Gonzaga chega às plataformas neste sábado, 06

Com batidas marcantes, a faixa é a nova aposta do funk

 

Um dos artistas que mais cresce dentro do funk segue a todo vapor, e a prova disso, é que DJ Wesley Gonzaga acaba de anunciar pelas redes sociais a chegada de mais um single. Dessa vez, o músico lançará "Revolucionou", que chegará às plataformas digitais no início da tarde deste sábado, 06, juntamente com o clipe, com direito a cenas em alto mar.

A música, que já é considerada pelos fãs o novo hit do gênero, é uma composição do próprio artista. O mineiro, apostou em letras bem ousadas e em batidas marcantes. A história conta como o coração de um rapaz foi 'fisgado', "Me encantou, seu sorriso que me conquistou, na minha mente ela entrou, eu gosto quando desce com o popô. (...) Revolucionou, a forma que essa bandida jogou, sabe nela o que me conquistou? É que ela faz manobra com o popô".

"Revolucionou" também conta com uma super produção visual. O clipe foi gravado no litoral de São Paulo, no Guarujá, dentro de uma lancha. O vídeo dirigido por Matheus Dias, também está previsto para chegar ao público no início da tarde de sábado e poderá ser conferido pelo YouTube, no canal oficial da GR6.

Vale lembrar que em outubro, DJ Wesley Gonzaga lançou o projeto "Trio Putaria", que contou literalmente com três singles: Agita, Golpe na Coroa e Boneco Subiu, todos em parceria com MC Pedrinho e MC Rick, e no final do mesmo mês, o músico entrou para as 'trends' do twitter, ao se apresentar no halloween da Gossip no Insta.

Mais sobre Wesley Gonzaga
Com apenas 19 anos, o DJ Wesley Gonzaga possui fãs pelo país inteiro e acumula números impressionantes nas redes sociais com os hits "Sarra Nela Com Fuzil" e "Gonzaga Deu Fuga Com uma Loira Cabulosa". Atualmente, são mais de 250 milhões de visualizações no Youtube, 2,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e TikTok.

 Para acompanhar as novidades do DJ Wesley Gonzaga, acesse:

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCv2QvtD8nQACodFX0SFO1Eg

Facebook: facebook.com/djwesley.gonzaga

Instagram: @djwesleygonzaga

Twitter: @djwesleygonzaga


Cantor Telê lança a canção “Senhora Razão” nesta sexta-feira, 05 de novembro

Com participação de Luquinhas, vocalista da banda ‘Me Viu Mentiu’, o single estará disponível em todas as plataformas digitais

Com todo o seu talento e carisma, o sambista Telê apresenta em todas as plataformas digitais nesta sexta-feira, dia 05 de novembro, sua nova canção “Senhora Razão” que conta com a participação especial de Luquinhas, o vocalista da banda de pagode ‘Me Viu Mentiu’.

 

Escute: https://onerpm.link/923454590031

 

“Senhora Razão” é o sétimo lançamento de sua carreira e ganhará também um videoclipe (lyric vídeo) em seu canal oficial no YouTube. Com produção artística da Ipapu e produção musical de Bráulio de Resende, o single é uma música de Telê com letra de Lúcia Tina.

 

O arranjo da canção se divide em duas partes, a primeira com um samba bem mais “raiz”, onde o Telê canta e a segunda vai mais para o pagode quando o Luquinhas entra. “Estou muito feliz com o resultado desse trabalho e espero que todos curtam muito essa minha nova parceria misturando samba e pagode de uma forma tão leve e envolvente, diferente de tudo que eu já fiz! Não deixem de ouvir!”, convida o cantor Telê.

 

Vale ressaltar que em pouco tempo de carreira e com o lançamento do EP intitulado “Colheita”, o artista já ultrapassou a marca de 500k plays e views, sendo 270k no Spotify e mais 280k no YouTube.

 

 

Senhora Razão

Letra: Lúcia Tina | Música: Telê

 

Pra que tanta pressa na vida

Eu corro pra te acompanhar

A lua “tava” tão bonita

Você nem parou pra olhar

E a flor que eu reguei todo dia

Você nem viu seu desabrochar

Quando escrevo aquela poesia

Você lembra da conta pra pagar

 

É tudo em vão

Senhora Razão!

Se você prende meu pé no chão

Eu deixo voar a mente e o coração

Vem, dá a mão!

Descansa o "não"...

Ouve essa canção

E leva alegria pro seu ganha pão

 

Refrão:

 

Como passa e não vê

Os sorrisos de verdade?

Meu jardim a florescer

As cores da paisagem

Eu agora vou viver!

Já está ficando tarde…

Quero ver o sol nascer

E a razão vai na bagagem!

 

 

Siga Telê nas redes sociais

Instagram: @eleno.tele

YouTube: youtube.com/Telê Oficial

 

 


Lançamento Do livro: “CADA MEMÓRIA VIVIDA” 07 Agosto SESC Arsenal

Lançamento e sessão de autógrafos

Do livro“CADA MEMÓRIA VIVIDA”

 

Uma obra rica de sentimentos espontâneos, condensados em palavras bem escolhidas.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

Dia:07/agosto/2021 às 18 horas - Local:Sesc Arsenal(Porto)

.

 

A Umanos Editora fará o lançamento presencial do livro Cada Memória Vivida, autoria de Mateus Elias Cruz Antunes. Esta é uma obra poética, diferente do que a literatura atual produz quase industrialmente e deve ser lida por todos. A produção imortaliza poemas do autor, cuja concepção ocorreu em diversos momentos da vida dele, e, que propiciam reflexões, apresentadas aqui para os apreciadores da arte literária, no perpasse pelo deleite de uma escrita bem pensada, com ponderações propostas para cada estrofe.

 

Está presente no livro uma atenção dedicada à estética, ao lirismo e à qualidade textual que explicitam o que um conjunto poético tem de melhor, condição que caracteriza o aspecto de ineditismo da obra. O cuidado e o esforço na composição destas odes revelam a incrível capacidade com que essa construção inspiradora foi estruturada.

 

Os versos contidos em Cada Memória Vivida vão dos assuntos mais triviais às questões mais caras. A cada poema, nota-se uma atmosfera diferente, em consonância com as mensagens das palavras, escritas não para serem só lidas, mas sim declamadas em voz alta. A literatura do autor não terceiriza a função de criar sentido.

 

Mateus Elias tem 23 anos e nasceu em Cuiabá/MT. É faixa preta de karatê, tocador de viola de cocho, flautista, acadêmico de engenharia civil na UFMT e escritor. Nas redes sociais é conhecido como Xomano do Saber, publicando textos e vídeos no YouTube e no blog Memórias do Xomano.

 

 

Serviço:

  

Título do livro: “CADA MEMÓRIA VIVIDA”.

Páginas: 84 / Edição: 1ª / Preço: de capa R$ 39,90

(Formato: 14,5x21cm / Acabamento: Brochura / Categoria: poesia, lirismo, literatura brasileira.

Publicação e Lançamento: Umanos Editora, Cuiabá: 2021. (www.umanoseditora.com.br)

 

 


Lançamento virtual do livro “BEM-NASCER & BEM-VIVER - Caminhos e visões da preconcepção aos primeiros anos de vida”.

Dia: 09/Julho/2021 às 19h (horário de Brasília) - Via Instagram, com os Coautores(as) Local: Perfil da Umanos Editora - @umanoseditora

.
A Umanos Editora fará o lançamento virtual do livro “BEM-NASCER & BEM-VIVER - Caminhos e visões da preconcepção aos primeiros anos de vida”.


Esta é uma obra que apresenta caminhos não convencionais de cuidados desde a pré-concepção, gestação, parto, pós-parto aos primeiros anos de vida da criança. É uma leitura que amplia o repertório de práticas e olhares para que as mulheres e as famílias sejam consideradas além dos aspectos fisiológicos.


O livro reúne um time de 25 profissionais brasileiros que abordam sobre o universo do que vem antes da concepção até aos primeiros anos de vida, com temáticas sobre amamentação, exterogestação, sono infantil, poder do toque, parto domiciliar, dentre outros.

 

O leitor vai encontrar práticas a exemplo da hipnose na gestação como um caminho de preparação mental para experiência do parto e do pós-parto, o cuidado com as ervas aliado aos estudos científicos - fitoterapia, fisioterapia pélvica, renascimento, empoderamento do acompanhante do parto e os benefícios do yoga nesse período. Além de práticas terapêuticas que podem ser aplicadas em vários momentos da jornada do ser humano.


Indicado para profissionais que atendem famílias no ciclo gravídico puerperal, aos que trabalham com a primeira infância, mulheres e famílias que possuem desejo de conceber, gestando, ou que estejam no momento inicial de maternagem, como também a todos que se encantam por esse universo. Descubra mais sobre como o poder do cuidado amoroso dos que olham com valor para esses lugares que caracterizam o início da vida contribui para que as experiências de nascimento se tornem mais fluidas e prazerosas.


A organização do livro é da psicóloga e doula Ana Mateoli, terapeuta e consultora em aleitamento materno, juntamente com psicólogo, jornalista e editor, Jair Donato. Publicação da Umanos Editora


Serviço:


Título do livro: “BEM-NASCER & BEM-VIVER - Caminhos e visões da preconcepção aos primeiros anos de vida”.
Páginas: 308 / Edição: 1ª / Preço: de capa R$ 60,00 - Pré-lançamento no Site: R$ 50,00
Formato: 15,5x22,5cm / Acabamento: Brochura / Categoria: pré-concepção à primeira infância
Lançamento: Umanos Editora, Cuiabá: 2021. (www.umanoseditora.com.br)


DIVINO ARBUÉS E JOÃO ORMOND LANÇAM MÚSICAS EM CANTOS DO MATO

 

                O dia 18/06/21 é a data de lançamento nas plataformas digitais do álbum Cantos do Mato, que traz 10 músicas compostas em parceria pelos cantores Divino Arbués e João Ormond, além de contar com participações muito especiais da cantora Ana Rafaela, completando o brilho dessa reunião inédita.

                 “Cantos do Mato” é importante, dentre outras coisas, por registrar a junção da musicalidade e criatividades desses consistentes protagonistas da música feita em Mato Grosso. O fato de suas composições terem se consolidado e angariado público ao longo dos últimos 15 anos, já fala por si só, pela qualidade e autenticidade das músicas de cada autor, que, além de oferecer pesquisas de ritmos e temas, entregam conteúdo da história, dos saberes e falares do povo de cada uma de suas regiões sem, entretanto, abrirem mão da música romântica e dos ritmos como o xote e o pagode.

               Esse álbum é, portanto, um documento da criatividade e riqueza cultural, contemplando a influência da cultura andina, amazônica e Tupi, que dão origem a tantos estilos da música em Mato Grosso. Nessa origem, também, adiciona-se a riqueza das influências trazidas pelos pioneiros nordestinos que vieram, em longas viagens, muitas vezes a pé, para tentar a vida nos garimpos do Araguaia, trazendo em seus embornais elementos da folia, do repente e outros assimilados da cultura portuguesa, espanhola, enfim, europeia, que se fundiu com as influências africanas tão presentes da música baiana. A esse mosaico, somam-se as vertentes do período da afluência de imigrantes mineiros e paulistas, que trouxeram a catira, a viola caipira, e, um pouco mais à frente, dos gaúchos e imigrantes dos demais estados da região sul.

               O repertório também possibilita que novas gerações possam ter acesso a essa linguagem artística, com duas autênticas vertentes da música mato-grossense, com Divino Arbués representando a região do Araguaia e João Ormond, mostrando as influências hispânicas na música pantaneira. Outro ponto a ser destacado são as belas participações da cantora Ana Rafaela, coroando as parcerias com o molho da energia cuiabana.

                A gravação do álbum tem o apoio da SECEL-MT, Edital Nascentes, por meio da lei Aldir Blanc via governo federal.

Serviço:

MÚSICAS:

Barca dos Amores

Flor do Cerrado

Te ver por Aqui

Pedra Preciosa

O Castelo

Nunca é tarde pra Brilhar

Você no meu Mundo

Saudade Faceira

Quadrante

Quando o Xote Começou


Lançamento Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária- Vol. 3, dia 26 junho às 19h

Lançamento

Do livro:“Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária- Vol. 3

Escrito por 32 Delegadas brasileiras da Polícia Civil e Federal                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Dia: 26/Junho/2021 às 19h- Via Instagram com todas as Coautoras Local: Instagram da Umanos Editora - @umanoseditora

 

A Umanos Editora fará o Lançamento do primeiro livro que reúne 32 mulheres, Delegadas da Polícia Civil de diversos estados brasileiros e da Polícia Federal. Trata-se de uma produção que apresenta o olhar feminino sobre a visão da autoridade policial, à luz de temas inerentes às atividades policiais e correlatas, como interpretações de crimes infrações penais, dentre outros. A obra compõe o terceiro volume da Coletânea “Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária”. O primeiro volume foi lançado em 2019 e o segundo foi 2020, ambos escritos por coautores Delegados.

 A expectativa desta produção é o reforço do protagonismo das Delegadas de Polícia dentro do sistema de persecução penal e do sistema de justiça criminal no país, quedemonstram cada vez mais competência e habilidades nas ações de segurança pública. Elas apresentam temas contemporâneos, paralelos aos assuntos que são discutidos na mídia, no mundo acadêmico do direito e principalmente da atividade policial. A organização da obra é da Delegada Jakelline Barros e dos Delegados Joaquim Letão Júnior e Bruno Lima Barcelos

 Dentre a série de assuntos aqui expostos, destacam-se a intervenção constitucional do delegado de polícia, autuação em flagrante delito, controle de convencionalidade, pacote anticrime, nova lei de abuso de autoridade, imunidade parlamentar, quebra de sigilo, feminicídio, identidade e violência de gênero, LGBTQIA+, violência virtual contra a mulher, sextor são, crimes em redes sociais, maus tratos a animais domésticos, o papel da polícia judiciária junto a parcerias com a sociedade civil, fakenews e democracia, dentre demais temáticas ligadas aos desafios que também são enfrentados pelas mulheres delegadas.

 Este livro trata-se de uma contribuição importante para a discussão de profissionais, indicado para concursos públicos, consultas no dia a dia da atividade policial e principalmente para o meio acadêmico, na formação de novos operadores do direito com uma visão dada pela autoridade policial, primeiro garantidor de direitos e garantias fundamentais da República Federativa do Brasil.

 Serviço:

 Título do livro: Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária- Mulheres Delegadas - vol. 3

Páginas: 384 / Edição: 1ª / Preço: R$ 120,00 / Formato: 15,5x22,5cm / Acabamento: Brochura

Categoria: Direito policial.

Lançamento: Umanos Editora, Cuiabá: 2021. (www.umanoseditora.com.br)

 

Atenciosamente,

 NELITON GOIS

Diretor de Marketing - Umanos Editora

Cel: (65) 9 9629-3453/  E-mail: [email protected]


CIRANDA DE DEUSAS/II 05/06, SÁBADO, às 17h30m (Brasília)

CIRANDA DE DEUSAS/II

Ciranda de Deusas – círculo perfeito, símbolo feminino de proteção – é uma ação literária do Projeto Enluaradas com o desejo poético de divulgar autoras de diversos coletivos literários e ainda convidá-las a conhecer as várias ações que o Movimento Literário Enluaradas vem executando desde Janeiro de 2021, sob a coordenação das poetas parceiras enluaradas e cirandeiras Patricia Cacau e Marta Cortezão.

O evento de hoje, 05/06, SÁBADO, às 17h30m (Brasília), será transmitido, simultaneamente, via canal do Youtube Banzeiro Conexões e Facebook, no Grupo e Página Enluaradas e contaremos com a participação das autoras Deusas Enluaradas e Cirandeiras da Poesia:

Janete Manacá – poeta, escritora, paranaense mora em Cuiabá há 39 anos. Formada em Serviço Social, Comunicação Social e Filosofia pela UFMT. Autora de oito livros de poesia, dois infantis e um de narrativas. As protagonistas das suas poesias são: a Mãe Terra, as ancestrais e as mulheres em conexão com o sagrado útero planetário.

 Joelma Queiroz – de Salvador/BA, pedagoga, psicopedagoga. Pós- graduada em Alfabetização, Literatura Infantil e Psicomotricidade. Coordenadora do Canal Jó conta e encanta no Youtube, contando histórias por uma educação humanista. Autora de livros infantis, entre eles: “Cadê minha gatinha” e “O Renascer da Floresta” (editora Tear/2020 e 2021).

 Maria Alice Bragança – de Porto Alegre/RS, professora universitária aposentada, jornalista, poeta. Mestre em Comunicação. Participou de coletâneas nacionais e internacionais. Publicou os livros: “Quarto em quadro” (Shogun Arte, 1986) e “Cartas que não escrevi” (Casa Verde, 2019). Integra o coletivo Mulherio das Letras (RS, Portugal e Europa).

Marta Cortezão – amazonense radicada em Segóvia/ ES, é escritora, poeta, ativista cultural, professora, tradutora. Mantém o blog https://feminarioconexoes.blogspot.com. Participou de diversas antologias/revistas nacionais e internacionais. Livros de poesia “Banzeiro manso” e “Amazonidades Poéticas – Cultura e Identidade” (no prelo).

 Patricia Cacau – de Fortaleza/ CE, empreendedora e ativista social, incentivadora do Mulherio das Letras Ceará, Áustria e União Europa. Escreve desde a adolescência, sua escrita nasceu no coletivo Mulherio das Letras Europa. Participou de coletâneas/antologias no Brasil e Europa. Livro individual “Quintais” (In-finita/PT, 2020).

Vania Clares – de São Paulo, gestora da Sarasvati Editora, poeta, escritora. Cursa Filosofia, é membro da Academia Contemporânea de Letras. Autora de vários livros, entre eles “Urgência de Auroras” (prefaciado por Caio Fernando Abreu), “Do Parapeito Vital”, “Ouso”, “Salão de Baile” e “Permanências Outonais”.

Nossa Ciranda de Deusas reverenciará, através de leituras poéticas, as autoras de diversos coletivos nacionais e internacionais, como Enluaradas, Mulherios das Letras Bahia, Ceará, Espanha, Rio Grande do Sul: Eva Potiguar (poema ”Libertação”), Maria Lígia Caviglioni (poema “Coração de Poeta”), Aline Galvão (poema “Elementos em mim”), Rita Queiroz (poema “Ao som dos Ipês”), Lia Sena (poema “Cabem”), Isabel Bastos Nunes (“O poema na voz da guitarra”), Luh Oliveira (poema “Silêncio”), Ana dos Santos (poema "Palavras"), Benette Bacellar (poema “Anjo das ruas”), Laís Chaffe (poema "Hipóteses"), Ligia Savio (poema sem título, do livro "No dorso da palavra"), Roberta Gasparotto (poema “Pronome”), Marlene Azevedo (poema “Flores em mim”), Eliana Castela (poema “Retalhos”), Ana Luzia Oliveira (poema “Mulheres Lua”), Lesni da Costa Lima (poema “Dedicação às deusas”), Fraham Torres (poema “Dualidade”) e Ale Heidenreich (poema “A Trança”). 

Contamos com a sua especial presença para fazer girar esta Ciranda de Deusas através da arte da Poesia. Esta Ciranda é nossa! Visite o canal Banzeiro Conexões, inscreva-se e ative as notificações para não perder este passeio poético!


Roberta Miranda apresenta a música inédita “Bom Dia Minha Terra”

Com super produção, videoclipe chega ao YouTube nesta sexta-feira (28/05) -

A cantora Roberta Miranda apresenta o videoclipe da canção “Bom Dia Minha Terra”, na qual retorna às origens de suas primeiras composições que tinham a natureza como tema principal. Assim como em “Majestade, o Sabiá”, a artista exalta na letra a beleza da fauna e da flora e a relação do homem com o meio ambiente.

Com cenas registradas em uma fazenda na cidade de Cássia dos Coqueiros – próxima a Ribeirão Preto (interior de São Paulo), a produção foi idealizada pela própria Roberta Miranda e tem a direção assinada por Paolo Martinelli.
Assista: https://youtu.be/1vO_iST7xAU 

“Ter esse contato com a natureza, com os animais e as diferentes formas de vida, me deixou bastante emocionada afinal, o homem tem que plantar sementes, sem cultivar a guerra”, descreve a Rainha da Música Sertaneja, que, durante as filmagens foi agraciada pelo pôr do sol e por um arco-íris que deram um toque especial no clipe.

“Bom Dia Minha Terra” também está disponível nas principais plataformas digitais. Ouça: https://onerpm.link/BomDiaMinhaTerra


Para saber mais e acompanhar todas as novidades, acesse:

www.robertamiranda.com.br.
Facebook: RobertaMirandaOficial | Instagram: @robertamiranda | YouTube: RobertaMirandaRM |Twitter: @RobertaMiranda1


Mesa debate sobre meio ambiente e águas subterrâneas  

Mesa debate sobre meio ambiente e águas subterrâneas  

Em comemoração ao dia do Geólogo, as entidades do setor realizarão no dia 29 de maio, às 16h (Horário de Cuiabá), um evento para debater sobre legislação ambiental águas subterrâneas e exercício profissional. Devido às limitações impostas pela pandemia, a atividade será realizada de forma on-line, por meio do canal do youtube da Federação Brasileira do Geólogo (FEBRAGEO).  

A programação conta com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, que falará obre o Projeto de Lei 3729/2004- Lei geral do licenciamento ambiental. Já o Coordenador de Controle de Recursos Hídricos da Secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT), Geólogo Nédio Pinheiro, abordará o tema Gestão de Águas Subterrâneas no Estado. O geólogo Caiubi Kuhn, diretor financeiro da FEBRAGEO, irá falar sobre o funcionamento do sistema CONFEA/CREA e a normatização profissional. A mediação da mesa será realizada pela Vice-presidente da FEBRAGEO, a Geóloga Sheila Klener.  

Os temas abordados nesta mesa redonda são atuais e merecem destaque 

O texto-base do PL 3729/2004 que cria uma nova Lei de Licenciamento Ambiental, que foi aprovado na Câmara dos Deputados, define regras específicas para a emissão de licenças para determinadas obras e empreendimentos, tais como prazos, exigências de estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental, prioridades de análise, vigência da licença e outros. O tema está sendo amplamente debatido no país e deve também ser discutido em Mato Grosso.  

No setor de águas subterrâneas estima-se que no Brasil existem mais de 2,5 milhões de poços tubulares, e a água subterrânea é a fonte primária e complementar de 52% dos municípios do país. A gestão deste importante recurso, teve algumas inovações estabelecidas no Novo Marco Regulatório de Saneamento (Lei 14.026/2020), que deixou mais claro sobre a possibilidade da exploração de águas subterrâneas como fonte alternativa de abastecimento, mesmo em áreas que contem com rede pública de distribuição de água. As novas regras do Marco Regulatório ainda causam dúvidas quanto ao uso da água subterrânea e precisam ser melhor esclarecidas aos usuários.   

Sobre o exercício da profissão conforme legislação geólogos e geólogas, são profissionais normatizados e fiscalizados pelo sistema profissional composto pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA). A atuação dos profissionais da geologia são fundamentais para assegurar o correto uso dos recursos naturais. Entender como funciona e como atua o sistema CONFEA/CREA e a importância das entidades de classes e essencial para o desenvolvimento ações e para a construção de debates e políticas que construam para a segurança da sociedade e para o desenvolvimento sustentável.  

O evento é organizado por diversas entidades como a Federação Brasileira do Geólogo (FEBRAGEO), a Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT), o Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso (SINGEMAT), a Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), a Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Centro Oeste (SBG). A atividade e será uma oportunidade para profissionais liberais, professores, estudantes, empresários e gestores públicos debaterem sobre esses importantes temas que impactam a toda sociedade.  

O evento será transmitido pelo seguinte link:  

https://www.youtube.com/watch?v=sBk286bcnhU 

Caiubi Emanuel Souza Kuhn

+49 151 4515-4889

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8356272046866885 

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1434-9433

Docente do Instituto de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorando em Geociências e Meio Ambiente, Universidade Estadual Paulista (UNESP)


Espetáculo: Entre Sueños & Duende - 29 de Maio no Cine Teatro Cuiabá

Um passeio histórico por meio da dança, música e poesia


O espetáculo "Entre sueños & duende: a contribuição histórico-cultural dos ciganos para a humanidade" será realizado no sábado, 29 de maio, às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, Edital/MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Secel-MT). O evento além de presencial para 243, pessoas, também ocorrerá em ambiente virtual, via Youtube.


Trata-se de um espetáculo de danças ciganas, com a apresentação de várias manifestações de estilos referente à contribuição histórico-cultural dos ciganos para a humanidade. O evento conta com 28 profissionais entre bailarinas, coreógrafas, poetisas, músicos, cantores, diretora de arte e estudantes de dança.


Para Wânia Ormond, professora, bailarina, coreógrafa e proponente do projeto, Esse projeto nasceu do desejo de realização de um espetáculo que integrasse e inter-relacionasse com os seguimentos de artes como a dança, a música, a poesia e o teatro. Assim conseguimos reunir artistas (bailarinas, músicos, poetas, cantores), como também estudantes de dança e de música que se identificaram com a temática do Projeto e com seus objetivos. O Espetáculo "Entre Sueños & Duende "vai abordar a questão do legado dos ciganos nas áreas da musica e da dança.


Por meio das artes integradas, a população local poderá usufruir de um evento cultural que mostrará a relevância das etnias ciganas na contribuição e formação cultural tanto nacional como mundial. Ao longo do processo histórico esses povos foram marginalizados e dizimados nos campos de concentração. Mesmo assim, eles deixaram ricos legados à humanidade no que tange a dança, música e poesia, infelizmente desconhecidos pelos não-ciganos.

 Mais que um espetáculo é um passeio por vários estilos de danças ciganas e suas fusões como: egípcia, indiana moderna, buleria, rumba catalã, iraquiana, russa, o flamenco clássico entre outros. Será mais de uma hora de puro deleite.


Em atenção à saúde e bem-estar do público presente foi elaborado um protocolo de segurança que segue todas as recomendações das autoridades
sanitárias do município.

 A entrada será dois quilos de alimentos não perecíveis que será doado à Fundação Abrigo do Bom Jesus de Cuiabá. Os interessados também podem fazer as suas doações nos seguintes pontos de arrecadação:
Superintendência Pedagógica - Várzea Grande;
Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania - Cuiabá;
Centro Cultural Casa Cuiabana;
Estúdio Pentagrama – Cuiabá.

 

Serviço


Espetáculo: Entre Sueños & Duende

Data: 29 de maio de 2021 (sábado)
Horário: às 20h
Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis
Local: Cine Teatro Cuiabá e canal do Youtube: projeto entre sueños & duende
Contato: Wânia Ormond – Professora Bailarina e coreógrafa 65 99622-9955

 


Museu de História Natural tem semana com programação on-line gratuita com live, oficina, contação de história e vídeos educativos

 

O Museu de História Natural de Mato Grosso participa, de 17 a 23 de maio, da 19ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá em todo o Brasil com programações simultâneas. Esse ano, o tema escolhido foi O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus, mostrando que só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente.

A programação é gratuita e acontecerá on-line através do canal do YouTube : https://www.youtube.com/channel/UCoXQWdjt5sf8NfvY1X1VhFw 

Instagram https://www.instagram.com/museuhistorianaturalmt/ e Facebook do Museu https://www.facebook.com/museuhistorianaturalmt.

A programação conta com atividades para adultos e crianças e terá intérprete de libras na live do dia 19/05, para maior acessibilidade.

Confira a programação completa da Semana Nacional de Museus e participe:

 Dia 19/05 – 19h às 21h (horário de Cuiabá)

Live no YouTube “Qual Museu de História Natural de MT queremos para o futuro?”

Live para discutir o papel social do museu na contemporaneidade, os impactos da pandemia e como o Museu de História Natural de Mato Grosso se manterá relevante com as constantes e cada vez mais rápidas transformações sociais, abordando temas como tecnologia, acessibilidade, redes sociais e globalização.

Convidados:

Alberto Machado - Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso

Suzana Hirooka - Diretora do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss)

Jan Moura - Secretário Adjunto de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso

Saulo Moreno Rocha - Museólogo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará

Jonilken Almeida - Educador museal e coordenador da REMP-MT

Vitória Ramirez Zanquetta - Curadora do Museu de História Natural de Mato Grosso

 

PROGRAMAÇÃO Dias 17, 20 e 23/05

Série de vídeos “Por dentro do acervo”

Série de 3 vídeos que mostram mais sobre o acervo e a reserva técnica, explicando sobre preservação, documentação e como esse processo é essencial na produção e transmissão do conhecimento. Os vídeos serão publicados nas redes sociais do Museu e são um esforço inicial de tornar o acervo mais acessível ao público e compartilhar as práticas cotidianas dos profissionais que trabalham no museu.

 

Dia 21/05

Contação de História “A Casa Dom Aquino”

Com a artista educadora Liudmila Diaz

Vídeo que será compartilhado no Instagram, Facebook e canal do Museu no YouTube, contando de forma lúdica, a história da importante casa que abriga o Museu de História Natural de Mato Grosso, a Casa Dom Aquino. A casa é Patrimônio Histórico do Estado e propagar sua história contribui para a valorização do Patrimônio Material do Estado.

 

Dia 22/05

Oficina de Carimbos

Com a artista educadora Liudmila Diaz

Vídeo que será compartilhado no Instagram, Facebook e canal do Museu no YouTube, ensinando como criar carimbos com diferentes materiais que temos em casa. Os carimbos produzidos terão foco na arte rupestre e nos padrões típicos de algumas etnias indígenas mato-grossenses. Dúvidas poderão ser esclarecidas via comentários.
Radharani Kuhn - Assessora de Imprensa

 

 

 


Carta Aberta LEVANTE FEMINISTA CONTRA O FEMINICÍDIO – MULHERES DE MATO GROSSO

 

 

 Levante Feminista Contra o Feminicídio foi criado, em 2021, por Vilma Reis socióloga baiana (membra da Coalizão Negra por Direitos), Marcia Tiburi escritora, filósofa e artista e Tania Palma (pesquisadora e assistente social). Criado inicialmente por 200 mulheres feministas: negras, indígenas, periféricas, ribeirinhas, das matas, das florestas, quilombolas, das favelas, dos movimentos LGBTQIA+, antiproibicionistas, segmentos e organizações da sociedade civil.

 

 COMPROMISSO de ajudar outras mulheres a despertar sua consciência em relação a seus corpos, de sua integridade física, moral e psíquica. Lutando contra a violência, contra o machismo e contra o feminicídio.

 

 OBJETIVO: Romper com a cultura patriarcal, Machista e Misógina romper com o mito de que o homem tem o domínio sobre os corpos das mulheres, inclusive aqueles que não aceitam, por parte da parceira, o término de um relacionamento abusivo. Deixar bem explicita mensagem que NÃO SEREMOS REDOMESTICADAS

 Tem como símbolo o Girassol e a cor amarela, sinal de esperança e celebração da vida.

 Sobre o documento do Manifesto do Levante Feminista Contra o Feminicídio

 Redes Sociais:

 Instagram: https://www.instagram.com/levantefeminista/?hl=pt-br

 Facebook: https://www.facebook.com/LevanteFeminista2021

  

DADOS NACIONAIS SOBRE O FEMINICÍDIO

 Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher, motivado geralmente por ódio, desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres. A Lei do Feminicídio (Lei 13.104, de 9 de março de 2015) qualificou o crime de homicídio quando ele é cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. Considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve violência doméstica e familiar e menosprezo ou discriminação à condição de mulher. A lei incluiu também o feminicídio no rol dos crimes hediondos. A violência sofrida pelas mulheres compreende um amplo leque de agressões de caráter físico, patrimonial, psicológico, sexual e, por vezes, ocorrem em um continuum que pode culminar no assassinato, manifestação mais grave da violência perpetrada contra mulher5. O crescimento no número de feminicídios registrados nos 12 estados analisados foi de 22,2%, saltando de 117 vítimas

em março/abril de 2019 para 143 vítimas em março/abril de 2020. No Acre o crescimento chegou a 300%, passando de 1 para 4 vítimas este ano; no Maranhão o crescimento foi de 166,7%, de 6 para 16 vítimas; no Mato Grosso o crescimento foi de 150%, passando de 6 para 15 vítimas. Apenas três UFs registraram redução no número de feminicídios no período, Minas Gerais (-22,7%), Espírito Santo (-50%), e Rio de Janeiro (-55,6%).

 DADOS DE MATO GROSSO

 Os casos de feminicídio aumentaram 58% em Mato Grosso em 2020 em comparação com 2019. Os dados, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) de Mato Grosso, apontam que foram 62 casos entre janeiro e dezembro de 2020. No mesmo período de 2019 foram 39.

Os dados da Sesp mostram que, em média, cinco mulheres foram mortas todo mês em 2020 em Mato Grosso: janeiro (5), fevereiro (5), março (6), abril (5), maio (6), junho (6), julho (2), agosto (6), setembro (4), outubro (3), novembro (8) e dezembro (6).A média de mulheres assassinadas em 2019 foi de 3 por mês.

Diante do exposto neste documento, nós do LEVANTE FEMINISTA CONTRA O FEMINICÍDIO - MULHERES de MATO GROSSO- nos juntamos às mulheres de todo o Brasil, com o fim de unirmos as nossas vozes para DENUNCIAR pois mulheres estão sendo assassinadas pelo simples fato de serem mulheres. Vítimas do patriarcado e de uma sociedade machista que oprime as mulheres, com o propósito de dominar nossos corpos tão objetificados. Erguemos as nossas vozes para EXIGIR que o Estado apresente ferramentas e que produza ações visando acolhimento, proteção e direcionamento (através de políticas públicas) para essas mulheres vítimas de violência, afim de que essa mulher não seja obrigada a conviver com seu agressor e propenso feminicida.

Nós do LEVANTE FEMINISTA CONTRA O FEMINICÍDIO – MULHERES DE MATO GROSSO bradamos a uma só voz NEM PENSE EM ME MATAR.


EVENTO: IIº FORMAÇÃO POLÍTICA E CIENTÍFICA DE 2021

EVENTO: IIº FORMAÇÃO POLÍTICA E CIENTÍFICA DE 2021 - O que é um plano para promoção da igualdade racial? O que é um estatuto da igualdade racial?

DATA: 03 de maio de 2021.

HORÁRIO: 17h30 horário de Cuiabá.

LOCAL: Google Meet. https://meet.google.com/sqw-civr-ayj

REALIZAÇÃO: COLETIVO NEGRO UNIVERSITÁRIO/UFMT/CUIABÁ.

 SOBRE O EVENTO: A Formação Política e Científica ofertada por este movimento social negro, formado por estudantes, técnicos e docentes da UFMT, bem como por participantes da comunidade externa, consolidou-se desde 2013 como um espaço para compartilhar conhecimentos e vivências sobre as questões das relações raciais no Brasil, visando combater o racismo, (re)conhecer as inúmeras contribuições da população negra para o patrimônio material e imaterial brasileiro.

 OBJETIVO DA PALESTRA: O objetivo desta formação política e científica é conhecer o Estatuto da Igualdade Racial (lei nº 12.288/2010) e o projeto de lei municipal em discussão que visa instituir o Estatuto Municipal da Promoção da Igualdade Racial em Cuiabá. Buscamos responder às seguintes questões: em que consiste esses documentos? Quais partes e seções são pertinentes? Acreditamos que a elaboração desses documentos são - e devem continuar sendo - frutos da organização política e histórica das entidades e dos movimentos sociais negros que revindicam através dos aparatos instituicionais a garantia de diretos para toda a população negra brasileira.

 CONVIDADO: Prof. Dr. Carlos Alberto Caetano.

 SOBRE O CONVIDADO: Presidente do Conselho de Políticas de Ações Afirmativas da -CPAA/APRAE/UFMT ; Vice-Presidente do Conselho Estadual de Promoção e Igualdade Racial de Mato Grosso-CEPIR-MT; Estou Conselheiro de educação de Estado, em exercício (2017-2021, Ato nº 17.164/2017) no Conselho Estado de Educação de Mato Grosso - CEE-MT ; Coordenador da Comissão Permanente de educação em Direitos Humanos do CEE-MT, desde 2013 aos dias atuais (2021); Coordenador da Comissão de Educação de Ensino Superior da Câmara Educação Profissional e Superior -CEPS/CEE-MT (de 2015 aos dias atuais 2021); Membro da Comissão Permanente de Educação EJA/CEE_MT; Professor Efetivo de sociologia no Sistema Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso período de (2007-aos dias atuais 2021). Doutor em educação (Políticas Educacionais da Diversidade) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do IE/PPGE/UFMT. MEDIAÇÃO: Profa. Ma. Zizele Ferreira.

 

 

INTERVENÇÃO AFRICARTES: Lupita Amorim e Guto. 

PÚBLICO ALVO: Assim como as reuniões, as formações são ofertadas para toda a sociedade: Pesquisadores(as); Educadores(as); estudantes; militantes de movimentos sociais e do movimento social negro; e demais órgãos com função jurisdicional (OAB, Ministério Público, Defensoria Pública etc.).

CONTATOS: email: [email protected]

 instagram: @cnuufmt

 facebook: Coletivo Negro Universitário da UFMT.

 SOBRE O COLETIVO NEGRO UNIVERSITÁRIO UFMT: - O CNU/UFMT é um Movimento Social Negro atuante no âmbito da academia, cujo espaço político se dá por meio processos educativos, realizando formação contínua sobre relações raciais no Brasil e onde tratamos de assuntos penitentes da nossa vivência na UFMT.

 O Coletivo Negro Universitário da UFMT (CNU/UFMT) surgiu em junho de 2013 a partir de necessidades conjuntas relacionadas a questões raciais e a universidade. O CNU/UFMT é formado por estudantes, Técnicos Administrativos da UFMT e docentes desta universidade, tendo como objetivo pautar questões pertinentes a relações raciais e Políticas de Ação Afirmativa na educação superior.

  • Temos procurado e conseguido assento permanente em espaços de decisões e viabilizações de ações afirmativas na UFMT, bem como, participado junto da sociedade civil de discussões que envolvem a temática e ações do estado.
  • Auxílio Emergencial de R$ 600,00 até o fim da pandemia. -Vacina já para todas as pessoas!
  • Implementação efetiva das Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08 já!
  • Dialogamos com algumas Pró-Reitorias da UFMT, principalmente com PROEG e PRAE em consideração ao conjunto de fundamentos: Constituição Federativa do Brasil/88, Lei nº 10.639/03, LDB nº 9634/06, Lei nº. 11.645, bem como a Resolução CNE/CP 01/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Requeremos a implementação das leis em nossa universidade.

Roda de Conversa 21 de março Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão e 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como “Massacre de Sharpeville”. Em memória à tragédia, a ONU - Organização das Nações Unidas - instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. 

Apesar de uma série de iniciativas, o preconceito ainda perpetua desigualdades, sendo a vida das mulheres negras ainda mais impactadas onde atuam juntas opressões de gênero, raça e classe social.


Destacando a relevante incorporação da temática racial nas atividades alusivas ao Março Mês da Mulher, o Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso convida para a Roda de Conversa: Mulheres Negras em Rede no Enfrentamento ao Racismo, no dia 21/03/2021 (domingo), às 9:00 (horário de Cuiabá). O evento será on-line, transmitido pela página no Facebook: @mulheresnegrasmt.


Contribuirão no debate Maria Teresa Ferreira, educadora social, idealizadora do Projeto Enegrecendo (São Paulo) e Valdilene Oliveira Martins, advogada, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Instituto RESSURGIR (Sergipe). A atividade será mediada pela assistente social, Elis Prates, e contará ainda com apresentações culturais das artistas, Lindalva Alves e Milady Oliveira.


Com a percepção de que “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”, busquemos ações necessárias para a convivência respeitosa e equilibrada entre as pessoas e todos os seres vivos e o ambiente, garantindo a promoção da vida, proteção de direitos e o bem comum.


Axé profundo!
Silviane Ramos Lopes da Silva
Coordenação do Fórum

 


Telê anuncia quinta música da carreira “Virtudes de Outrora”

A inédita chega nesta quarta-feira, 17, com participação especial

Após lançar o EP “Colheita” e o single “Macieira”, agora o samba ganha mais uma faixa de Telê. A música “Virtudes de Outrora”, chega nesta quarta-feira, 17, com a participação especial da cantora paraguaia Monica Elizeche.

Com um arranjo especial e uma pegada cubana, o samba, traz na letra uma mensagem forte sobre a masculinidade e a reflexão de quanto tempo dura o amor. Sobre esse questionamento, a composição de Lúcia Tina em parceria com Telê, apresenta o apelo de uma mulher que ao perder as virtudes da juventude, percebe o amado mudar, e passa a valorizar os “homens bambas” como pessoas mais felizes, e pede a Deus a luz do samba em sua vida.

“Virtudes de Outrora” ganhou um clipe que será disponibilizado no canal oficial de Telê, no YouTube, no mesmo dia de lançamento do single. O vídeo foi gravado na Fórmula do Samba, em São Paulo, e contou com a direção da produtora Monte Castelo.

Para o lançamento, Telê e Monica estão preparando uma live para dar detalhes sobre o que o público pode esperar dessa canção. O bate-papo acontecerá às 20h30, da quarta-feira, 17, pelos perfis dos músicos (@eleno.tele - Telê e @monimusica – Monica Elizache), no instagram.

Mais sobre Telê

Telê é um novo artista de samba que interpreta canções de sua autoria.
Paulista e formado em administração, o músico se inspira em grandes nomes da música brasileira e do samba clássico em suas composições, mas traz para o gênero uma roupagem moderna.

Um artista nato, Telê que sempre sonhou em ter um espaço no meio musical, conta como começa o processo de composição. “É comum acordar e até mesmo em alguns momentos do dia, criar a melodia na cabeça, e então eu começo a assobiar para ter uma noção audível de como seria essa canção, e assim, vou passando para os outros passos, que é dar vida com a letra”, confessou Telê.

Com mais de 20 composições no catálogo, o cantor que tem na veia o carisma da boa música, antes da pandemia estava começando a se destacar em shows do gênero, em São Paulo.

Ouça agora Telê no Spotify:
 https://open.spotify.com/artist/2o8rkPYB1LuAn1CfN0xjm1

Siga Telê nas redes sociais
Instagram: @eleno.tele
YouTube: youtube.com/Telê Oficial
Site: https://sites.google.com/view/telenosamba


Primeira Formação CNU-UFMT 15 de março

EVENTO: Iº FORMAÇÃO POLÍTICA E CIENTÍFICA DE 2021 - Pandemia Covid19: Diálogos na UFMT sobre Direitos Humanos, desafios e estratégias dos movimentos sociais negros.

DATA: 15 de março de 2021.

HORÁRIO: 18h30 às 19h30 horário de Brasília / 17h30 às 18h30 horário de Cuiabá.

LOCAL: Google Meet link https://meet.google.com/ifc-iyym-sof

REALIZAÇÃO: COLETIVO NEGRO UNIVERSITÁRIO/UFMT/CUIABÁ.

SOBRE O EVENTO: O objetivo desta formação política e científica é conhecer a luta de lideranças de movimentos negros do Brasil, visando dialogar com a sociedade sobre as urgências  que a população negra tem enfrentado neste momento em que a pandemia tomou proporções ainda maiores em relação às desigualdades que já enfrentava. Vamos falar também sobre as ações feitas pelas entidades e movimentos negros do Brasil reinvidicando que o governo brasileiro tome medidas urgentes para lidar com essas problematícas acentuadas pela pandemia, como por exemplo o retorno  do auxílio emergencial de R$ 600,00 até o fim da pandemia e um plano de vacinação que inclua todas as pessoas.

CONVIDADO: Douglas Belchior.

SOBRE O CONVIDADO: Professor de História, coordenador da Uneafro Brasil e membro da Coalizão Negra por Direitos.

PÚBLICO ALVO: Assim como as reuniões, as formações são ofertadas para toda a sociedade: Pesquisadores(as); Educadores(as); estudantes; militantes de movimentos sociais e

do movimento social negro.

CONTATOS: email: [email protected]

instagram: @cnuufmt

facebook: Coletivo Negro Universitário da UFMT.

SOBRE O COLETIVO NEGRO UNIVERSITÁRIO UFMT:

- O CNU/UFMT é um Movimento Social Negro atuante no âmbito da academia, cujo espaço político se dá por meio processos educativos, realizando formação contínua sobre relações raciais no Brasil e onde tratamos de assuntos penitentes da nossa vivência na UFMT.

- O Coletivo Negro Universitário da UFMT (CNU/UFMT) surgiu em junho de 2013 a partir de necessidades conjuntas relacionadas a questões raciais e a universidade. O CNU/UFMT é formado por estudantes, Técnicos Administrativos da UFMT e docentes desta universidade, tendo como objetivo pautar questões pertinentes a relações raciais e Políticas de Ação Afirmativa na educação superior.

- Temos procurado e conseguido assento permanente em espaços de decisões e viabilizações de ações afirmativas na UFMT, bem como, participado junto da sociedade civil de discussões que envolvem a temática e ações do estado.

-Auxílio Emergencial de R$ 600,00 até o fim da pandemia.

-Vacina já para todas as pessoas!

- Implementação efetiva das Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08 já!

- Dialogamos com algumas Pró-Reitorias da UFMT, principalmente com PROEG e PRAE em consideração ao conjunto de fundamentos: Constituição Federativa do Brasil/88, Lei nº 10.639/03, LDB nº 9634/06, Lei nº. 11.645, bem como a Resolução CNE/CP 01/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Requeremos a implementação das leis em nossa universidade.

 

 

COMENTÁRIO: Esta será a Iº Formação Política e Científica de 2021 do Coletivo Negro Universitário da UFMT e iremos conversar sobre as formas de enfrentamento coletivo que os movimentos sociais negros organizados tem construindo no Brasil, sobretudo neste momento da pandemia da COVID-19 no qual é sabido que as mais afetadas são as pessoas negras. Por isso se faz necessário nos informarmos sobre as estratégias dos movimentos negros para somar na luta contra o racismo e as desigualdades sociais.” Lupita Amorim (Coordenadora Geral do Coletivo Negro Universitário da UFMT”.

 

 


Página 1 / 13

Próximo »

Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.